logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Divinópolis » Cruz de Todos os Povos | Divinópolis-MG

Cruz de Todos os Povos | Divinópolis-MG

A Cruz de Todos os Povos é um projeto que tem como objetivo celebrar a integração e a paz entre os povos, com a construção de grandes e luminosas cruzes pelo mundo. Já foram construídas duas cruzes deste projeto, uma Líbano e outra no México, sendo que a terceira cruz está sendo construída no Brasil, na cidade mineira de Divinópolis.

A construção desta terceira cruz fecha um ciclo de três grandes cruzes pelo mundo, formando a Santíssima Trindade. A responsável pelo projeto é a Associação Terra de Deus, uma associação sem fins lucrativos, que está recebendo doações para que o projeto possa ser finalizado.

Mesmo sem estar finalizada, a Cruz de Todos os Povos tem recebido muitos visitantes e curiosos, que vão até o local para acompanhar o que já foi feito. O fato é que já dá pra ver parte da cruz, são cerca de 30 metros de altura já construídas, sendo que a altura final será de quase 74 metros. Mas será que já vale a pena ir lá?

Cruz de Todos os Povos - Morro da Gurita - Divinópolis-MG
Base da Cruz que já está concluída, altura de 30 metros
Cruz de Todos os Povos - Morro da Gurita - Divinópolis-MG

Neste post nós iremos responder essa pergunta para você, iremos contar o que já pode ser visto, como é o acesso até lá e o que está por vir, neste novo atrativo religioso de Divinópolis.

O Projeto

A primeira Cruz de Todos os Povos foi construída no Líbano, em homenagem a Deus Pai, esta foi a primeira grande cruz iluminada do mundo. Sua construção no Líbano objetiva a unidade do Povo de Deus, já que o país é marcado pela luta histórica entre árabes, cristãos e muçulmanos.

A princípio parecia impossível a construção de uma cruz como essa no Libano, mas o projeto foi aceito por todos estes povos, as religiões se uniram pela cruz, que foi concluída no dia 16 de julho de 2010, dia de Nossa Senhora do Carmo.

A segunda cruz foi construída no México, em homenagem a Deus Filho, com as obras se iniciando exatamente um ano depois da conclusão da primeira cruz. A segunda cruz foi concluída em 21 de dezembro de 2012 na cidade de Mérida, cidade que abriga também a primeira Catedral de Todas as Américas.

Foto: Divulgação

Para completar a Santíssima Trindade, a terceira cruz está sendo construída em Divinópolis, em homenagem ao Espírito Santo. A escolha não foi por acaso, o nome Divinópolis significa Cidade do Divino, sendo que, antes de ser emancipada, a cidade era conhecida como “Arraial do Divino Espírito Santo do Itapecerica”. A geografia da área urbana de Divinópolis também foi fator determinante para a escolha, semelhante a uma pomba em voo, símbolo do Divino Espírito Santo.

Foto: Divulgação

Cruz de Todos os Povos de Divinópolis-MG

O local escolhido para a construção da Cruz de Todos os Povos em Divinópolis foi o Morro da Gurita, um terreno de 10 mil metros quadrados, localizado a 875 metros acima do nível do mar, o ponto mais alto da cidade. O Morro da Gurita fica no distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida).

O local tem atraído diversas pessoas que, curiosas, vão até a construção para ver o andamento das obras, admirar a paisagem, ver a estrutura metálica que já está concluída e até curtir o pôr do sol no local, que por sinal é muito bonito.

Acesso à Capela de Pedra
Pôr do Sol no Morro da Gurita - Divinópolis-MG
Distrito de Santo Antônio dos Campos - Ermida

O acesso ao local não é sinalizado, sequer tem calçamento, necessitando percorrer cerca de 3 quilômetros em estrada de chão. Apesar disso, a estrada parece em boas condições, não posso afirmar o mesmo para dias chuvosos, por conta de algumas subidas íngremes. O acesso ao atrativo ainda não é controlado, dá pra estacionar o carro bem próximo da entrada, há bastante espaço. Consegui chegar através do Google Maps, digitando “Cruz de Todos os Povos Divinópolis”, então não tem erro, de todo caso, vou colocar a localização certinha no mapa abaixo, marcando a Cruz e o Centro de Divinópolis.

Quem visita o local consegue admirar os primeiros 30 metros da construção, sendo que atrás desta, há um ponto mais alto onde está uma Capela de Pedra e uma Cruz, local muito requisitado para fotos, o pôr do sol visto dali é lindo. A subida requer um pouco de cuidado por conta das pedras, mas é uma subida leve.

Capela de Pedra e Cruz - Morro da Gurita - Divinópolis-MG
Cruz de Todos os Povos - Morro da Gurita - Divinópolis-MG
Cruz de Todos os Povos - Morro da Gurita - Divinópolis-MG

Há alguns banheiros improvisados por lá, não cheguei a utilizar, mas parecem ainda bem simples. O fato é que o local ainda não está preparado para receber os turistas, até porque as obras ainda nem foram concluídas. Quem for, vá sabendo que a atração ainda não está pronta.

Banheiro
Banheiro

Quando concluída, a Cruz de Todos os Povos contará com uma altura de 73,8 metros e será toda iluminada, além de contar com um elevador que levará até o seu topo, onde os visitantes poderão curtir uma vista panorâmica para Divinópolis. A construção contará ainda com uma base para orações, que será chamada de Santuário Espírito Santo, com cerca de 1200 metros quadrados.

Cruz de Todos os Povos - Morro da Gurita - Divinópolis-MG

O projeto recebe doações de pessoas do mundo inteiro, quem se interessar poderá fazer doações de forma online, através do site oficial da organização.

Cruz de Todos os Povos
Distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida)
Divinópolis-MG

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

3 respostas

  1. Só espero que façam uma boa estrada de acesso a cruz d todos os povos…com pista dupla de ida e volta com canteiro central para caminhadas ..

    1. Oi Jairo, acredito que a região receberá sim uma boa infra estrutura para acesso. Vamos torcer para que isso aconteça pois a Cruz será muito visitada por pessoas do mundo inteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados