O Museu Histórico de Divinópolis funciona em um casarão, o último remanescente da arquitetura do século XIX na cidade e possui algumas peças históricas, além de exposições. O Museu funciona em um importante imóvel da cidade, o mais antigo casarão do município que serviu à muitas autoridades e pessoas da elite que visitavam o arraial. O imóvel está localizado no Largo da Matriz (atual Praça Dom Cristiano), local onde aconteceram importantes momentos de Divinópolis, como o seu surgimento.
O Museu Histórico de Divinópolis
Construído em 1830 por Capitão Domingos, o “sobrado do Largo da Matriz” (atual museu) contou com cerca de 200 escravos para sua construção, hoje um dos modelos arquitetônicos mais interessantes do município. O casarão teve muitas outras serventias tais como, residência dos padres, posto de saúde, escola, colégio, além de servir como a primeira sala de exibição de filmes da cidade.
Recentemente restaurado, o casarão recebeu nova pintura, retornando às origens e recebendo suas cores originais (azul mar nas madeiras e paredes brancas). O casarão foi tombado como patrimônio histórico da cidade, em virtude dos valores histórico e arquitetônico, abrigando hoje o Museu Histórico de Divinópolis.
No museu, peças como máquinas de costura, pinturas, o primeiro telefone e a primeira máquina de escrever da cidade, algumas obras de G.T.O. (Geraldo Teles de Oliveira) e várias fotos antigas da cidade podem ser observadas de perto, mergulhando na história de Divinópolis. O museu possui dois andares e as peças estão divididas em quatro ambientes.
A entrada é gratuita. Grupos escolares podem solicitar agendamento, onde um guia é disponibilizado. O museu funciona de terça à sexta-feira, das 8h às 17h30 e domingo de 9h às 13h.
Eu como cidadão e morador de Divinópolis achei interessante visitar este museu, que conta um pouco da história de minha cidade. Posso dizer que a parte mais interessante é o próprio imóvel, muito importante para a cidade e exemplo de arquitetura do século XIX.
Eu esperava mais do museu, alguma interatividade, talvez mais modernidade onde as peças estão expostas, uma divulgação mais eficiente, um encarte para os visitantes levarem, um site oficial, detalhes que estamos acostumados a ver em museus de outras cidades. Contudo, acho que vale a pena visitar, caso você esteja na cidade.
Museu Histórico de Divinópolis
Praça Dom Cristiano nº 238, Centro
Divinópolis/MG
(37)3222-7629
Viagem realizada em julho de 2015
André faça uma pesquisa sobre a fábrica da Cervejaria Kaiser. Ela surgiu aí em Divinópolis. Tem muita coisa interessante em torno da marca para colocar no museu. Fica a dica.
Obrigado pela dica Henrique. Um abraço!
Bom dia, muitos anos atrás vi uma reportagem no globo rural, sobre um colecionador de estribos. Recentemente me disseram que tem um museu, o nome do proprietário era um fazendeiro chamado Cleiton Brum, criador de mulas, no distrito de Divinópolis. Você ouviu falar?
Oi Christine, infelizmente eu não o conheço!