logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » As melhores cachoeiras de Carrancas-MG

As melhores cachoeiras de Carrancas-MG

Carrancas é uma pequena cidade localizada no Sul de Minas Gerais, recheada de atrativos naturais. Polo nacional do ecoturismo, Carrancas é conhecida como “terra das cachoeiras”, contando com mais de 200 quedas catalogas. Já visitei várias delas, assim resolvi criar este ranking das melhores cachoeiras de Carrancas para ajudar você a definir o seu roteiro pela cidade.

Quando me refiro à Carrancas como pequena, me refiro à população, cerca de 4 mil habitantes, já que em território, o município é enorme, maior até que Belo Horizonte. Com toda esta extensão, a cidade possui uma infinidade de mirantes, grutas e poços, além das cachoeiras, atrativos naturais que estão divididos em complexos.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Afinal, quais são as melhores cachoeiras de Carrancas?

Contando com mais de 200 cachoeiras catalogadas, fica até difícil definir quais são as melhores cachoeiras de Carrancas, a concorrência é enorme. A lista a seguir apresenta o ranking de acordo com a visão deste blogueiro, conheço todas as citadas.

É muito importante percorrer os complexo de Carrancas com a presença de um guia, a maioria das trilhas não são sinalizadas, você poderá se perder e enfrentar muitos problemas. No fim do post tem o contato de um guia, indicado neste blog desde 2013 e muito elogiado.

Cachoeira da Zilda

O Complexo da Zilda possui uma grande quantidade de atrativos, o caminho até ele é sinalizado e algumas atrações são fáceis de serem alcançadas, como o Escorregador da Zilda por exemplo. Para alcançar a Cachoeira da Zilda, é necessário uma caminhada de dificuldade média, passando pelo meio da mata.

Logo após a queda, há um poço ótimo para banho. Quando estive nesta cachoeira, o acesso era gratuito, porém, ainda tenho contato com o guia local e este me informou que o proprietário do terreno cercou todo o caminho, cobrando uma taxa de R$25 por pessoa para acessar o terreno. Uma pena cobrar um valor tão alto.

Em contra partida, o complexo possui outras quedas, pinturas rupestres e outros atrativos naturais como a Racha da Zilda, diversos poços ótimos para banho e lindas paisagens.

Cachoeira da Zilda - As melhores cachoeiras de Carrancas-MG

Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça é, sem dúvidas, a mais linda cachoeira de Carrancas, tanto que o local já foi cenário de novela da Globo. Porém, ela está neste ranking das melhores cachoeiras de Carrancas somente por sua beleza, já que as suas águas são poluídas, uma pena.

Além de toda a sua beleza, o acesso a esta cachoeira também é super fácil, basta estacionar o carro em um espaço próximo que há por lá e andar alguns metros para alcançá-la. A cachoeira possui uma queda de 15 metros sendo a única cachoeira pública de Carrancas.

Complexo da Fumaça - As melhores cachoeiras de Carrancas-MG

Cachoeira Véu da Noiva

Também localizada no Complexo da Fumaça, a Cachoeira Véu da Noiva fica pertinho da Cachoeira da Fumaça, mas aí vem a boa notícia, esta não possui águas poluídas, dá para se banhar nos poços que se formam, tanto no alto da cachoeira como na parte de baixo.

Formada pela junção de dois córregos, esta é uma das mais altas quedas d’água de Carrancas, com 40 metros de altura. O fácil acesso junto à todas essas características a colocam como uma das melhores cachoeiras de Carrancas.

Cachoeira Véu da Noiva - As melhores cachoeiras de Carrancas-MG

Cachoeira do Salomão

Localizada no Complexo da Ponte, a Cachoeira do Salomão é alta e proporciona uma belíssima queda d’água, podendo ser avistada lateralmente, pela trilha. A parte ruim é que não se forma um poço após a sua queda, deixando-a imprópria para banho devido aos riscos. Mas só de admirar uma maravilha dessa já vale a pena conhecê-la né?

Cachoeira do Salomão - As melhores cachoeiras de Carrancas-MG

Cachoeira do Moinho

Mais uma belíssima queda localizada no Complexo da Ponte, a Cachoeira do Moinho, que também é conhecida como Cachoeira do Tico Tico, possui diversas piscinas naturais que são ótimas para banho. O nome Moinho foi dado pois, antigamente, havia ali um moinho de milho que usava a força da cachoeira para produzir farinha.

Cachoeira do Moinho - Complexo da Ponte

Cachoeira da Esmeralda

Apesar de não possui uma grande queda d’água, a Cachoeira da Esmeralda é uma das mais lindas por todo o conjunto da obra e não poderia ficar de fora das melhores cachoeiras de Carrancas. Localizada na Complexo da Vargem Grande, o local é lindo, possui águas cristalinas em tom esverdeado, um dos lugares que mais gostei.

Apesar da pequena queda, o poço que se forma é enorme e ótima para se banhar, possui uma parte mais rasa nas bordas com alguns pontos mais fundos ao centro. Ao redor do poço, há muito verde, o que deixa o cenário encantador. Procure ir por volta de 12h, que é quando o sol reflete diretamente na água, você irá se encantar.

Cachoeira da Esmeralda - As melhores cachoeiras de Carrancas-MG

Cachoeira dos Anjos

Mais um belíssimo atrativo localizado no Complexo da Zilda, a Cachoeira dos Anjos possui três quedas com bastante volume de água, sendo necessário percorrer uma trilha de dificuldade média para alcançá-la.

Pode ser conhecida no mesmo dia em que conhecer a Cachoeira da Zilda (já que a taxa não é barata), assim você economiza e curte mais essa maravilha da natureza. Há alguns poços interessantes no caminho até ela, que podem se explorados. Próximo dali, está a Racha da Zilda, local interessante de se conhecer, mas que requer cuidados e a presença de um guia.

Cachoeira dos Anjos

Lagoa Azul

Mais um lindo poço com águas límpidas e esverdeadas, a Lagoa Azul só não está mais no topo desta lista das melhores cachoeiras de Carrancas pela sua localização. Situada no Complexo do Grão Mogol, talvez o mais distante da cidade, é necessário pagar uma taxa de R$15 para conhecer o complexo, que possui ainda outro atrativo, falo dele mais embaixo.

Para conhecer este complexo, só é permitida a entada com um guia. A Lagoa Azul possui um poço lindo e ótimo para banho, com cerca de 8 metros de profundidade. Para alcançá-lo, a trilha é de dificuldade média, necessitando passar por entre galhos e pedras sobre a água. Mas todo o seu esforço será recompensado com esta obra prima na natureza.

Complexo do Grão Mogol - As melhores cachoeiras de Carrancas-MG

Poço do Coração

O Poço do Coração está localizado no Complexo da Toca, um complexo de fácil acesso que fica praticamente dentro da cidade de Carrancas. Contando com trilha sinalizada, o acesso a este poço é fácil, mas sempre recomendamos a presença de um guia.

Com uma bonita e pequena queda, forma-se uma grande piscina natural, ótima para banho, com águas cristalinas e refrescantes. Vendo a foto, nem precisa explicar o porque do nome.

Poço do Coração- Complexo da Toca - Carrancas-MG

Cachoeira do Grão Mogol

Para fechar a lista das melhores cachoeiras de Carrancas, o segundo atrativo do Complexo Grão Mogol, a Cachoeira do Grão Mogol. Com águas límpidas e muito refrescantes, esta cachoeira possui um ótimo poço para banho, com fácil acesso.

Complexo do Grão Mogol - As melhores cachoeiras de Carrancas-MG

Nunca é demais reforçar a importância de um guia para acompanhar você pelos complexos de Carrancas. Eu sempre indico o guia Jhonata (tel: (35) 9215-6458), recomendado desde 2013 aqui no blog, os leitores gostam muito do trabalho dele. Ele me guiou por todos os complexos de Carrancas, o menino sabe tudo do lugar.

No quadro abaixo você confere mais dicas de Carrancas como onde comer e o que fazer pela cidade. Tem alguma indicação para incluir na nossa lista das melhores cachoeiras de Carrancas? Deixe sua opinião nos comentários.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados