logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Rio de Janeiro » Rio de Janeiro » Ensaio do Salgueiro: saiba todos os detalhes, Rio de Janeiro-RJ

Ensaio do Salgueiro: saiba todos os detalhes, Rio de Janeiro-RJ

O carnaval do Rio de Janeiro é considerado o maior do mundo e todos os anos os visitantes ficam encantados com o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, que acontece na Marquês de Sapucaí, o Sambódromo do Rio. Para que o desfile seja um sucesso e surpreenda o público, é necessário muito ensaio das escolas de samba, durante todo o ano. Fui conhecer de perto como é o ensaio da Salgueiro.

A Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro é uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro. Fundada em 1953, a Escola de Samba possui nove títulos de campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, além de diversos vice campeonatos.

Acadêmicos do Salgueiro

Todos os sábados à partir das 22h, acontece um ensaio da Salgueiro em sua quadra oficial, que tem capacidade para mais de 4000 pessoas. A quadra possui uma ótima infra-estrutura, com ar condicionado, diversos bares, banheiros, posto médico, camarotes, lounges, e fica lotada todos os sábados. Sempre há shows antes dos ensaios.

Ensaio da Salgueiro - Rio de Janeiro-RJ

Recebendo um público diversificado e que gosta de dançar e sambar a noite inteira, a Salgueiro vem se tornando um dos principais passeios do Rio de Janeiro. Pessoas de 16 a 65 anos frequentam a quadra da escola todos os sábados, que recebe centenas de gringos. Essa repercussão da parte turística foi um fator primordial para o Blog Meu Destino conhecer o ensaio da Escola de Samba Salgueiro e contar todos os detalhes aqui no blog.

Ensaio da Salgueiro - Rio de Janeiro-RJ

Localização

Localizada no coração da cidade do Rio de Janeiro no bairro Andaraí, a Salgueiro possui além da Quadra de Ensaios, um “Barracão” onde são criadas as fantasias e os carros alegóricos, e uma Vila Olímpica que realiza projetos Sociais e Culturais. Locais de fácil acesso e próximos à Lapa e ao centro do Rio de Janeiro.

A entrada na Salgueiro custa cerca de R$50,00 no setor mais barato. Neste setor, há bares, banheiros, é possível ficar bem pertinho do palco e ainda visitar a sala das “Baianas”, que possuem uma ala muito famosa na Escola de Samba.

Sala das Baianas - Ensaio da Salgueiro - Rio de Janeiro-RJ
Sala das Baianas

Existem alguns setores diferenciados como os camarotes, que incluem comidas e bebidas. Nos camarotes, o conforto é maior, e é possível ver bem de pertinho a bateria da Escola de Samba, além de ter uma vista panorâmica de toda a quadra da Escola de Samba. Há ainda uma sala de troféus que pode ser observada através de um vidro.

Camarote
Camarote
Camarote
Camarote
Sala de troféus - Ensaio da Salgueiro - Rio de Janeiro-RJ
Sala de troféus

Durante os ensaios, o público pode conferir de perto os intérpretes, as passistas e o casal de mestre sala e porta bandeira, além da bateria. Uma celebridade sempre presente nos ensaios é a rainha de bateria Viviane Araújo.

Bateria da Salgueiro
Bateria da Salgueiro

Projetos

A Salgueiro é a primeira escola de Samba a lançar um programa de Sócio Torcedor, programa adotado por vários clubes de futebol do país. Os salgueirenses de coração ou simpatizantes da escola de samba podem se filiar e ajudá-la além de ter direito a vários benefícios como descontos nos ingressos para os eventos, desconto em produtos, camisa exclusiva e carteirinha de Sócio Torcedor.

Além de ser pioneira na programa Sócio Torcedor, a Salgueiro lançou um programa batizado como “Salgueiro Experience”, um projeto voltado exclusivamente para o turismo. Por ser a escola de samba que mais recebe turistas em sua quadra, o projeto consiste em recepcionar turistas antes de começar os ensaios. Os turistas podem provar a tradicional Caipirinha, participar de oficinas culturais e aprender a sambar.

Dicas para visitar a Salgueiro

– A melhor maneira de ir até a Salgueiro é solicitar um táxi ou UBER.
– O ensaio começa às 22h e vai até altas horas da madrugada, por isso procure descansar antes de ir para lá.
– Use calçados confortáveis e roupas leves. Lembre-se que você irá sambar a noite inteira e o Rio de Janeiro costuma ser muito quente.

Em 2015 o tema do enredo da Salgueiro fala da minha amada terra, Minas Gerais. O enredo falará sobre os primeiros habitantes, a corrida do ouro, a cozinha, os escravos e a culinária.

Ensaio da Salgueiro - Rio de Janeiro-RJ

Veja abaixo o refrão do enredo 2015:

“PREPARA A MESA BOTA A FÉ NO CORAÇÃO
NUMA SÓ VOZ VAI MEU SAMBA EM LOUVAÇÃO
É O MEU SALGUEIRO COM GOSTO DE QUERO MAIS
OH MINAS GERAIS!”

Acadêmicos do Salgueiro
Rua Silva Teles, 104 – Andaraí – Rio de Janeiro – RJ
Informações: (21) 2238-8115
Site Oficial

Viagem realizada em janeiro de 2015

Logo Salgueiro

A visita do blog ao G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro foi um convite da Assessoria de Imprensa, através da assessora Flávia Cirino, porém as opiniões são livres e expressam a real experiência deste blogueiro. Fiz a parceria, mas a minha opinião é livre. Desde já, agradeço à Salgueiro pela parceria.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados