O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais cartões postais do estado do Paraná, é um lugar que obrigatoriamente deve estar em seu roteiro por Curitiba. Amado por turistas e moradores da cidade, o local reúne grande beleza e muita história, cercado por muito verde. O nome oficial é Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, uma homenagem a pioneira do urbanismo de Curitiba, mas todos conhecem o local apenas como Jardim Botânico.
Visitei o local durante participação no Encontro RBBV 2018, um encontro que reuniu cerca de 130 blogueiros de viagem em Curitiba, para participar de treinamentos e visitar a capital paranaense. O Jardim Botânico de Curitiba é uma ótima opção para um passeio a dois ou em família, bom para a prática de exercícios e ótimo para a contemplação da natureza, com a possibilidade de registrar belas fotos.
NAVEGUE PELO POST
ToggleJardim Botânico de Curitiba
Criado em 1991, o Jardim Botânico de Curitiba possui 178 mil metros quadrados de área e sua história é bastante curiosa. O sucesso do local foi tão imediato, que em seu primeiro ano de vida, foi realizado um plebiscito para que o nome do bairro fosse alterado, antes chamado de Capanema para bairro Jardim Botânico.
Antes de surgir o Jardim Botânico, grande parte da região era contemplada por terras de Guilherme Schuch, conhecido como Barão de Capanema. O local foi visitado por D. Pedro II em 1880, que o considerou um dos mais belos hortos do período imperial.
Para chegar ao Jardim Botânico de Curitiba há algumas opções: eu utilizei a Linha Turismo, o ônibus oficial de turismo de Curitiba, que passa por diversos pontos da cidade e faz algumas paradas. Comprando um ticket, você tem direito a desembarcar e embarcar novamente por 4 vezes. Caso prefira, poderá ir de Uber, que a propósito funciona muito bem na cidade. Do centro cívico ao Jardim Botânico, o Uber custa cerca de R$14.
Para chegar através do transporte público, utilize as linhas:
–Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa. Descer ao lado do Botânico
–Linha Cabral/Portão. Linha Alcides Munhoz (ponto Al.Dr.Muricy). Descer em frente ao Jardim Botânico
Atrações
A Estufa é um dos destaques do Jardim Botânico de Curitiba. Construída em estrutura metálica e estilo art-nouveau, a inspiração veio do Palácio de Cristal de Londres. O interior da estufa é climatizado e abriga diversas espécies de plantas nativas da floresta atlântica do Brasil. Do interior da estufa é possível ter uma linda vista do Jardim Francês do parque.
O Jardim Francês fica em frente à estufa, possui arbustos dispostos em formas geométricas, lindas flores que formam verdadeiros tapetes e caminhos que levam às fontes, chafarizes e estátuas. A mais famosa das estátuas é a de nome “Amor Materno”, feita pelo artista polonês João Zaco, uma homenagem às mães paranaenses. Mas antes de chegar ao Jardim Francês, o visitante passa por um corredor de cerejeiras japonesas, outro belo espetáculo em determinadas épocas do ano.
Outra atração do Jardim Botânico de Curitiba é o Museu Botânico Municipal, que possui o 4º maior herbário do país, com cerca de 400 mil plantas preparadas para coleção botânica, além de amostras de madeiras e frutos. O museu funciona também como centro de pesquisa da flora do estado do Paraná. O museu recebe ainda exposições de trabalhos de artistas paranaenses.
O Jardim das Sensações é outra atração interessante do Jardim Botânico. Inaugurado em 2008, o local possui uma área de cerca de 200 metros e oferece ao visitante uma incrível experiência de caminhar pelo jardim com os olhos vendados, sentindo o chão com os pés descalços, ouvindo o som do vento e sentindo o perfume de cerca de 70 flores. O passeio é gratuito e acontece de terça feira à domingo, das 9h às 17h.
O parque possui diversas trilhas, que podem ser percorridas para caminhadas e revelam lagos, jardins e outros ângulos interessantes do Jardim Botânico. Dá pra fazer muito coisa pelo parque, que além de toda beleza é bastante seguro. E o melhor de tudo, a entrada é gratuita. Aberto diariamente de 6h às 20h no verão e de 6h às 19h30 no inverno.
Jardim Botânico de Curitiba
R. Engo. Ostoja Roguski
Jardim Botânico, Curitiba-PR
(41) 3264-6994 (Administração) / 3362-1800 (Museu)
Viagem realizada em novembro de 2018