Início » Brasil » Rio de Janeiro » Rio de Janeiro » Passeio pelo Bondinho do Pão de Açúcar, RJ

Passeio pelo Bondinho do Pão de Açúcar, RJ

Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar
Share on pinterest
Salvar
Share on whatsapp
Enviar

O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico que realiza um imperdível passeio na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. O passeio, mundialmente conhecido, liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Pão de Açúcar, proporcionando ao visitante uma vista 360 graus da região mais bonita do Rio.

As paisagens avistadas do Morro da Urca e do Pão de Açúcar são deslumbrantes. Paisagens como a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor, as praias de Copacabana, Ipanema e Tijuca, a Pedra da Gávea e até mesmo a cidade de Niterói ficam ainda mais belas vistas de lá. O Bondinho do Pão de Açúcar recebe cerca de 2500 visitantes por dia que se encantam com o passeio e com a vista lá do alto. Durante todo o passeio você verá muitos estrangeiros, já que o passeio é famoso internacionalmente.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ
Portaria principal do Bondinho do Pão de Açúcar

Bondinho do Pão de Açúcar

A vista do Morro do Pão de Açúcar para a Baía de Guanabara era considerada desde aquela época uma das mais belas do mundo, fato este que levava muitos alpinistas a escalaram o Morro para que pudessem admirar esta paisagem. Isto fez com que o engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Lemos tivesse a ideia de construir um teleférico até o Pão de Açúcar facilitando o acesso até lá.

Com a construção iniciada em 1908, o primeiro trecho do Bondinho foi concluído 4 anos depois, em outubro 1912. O trecho ia da Praia Vermelha até o Morro da Urca. Três meses após a inauguração do primeiro trecho, o segundo trecho que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar foi inaugurado. Naquela época, existiam apenas dois Bondinhos no mundo inteiro, um na Espanha e outro na Suíça. Os bondinhos foram importados da Alemanha e transportavam 22 pessoas.

Baía de Guanabara - Rio de Janeiro-RJ
Baía de Guanabara
Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ

Em 1972, os bondinhos foram modernizados, ganhando uma linha paralela. Novos bondinhos importados da Itália foram colocados, aumentando a capacidade. Em 2009, foram instalados os bondinhos que funcionam atualmente, com vidros escurecidos e importados da Suíça. No ano de 2012 o Bondinho do Pão de Açúcar completou 100 anos de vida e várias atrações fizeram parte das festividades.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ
Atual bondinho em funcionamento

Onde Comprar o ingresso para o Bondinho do Pão de Açúcar

O passeio custa R$85 para adultos, crianças até 6 anos não pagam e de 6 a 21 anos pagam meia entrada. A compra do ingresso para o Bondinho pode ser realizada nos guichês, na entrada do bondinho e só valem para o dia da compra.

A outra opção de compra é pela internet onde paga-se uma taxa de conveniência. A vantagem de comprar pela internet é que você pode escolher o dia do passeio e não precisa enfrentar fila para comprar o ingresso. Vale ressaltar que na alta temporada as filas são enormes. Aqui tem este e outros passeios pelo Rio de Janeiro disponíveis para compra pela internet.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ

A bilheteria do Bondinho do Pão de Açúcar abre todos os dias às 8h e fecha às 19h50. A primeira viagem do Bondinho parte da Praia Vermelha às 8h10 e a última às 20h. A última viagem do dia parte do Pão de Açúcar às 20h40 e do Morro da urca às 21h. Durante o dia, as viagens acontecem de 20 em 20 minutos ou quando o Bondinho atinge a sua lotação máxima, que é de 65 passageiros.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ
Mirante no Pão de Açúcar com vista a Praia Vermelha a Copacabana

Áreas do Parque

O Espaço Discos é uma área com três plataformas circulares ótimas para eventos e happy hours. A vista do Espaço Discos para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar é espetacular. O Cocuruto é um espaço cultural a céu aberto que conta a história do Bondinho. Através de Ipad´s, telões, imagens e alguns objetos, o visitante pode conhecer toda a trajetória do Bondinho, desde a sua construção até a sua modernização.

Espaço Cultural Cocuruto
Espaço Cultural Cocuruto

A Praça dos Bondes foi criada em 2009, e lá estão expostos os dois bondinhos das duas gerações anteriores, o de 1912 e o de 1972. Ao lado de cada bondinho, estão as estátuas dos responsáveis pela implantação de cada um deles, Augusto Ferreira Lemos (1912) e Cristóvão Leite de Castro (1972).

O Anfiteatro é um espaço com palco que pode ser usado para vários tipos de eventos como coquetéis e jantares, confraternizações, casamentos e vários outros tipos de eventos. Com arquibancadas para 700 pessoas, o Anfiteatro ficou famoso por receber shows de música popular brasileira, por abrigar as discotecas “Dancing Days” e “Noites Cariocas” e por receber bailes carnavalescos nas décadas de 70 e 80.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ
Praça dos Bondes
Anfiteatro
Anfiteatro, com arquibancada para 700 pessoas

O Espaço Baía de Guanabara possui restaurantes, lojas e quiosques, e possui um belo visual da cidade do Rio de Janeiro. Lá é possível almoçar/lanchar e comprar algumas lembranças. A Passarela Verde é uma passarela que fica entre às arvores, próximo à Estação III, onde é possível observar a fauna e a flora presentes no Morro.

Espaço Baía de Guanabara
Espaço Baía de Guanabara
Passarela Verde
Passarela Verde

Gastronomia

No Morro da Urca há 3 bares: O Bar Abençoado possui drinks e um famoso escondidinho além de um cardápio variado. O Rei do Mate possui várias opções de lanches e o pão de queijo que os mineirim adora. A República da Fruta vende sorvetes e saladas de frutas. No Pão de Açúcar há uma lanchonete com lanches rápidos, bebidas, água sucos e salgados.

Lanchonete localizada no Pão de Açúcar

Passo a passo do passeio no Bondinho do Pão de Açúcar

Assim que sair da bilheteria com o ingresso em mãos, dirija-se à Estação I. Aguarde na fila e embarque no Bondinho rumo ao Morro da Urca. A viagem dura 3 minutos e você irá desembarcar na Estação II que fica a 200 metros do nível do mar.

Vista para a Estação I e portaria principal
Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ

No Morro da Urca há vários locais/decks que possuem belas paisagens, ótimas para fotos. Lá estão o Anfiteatro, o Espaço Discos, a Praça dos Bondes, o Espaço Baía de Guanabara, o Cocuruto e a Passarela Verde.

Heliponto, no Morro da Urca
Heliponto, no Morro da Urca

Em seguida, vá até a estação III, que leva até o Pão de Açúcar. A viagem também dura 3 minutos e você irá desembarcar na Estação IV.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ
Bondinho chegando ao Pão de Açúcar
Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ
Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ

Do Pão de Açúcar a vista para o Rio de Janeiro é simplesmente espetacular. Com uma altura de 396 metros, há vários pontos para observar e fotografar a cidade, além de lojas de souvenirs, uma lanchonete e banheiros. Há ainda uma pequena trilha pela mata.

Mirante na Trilha

Depois basta voltar pela Estação IV, desembarcar na Estação III, embarcar na Estação II e você irá desembarcar na Estação I. Quando for visitar, prefira dias poucos nublados com o tempo bem aberto, pois a paisagem fica ainda mais bonita. Algumas pessoas optam pela visita mais no fim da tarde para curtir o pôr do sol de lá  que é muito bonito.

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ

Não é permitido tocar plantas, alimentar animais, jogar lixo no parque (há lixeiras para isso), utilizar trajes de banho, ficar sem camisa, comer ou beber dentro dos bondinhos, levar animais e fazer fotografias e filmagens profissionais sem prévia autorização do setor de marketing. O Bondinho do Pão de Açúcar já foi visitado por mais de 37 milhões de pessoas. Tá esperando o quê para realizar este passeio, que é destaque internacional?

Este blogueiro no Morro da Urca

Viagem realizada em janeiro de 2015

logo_bondinho

A visita ao Bondinho foi um convite da Assessoria de Imprensa da atração ao Blog Meu Destino, porém as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Fiz a parceria, mas a minha opinião é livre quanto aos serviços prestados. Agradeço ao Bondinho pela parceria.

AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

🏨 Reserve HOTÉIS com o BOOKING

🚙 Alugue VEÍCULOS com a RENTCARS.

👨‍⚕️ Faça um SEGURO com a REAL SEGURO VIAGEM.

✈️ Compre PASSAGENS AÉREAS com a PASSAGENS PROMO.

🎫Compre INGRESSOS com a GET YOUR GUIDE e a TourOn.

🛬 Solicite INDENIZAÇÕES com a RESOLVVI.

André Morato
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

10 respostas

  1. Bom dia. Existe o bilhete dourado, que dá acesso privilegiado a quem o adquirir, comprando um, posso ir qqr hora, ou ele tem um horário pré-fixado?

    1. Oi Almir.
      Sim, comprando o bilhete dourado você tem prioridade e pode ir em qualquer horário, sem precisar enfrentar a fila. Porém, na volta, você tem que enfrentar a fila normalmente para embarque.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Busca no Blog

Sobre o autor

André Morato

André Morato

Sou digital influencer, designer gráfico, blogueiro, viajante e criador e editor deste blog, além de fotógrafo nas horas vagas.  Apaixonado por viagens, fotografia e gastronomia, mantenho, além deste blog, um perfil de gastronomia na minha região (O Casal de Divi) junto com minha namorada.

POSTS EM DESTAQUE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

últimas postagens

fazemos parte

Busca no Blog

Sobre o autor

André Morato

André Morato

Sou digital influencer, designer gráfico, blogueiro, viajante e criador e editor deste blog, além de fotógrafo nas horas vagas.  Apaixonado por viagens, fotografia e gastronomia, mantenho, além deste blog, um perfil de gastronomia na minha região (O Casal de Divi) junto com minha namorada.

POSTS EM DESTAQUE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

últimas postagens

fazemos parte