logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Divinópolis » Mercado de Cervejas Artesanais em Divinópolis está em alta e conquista público

Mercado de Cervejas Artesanais em Divinópolis está em alta e conquista público

Cerveja Artesanal é aquela produzida de forma “caseira”, com maior cuidado na hora de sua preparação. No Brasil, ao ouvir o termo “Cerveja Artesanal”, logo pensamos em uma cerveja especial, bem cuidada e com resultado final diversificado e interessante. O mercado de cervejas artesanais em Divinópolis está em alta e vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras de supermercados, além de pub’s especializados em vender apenas as artesanais.

As cervejas artesanais são diferentes das industrializadas e se destacam pela cor e aroma, geralmente são fabricadas em casa, com produção de 20 a 40 litros por vez. É chamada de “cerveja especial” e não é por menos se levarmos em conta todo o cuidado na hora da fabricação, os ingredientes básicos da cerveja, a receita do preparo e os conservantes naturais.

Existem opções doces, amargas, cítricas, e o recomendado é não beber a sua cerveja artesanal estupidamente gelada, deixe ela “esquentar” alguns minutinhos para que as características se pronunciem. Vale observar se o líquido é cristalino ou turvo e até cheirar a bebida, não precisa ter vergonha de aproximar o nariz do copo. Terminada a cerveja, preste atenção no gosto que fica na boca, geralmente diferente do início da degustação.

Com este mercado em constante crescimento, vários cursos de fabricação de cervejas artesanais são oferecidos em todo o Brasil e a atividade vem ganhando mais adeptos a cada ano. Em Blumenau, um dos lugares onde as cervejas artesanais movimentam a economia da cidade, há até uma rota turística para visitação das fábricas de cervejas artesanais, conhecida como Vale da Cerveja.

Cervejas Artesanais fabricadas em Divinópolis

O mercado de cervejas artesanais em Divinópolis está em alta e segue em constante crescimento, a cidade já conta com algumas fábricas mas há também os chamados “paneleiros” que fabricam cerveja em suas próprias casas, com produções em pequena escala.

Uma das fábricas de cervejas artesanais em Divinópolis que mais se destacam é a Divus, ela carrega o rótulo de primeira cerveja artesanal de Divinópolis e possui um restaurante em anexo à fábrica, que serve porções e oferece aquela famosa régua de degustação. A régua de degustação oferece 5 estilos produzidos no local e entre as porções da casa, destaco Queijadilha e Smoked Ribs BBQ.

Divus - Cervejas Artesanais em Divinópolis-MG
Régua de degustação da Divus
Divus Beer
Divus

Outra fábrica que vem crescendo muito a sua produção é a Anfitriã, cerveja que vem ganhando o mercado de Divinópolis graças à deliciosa cerveja que produz. A fábrica da cerveja está localizada no bairro Bom Pastor e organiza grupos para realizar a visita interna e tomar um chopp fresquinho, direto da torneira. Eu tive a oportunidade de fazer uma visita à Cervejaria Anfitriã e fiquei impressionado com a limpeza e organização do local, a fábrica ainda é pequena mas já tem planos de expansão.

Fábrica da Cervejaria Anfitriã
Anfitriã - Cervejas Artesanais em Divinópolis-MG

A um tempo atrás, descobri que a família de um amigo dos tempos de escola está fabricando cervejas artesanais. A Alvim Bier começou com uma produção pequena, mas hoje, a Alvim Bier já trabalha em nível industrial, com capacidade para mil litros. Apesar de não ser fabricada em Divinópolis, os criadores são da cidade e a cerveja pode ser encontrada em vários bares, pubs e lojas de conveniência.

A marca fabrica três estilos, Red Ale, Blond Ale e Weiss. Provei os três estilos e curti mais a Red Ale que harmonizou muito bem com uma costela assada ao barbecue. Se você quiser provar a Alvim Bier, poderá entrar em contato com eles através do site oficial.

Outra marca que vem se destacando em Divinópolis é a Hop Makers, que ganhou prêmios no Festival de Cervejas de Blumenau. Ganhei um kit da Hop Makers e a cerveja realmente é muito boa, fazendo jus ao seu slogan “fora da curva”. Tive a oportunidade de provar a Hypnalis (IPA), a Hércules (Strong Bitter) que é a cerveja que ganhou medalha de prata no Festival Brasileiro da Cerveja, além da Hoko (Brut Tripel Wood and Barrel Aged) proveniente de uma reserva especial.

Hop Makers - Cervejas Artesanais em Divinópolis-MG
Kit da Hop Makers

Sei que existem outras aqui em Divinópolis mas não me recordo, caso tenha alguma pra indicar, deixe nos comentários do post.

Onde comprar

Como já disse, cada vez mais os supermercados abrem espaço para este mercado em suas prateleiras. Mas em Divinópolis há bares voltados só para cervejas artesanais, que oferecem opções de harmonização. Um dos meus preferidos é o Mega Malte, um pub com uma espaço muito agradável que oferece diversos rótulos das artesanais, nacionais e importados. Aqui tem um review da minha experiência por lá, confira.

Mega Malte - Cervejas Artesanais em Divinópolis-MG
Mega Malte

Já falei aqui da Divus, que vale muito a pena conhecer. Outro local que indico e muito é a Hicks Biergarten, outro pub especializado na venda de cervejas artesanais, sempre com 20 torneiras de chopp disponíveis. Com música ao vivo nos finais de semana, a Hicks sempre recebe marcas diferentes de chopp, com todas as opções descritas em um grande painel na casa. Além das cervejas, a casa oferece carta de drinks e ótimos petiscos, indico os Dadinhos de Tapioca e a Carne na Cerveja.

Hicks Biergarten - Cervejas Artesanais em Divinópolis-MG
Torneiras da Hicks Biergarten
Hicks
Hicks Biergarten
Hicks - Cervejas Artesanais em Divinópolis-MG

Outros locais onde comprar cervejas artesanais em Divinópolis:

– Scotts – Av. Coronel João Notini, 418 – Centro
– Conveniência Posto Mourão – R. Minas Gerais, 1426 – Centro
– Empório Dunga Av. 21 de Abril, 1050 – Centro
– Mega 24h – Av. Antº O.de Morais, 859 – Centro

Aqui neste link tem mais conteúdo sobre cervejas artesanais aqui no blog. Sempre que provo alguma cerveja artesanal de Divinópolis e região eu posto no Instagram que divulga a gastronomia da região, o @ocasaldedivi. E você, também curte cervejas artesanais? Já provou alguma? Gostou? Conte como foi a sua experiência nos comentários.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

  1. Boa noite André. Avisa a galera que fabrica cerveja artesanal ai em Divinópolis, que no próximo mês teremos o festival de cerveja artesanal aqui em Itapecerica. Mais informações na prefeitura municipal. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados