O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico que realiza um imperdível passeio na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. O passeio, mundialmente conhecido, liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Pão de Açúcar, proporcionando ao visitante uma vista 360 graus da região mais bonita do Rio.
As paisagens avistadas do Morro da Urca e do Pão de Açúcar são deslumbrantes. Paisagens como a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor, as praias de Copacabana, Ipanema e Tijuca, a Pedra da Gávea e até mesmo a cidade de Niterói ficam ainda mais belas vistas de lá. O Bondinho do Pão de Açúcar recebe cerca de 2500 visitantes por dia que se encantam com o passeio e com a vista lá do alto. Durante todo o passeio você verá muitos estrangeiros, já que o passeio é famoso internacionalmente.
NAVEGUE PELO POST
ToggleBondinho do Pão de Açúcar
A vista do Morro do Pão de Açúcar para a Baía de Guanabara era considerada desde aquela época uma das mais belas do mundo, fato este que levava muitos alpinistas a escalaram o Morro para que pudessem admirar esta paisagem. Isto fez com que o engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Lemos tivesse a ideia de construir um teleférico até o Pão de Açúcar facilitando o acesso até lá.
Com a construção iniciada em 1908, o primeiro trecho do Bondinho foi concluído 4 anos depois, em outubro 1912. O trecho ia da Praia Vermelha até o Morro da Urca. Três meses após a inauguração do primeiro trecho, o segundo trecho que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar foi inaugurado. Naquela época, existiam apenas dois Bondinhos no mundo inteiro, um na Espanha e outro na Suíça. Os bondinhos foram importados da Alemanha e transportavam 22 pessoas.
Em 1972, os bondinhos foram modernizados, ganhando uma linha paralela. Novos bondinhos importados da Itália foram colocados, aumentando a capacidade. Em 2009, foram instalados os bondinhos que funcionam atualmente, com vidros escurecidos e importados da Suíça. No ano de 2012 o Bondinho do Pão de Açúcar completou 100 anos de vida e várias atrações fizeram parte das festividades.
Onde Comprar o ingresso para o Bondinho do Pão de Açúcar
O passeio custa R$85 para adultos, crianças até 6 anos não pagam e de 6 a 21 anos pagam meia entrada. A compra do ingresso para o Bondinho pode ser realizada nos guichês, na entrada do bondinho e só valem para o dia da compra.
A outra opção de compra é pela internet onde paga-se uma taxa de conveniência. A vantagem de comprar pela internet é que você pode escolher o dia do passeio e não precisa enfrentar fila para comprar o ingresso. Vale ressaltar que na alta temporada as filas são enormes. Aqui tem este e outros passeios pelo Rio de Janeiro disponíveis para compra pela internet.
A bilheteria do Bondinho do Pão de Açúcar abre todos os dias às 8h e fecha às 19h50. A primeira viagem do Bondinho parte da Praia Vermelha às 8h10 e a última às 20h. A última viagem do dia parte do Pão de Açúcar às 20h40 e do Morro da urca às 21h. Durante o dia, as viagens acontecem de 20 em 20 minutos ou quando o Bondinho atinge a sua lotação máxima, que é de 65 passageiros.
Áreas do Parque
O Espaço Discos é uma área com três plataformas circulares ótimas para eventos e happy hours. A vista do Espaço Discos para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar é espetacular. O Cocuruto é um espaço cultural a céu aberto que conta a história do Bondinho. Através de Ipad´s, telões, imagens e alguns objetos, o visitante pode conhecer toda a trajetória do Bondinho, desde a sua construção até a sua modernização.
A Praça dos Bondes foi criada em 2009, e lá estão expostos os dois bondinhos das duas gerações anteriores, o de 1912 e o de 1972. Ao lado de cada bondinho, estão as estátuas dos responsáveis pela implantação de cada um deles, Augusto Ferreira Lemos (1912) e Cristóvão Leite de Castro (1972).
O Anfiteatro é um espaço com palco que pode ser usado para vários tipos de eventos como coquetéis e jantares, confraternizações, casamentos e vários outros tipos de eventos. Com arquibancadas para 700 pessoas, o Anfiteatro ficou famoso por receber shows de música popular brasileira, por abrigar as discotecas “Dancing Days” e “Noites Cariocas” e por receber bailes carnavalescos nas décadas de 70 e 80.
O Espaço Baía de Guanabara possui restaurantes, lojas e quiosques, e possui um belo visual da cidade do Rio de Janeiro. Lá é possível almoçar/lanchar e comprar algumas lembranças. A Passarela Verde é uma passarela que fica entre às arvores, próximo à Estação III, onde é possível observar a fauna e a flora presentes no Morro.
Gastronomia
No Morro da Urca há 3 bares: O Bar Abençoado possui drinks e um famoso escondidinho além de um cardápio variado. O Rei do Mate possui várias opções de lanches e o pão de queijo que os mineirim adora. A República da Fruta vende sorvetes e saladas de frutas. No Pão de Açúcar há uma lanchonete com lanches rápidos, bebidas, água sucos e salgados.
Passo a passo do passeio no Bondinho do Pão de Açúcar
Assim que sair da bilheteria com o ingresso em mãos, dirija-se à Estação I. Aguarde na fila e embarque no Bondinho rumo ao Morro da Urca. A viagem dura 3 minutos e você irá desembarcar na Estação II que fica a 200 metros do nível do mar.
No Morro da Urca há vários locais/decks que possuem belas paisagens, ótimas para fotos. Lá estão o Anfiteatro, o Espaço Discos, a Praça dos Bondes, o Espaço Baía de Guanabara, o Cocuruto e a Passarela Verde.
Em seguida, vá até a estação III, que leva até o Pão de Açúcar. A viagem também dura 3 minutos e você irá desembarcar na Estação IV.
Do Pão de Açúcar a vista para o Rio de Janeiro é simplesmente espetacular. Com uma altura de 396 metros, há vários pontos para observar e fotografar a cidade, além de lojas de souvenirs, uma lanchonete e banheiros. Há ainda uma pequena trilha pela mata.
Depois basta voltar pela Estação IV, desembarcar na Estação III, embarcar na Estação II e você irá desembarcar na Estação I. Quando for visitar, prefira dias poucos nublados com o tempo bem aberto, pois a paisagem fica ainda mais bonita. Algumas pessoas optam pela visita mais no fim da tarde para curtir o pôr do sol de lá que é muito bonito.
Não é permitido tocar plantas, alimentar animais, jogar lixo no parque (há lixeiras para isso), utilizar trajes de banho, ficar sem camisa, comer ou beber dentro dos bondinhos, levar animais e fazer fotografias e filmagens profissionais sem prévia autorização do setor de marketing. O Bondinho do Pão de Açúcar já foi visitado por mais de 37 milhões de pessoas. Tá esperando o quê para realizar este passeio, que é destaque internacional?
Viagem realizada em janeiro de 2015
A visita ao Bondinho foi um convite da Assessoria de Imprensa da atração ao Blog Meu Destino, porém as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Fiz a parceria, mas a minha opinião é livre quanto aos serviços prestados. Agradeço ao Bondinho pela parceria.
Parabéns, mais uma vez, pelas matérias que vem colocando no seu blog. sucesso.
Carlos Torres
Muito obrigado Carlos.
Volte sempre!
Adorei esse passeio…Imperdível mesmo!
Venha a Friburgo, Petrópolis e Teresópolis no RJ…Você também vai adorar!!!
Muito boa a materia,parabéns.
Gostei muito da matéria! Motivou a conhecer!
Menor de idade (16,17 anos) pode entrar sem responsavel??
Essa informação deve ser verificada entrando em contato com o pessoal do Bondinho.
O site está no final do post.
Bom dia. Existe o bilhete dourado, que dá acesso privilegiado a quem o adquirir, comprando um, posso ir qqr hora, ou ele tem um horário pré-fixado?
Oi Almir.
Sim, comprando o bilhete dourado você tem prioridade e pode ir em qualquer horário, sem precisar enfrentar a fila. Porém, na volta, você tem que enfrentar a fila normalmente para embarque.
Qual a duração total do passeio no bondinho?
Considerando que compre o ingresso pela internet.
Oi João, tudo bem?
Vai depender muito do tempo em que vai ficar lá em cima.
E por exemplo gastei duas horas, desde o momento em que cheguei na na fila de acesso (já tinha comprado o ingresso), até o momento em que desembarquei.
Creio que não passe de duas horas.
Bom passeio!