logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Gonçalves » O que fazer em Gonçalves-MG

O que fazer em Gonçalves-MG

Gonçalves é uma pequena e charmosa cidade localizada no sul de Minas Gerais, um destino perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Quem procura o que fazer em Gonçalves encontra diversas atividades de ecoturismo, o destino conta com natureza privilegiada, cercado por montanhas, cachoeiras, bosques de araucárias e diversificada fauna.

Chamada carinhosamente como “Pérola da Mantiqueira”, a cidade possui aconchegantes pousadas e boa gastronomia, contando com boa infraestrutura e cada dia mais se consolidando como um dos principais destinos turísticos da Serra da Mantiqueira. Apesar de mineira, a cidade recebe muitos turistas paulistas, já que fica na divisa dos estados e bem próxima da capital São Paulo.

Fiquei hospedado por 3 diárias na cidade e gostaria de ter ficado mais, um verdadeiro refúgio em meio a natureza exuberante da serra. Neste post eu vou contar tudo o que tem a se fazer em Gonçalves, além de dicas gastronômicas e de hospedagem.

Cachoeira do Cruzeiro - O que fazer em Gonçalves-MG
Cachoeira do Cruzeiro

Como Chegar

Gonçalves está a cerca de 200 quilômetros de São Paulo, 380 do Rio de Janeiro e 460 de Belo Horizonte. O acesso à cidade se dá por dois caminhos, sendo que o acesso pela MG-173 é todo asfaltado. Quem chega pelo acesso que parte da cidade de Cambuí, percorre um longo trecho em estrada de terra batida.

Gonçalves não recebe ônibus direto, mas a cidade vizinha Paraisópolis recebe ônibus de São Paulo e do Rio de Janeiro. De Paraisópolis há saídas para Gonçalves. Mas a melhor maneira de chegar em Gonçalves é de carro, assim você consegue explorar o destino no seu tempo. Outra vantagem é que a maioria das pousadas ficam longe do centro, necessitando de um transporte para alcançar a área central da cidade. Caso você não tenha um, poderá alugar um carro para conhecer Gonçalves.

Mirante dos Serranos - Roteiro da Serra da Balança

Onde ficar em Gonçalves

Pousadas em Gonçalves

Gonçalves está repleta de aconchegantes pousadas, sendo que a grande maioria delas fica longe do centro, perfeitas para se desconectar e curtir muito contato com a natureza. A minha escolha foi a Pousada Morada do Luar, ela fica no bairro dos Remédios no topo de uma montanha, oferece chalés privativos com cozinha completa e uma vista espetacular para as montanhas, um lugar realmente encantador.

O único porém desta pousada, e que foi fator determinante para que eu pudesse viajar em tempos de pandemia, é que a pousada não oferece o café da manhã, mas oferece tudo para que você mesmo prepare o café. Isso foi ótimo para que eu pudesse manter o distanciamento social.

Pousada Morada do Luar
Pousada Morada do Luar

Mas Gonçalves possui outras ótimas opções de hospedagem, destaco a Pousada Cabanas do Mundo, os Chalés Vale da Lua e Chalés Terras Altas, a Pousada Espelho D’agua e a Pousada Recanto da Mantiqueira.

O que fazer em Gonçalves

Gonçalves possui boas cachoeiras para banho, trilhas que levam a picos e mirantes incríveis, boas opções gastronômicas e até cervejaria artesanal. Para curtir o que a cidade tem de melhor, recomendo pelo menos três noites por lá, assim você consegue percorrer uma trilha ou um roteiro pelo turismo rural em um dia e deixa outros dois para cachoeiras e outras atividades mais “fáceis” de se alcançar.

Conhecer as cachoeiras de Gonçalves

Conhecer as cachoeiras é uma das principais atividades a se fazer em Gonçalves, são mais de 30 catalogadas mas a grande maioria fica em propriedades particulares. A principal e mais visitada cachoeira é a Sete Quedas, ela possui lindas quedas e ótima infraestrutura, com trilhas sinalizadas, deck com vista para as quedas e estacionamento. Seguindo pela mesma trilha, dá para conhecer ainda as cachoeiras do Retiro e do Cruzeiro.

Outra cachoeira muito procurada pelos turistas é a Cachoeira do Simão, que pode ser alcançada através de uma trilha de menos de 100 metros a partir da estrada, também possui uma bonita queda. Um pouco mais distante do centro está a Cachoeira dos Henriques, outra linda queda, indicada somente com a presença de um guia.

Cachoeira das Sete Quedas - O que fazer em Gonçalves-MG
Cachoeira das Sete Quedas

Percorrer o Roteiro da Serra da Balança

Um dos roteiros mais legais a se percorrer em Gonçalves é o Roteiro da Serra da Balança, onde é possível conhecer melhor o lado rural da cidade. O roteiro é feito com um veículo 4×4 e passa por diversos pontos de interesse como a Pedra do Cruzeiro, a Casa de Pau a Pique Centenária, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, a Serra da Balança, o Sítio Kalevala e o Mirante dos Serranos, este último já no município de São Bento do Sapucaí-SP.

O roteiro dura parte de um dia e deve ser reservado com uma das agências de turismo da cidade, recomendo a Conexão Gonçalves.

Roteiro da Serra da Balança
Serra da Balança

Passear pelo centro da cidade

O centrinho de Gonçalves é super charmoso, tranquilo e recheado de lojinhas, ateliês de artesanato e restaurantes, é impossível não reservar um tempinho para curtir as atrações por ali. Comece pela Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, que fica no coração da cidade e vá desvendando as outras atrações em um passeio a pé.

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores - O que fazer em Gonçalves-MG
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores

Localizado em frente à Igreja Matriz, o Bar do Marcelo é um local especializado na venda de cachaças, são milhares de opções pra todos os gostos, uma ótima oportunidade de provar algumas cachaças mineiras.

Bar do Marcelo - O que fazer em Gonçalves-MG
Bar do Marcelo

Um dos lugares mais visitados do centrinho de Gonçalves, a Senhora das Especiarias é uma loja onde é possível comprar geleias, chutney’s, antepastos e conservas, tudo feito artesanalmente. As geleias são incrivelmente deliciosas e há diversas opções de sabores. O sucesso é tanto que o local possui uma loja online que faz entregas em todo o Brasil.

A Senhora das Especiarias - O que fazer em Gonçalves-MG
A Senhora das Especiarias

Outra opção de compras de geleias, na Pioneira você encontra também uma grande diversidade de queijos, doces, vinhos, pimentas, cervejas artesanais e diversos produtos locais. Aqui é possível encontrar iguarias mineiras como o Doce de Leite Viçosa e a Carne na Lata. É possível degustar alguns produtos antes de comprar.

A Pioneira - O que fazer em Gonçalves-MG
A Pioneira

A Amama é uma sorveteria artesanal localizada no centrinho de Gonçalves, oferece sorvetes orgânicos, produzidos com ingredientes naturais e veganos, de fabricação 100% caseira e sem conservantes. A cada semana sabores diferentes estão disponíveis, servidos em uma casquinha feita de milho não transgênico, super crocante, deliciosa.

O responsável por esta iguaria é o Jay, um alemão que decidiu criar os sorvetes após provar um sorvete aqui no Brasil e descobrir a quantidade de conservantes que o mesmo possui. A parte ruim é que a sorveteria só funciona aos sábados e domingos. O sorvete custa R$10 com a casquinha e vale cada centavo.

Amama Sorvetes Artesanais - O que fazer em Gonçalves-MG

Provar os estilos da Cervejaria Artesanal 3 Orelhas

Gonçalves abriga a premiada Cervejaria Artesanal 3 Orelhas, localizada em uma bonita fazenda e responsável pela produção de 18 estilos. O local conta com uma visita guiada e um brewpub, onde é possível provar todos os estilos produzidos ou adquirir as cervejas engarrafadas. A casa conta com três ambientes e um cardápio de petiscos, hambúrgueres e sobremesas.

André Morato na Cervejaria Três Orelhas

Provar as delícias da culinária mineira

A culinária mineira é uma das mais gostosas e diversificadas do mundo e quem conhece o estado pode (e deve) provar algumas delícias. Em Gonçalves encontrei diversas iguarias como a Costelinha Mineira (foto), Feijão Tropeiro, Doce de Leite Viçosa, Carne de Lata e outras iguarias. A cidade conta com diversos restaurantes e muitos deles tem a cozinha mineira como foco.

Costelinha Mineira - Restaurante Chalezinho Gastrobar
Costelinha Mineira

Conhecer a Casa Centenária

Uma curiosa construção que resiste e muito bem ao tempo, a Casa Centenária é uma Casa de Pau a Pique construída há mais de 150 anos. A 5ª geração da família mora na casa, que não é aberta ao público mas pode ser avistada da estrada. Quem percorre o Roteiro da Serra da Balança passa pela casa.

Casa Centenária de Pau a Pique - Roteiro da Serra da Balança - Gonçalves-MG

Comprar artesanato local

A diversidade cultural é outro fator de destaque encontrado em Gonçalves, a cidade possui diversos ateliês onde é possível adquirir esculturas em madeira, móveis artesanais, tapetes e peças de decoração. Na foto, o Ateliê do Sr. Adão, próximo à feira dos Orgânicos da Mantiqueira, onde acompanhei um pouco do trabalho artesanal ali produzido, que é fantástico.

Ateliês de Arte e Artesanato - O que fazer em Gonçalves-MG

Conhecer as pequenas capelas de Gonçalves

A fé e religiosidade dos moradores mantém vivas tradições do passado, como celebração e festa dos padroeiros. Qualquer bairro, por menor que seja, possui uma igreja ou capela, eu conheci algumas delas como a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso e a Capela de São João, todas na zona rural.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios - O que fazer em Gonçalves-MG
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Benedito
Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Curtir a vista do Mirante do Cruzeiro

Uma estrada de terra ao lado do portal da cidade leva ao Mirante do Cruzeiro, um local onde é possível ter uma vista panorâmica do centrinho de Gonçalves. O local é de fácil acesso porém é cercado, com algumas vacas perambulando por lá.

Mirante do Cruzeiro - O que fazer em Gonçalves-MG

Fazer compras na feira dos Orgânicos da Mantiqueira

A agricultura ganha cada vez mais adeptos no município e Gonçalves já se tornou referência no setor de orgânicos. Todos os sábados, das 9h às 13h, acontece a Feira Orgânicos da Mantiqueira, onde é possível adquirir diversos orgânicos fresquinhos, vale muito a pena!

Orgânicos da Mantiqueira

Birdwatching (observação de pássaros)

Gonçalves também é um destino ótimo para quem curte observação de pássaros, atividade conhecida como birdwatching. São mais de 250 espécies catalogadas, contando com aves do nosso dia a dia, como canários da terra e bem-te-vis, e espécies mais raras, como mãe-da-lua e pavós.

Birdwatching (observação de pássaros)

Dicas gerais de Gonçalves

Apesar da evolução nos últimos anos, Gonçalves possui algumas peculiaridades que você precisa saber antes de ir para lá. Apenas a operadora de celular Vivo funciona no centro e na maioria dos bairros.

O único banco presente na cidade é o Banco do Brasil, porém há um posto de atendimento do Bradesco e uma casa lotérica. Não há nenhum banco 24 horas por lá. A grande maioria dos lugares que visitei já aceitam cartões de crédito ou débito, porém alguns comércios na cidade ainda não aderiram a esta facilidade, leve dinheiro e na dúvida, pergunte antes de comprar.

A cidade possui supermercado, porém os preços podem ser um pouco mais caros já que não há muitas opções por lá, opte por levar algumas coisas de sua cidade. As farmácias funciona em dias de semana até as 20h, e aos sábados e domingos até as 12h.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios - O que fazer em Gonçalves-MG

No vídeo abaixo, que está em nosso canal no Youtube, você confere o meu roteiro completo pela cidade, não deixe de assistir e se inscrever em nosso canal.

Viagem realizada em janeiro de 2021

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

4 respostas

  1. Muito legal o relato de vocês, adorei conhecer um pouco de Gonçalves através desse post, deu pra perceber que é um lugar maravilhoso pra quem está buscando por uns dias de descanso e contato com a natureza.

  2. Olá. Estivemos em Gonçalves. Mg de 25 a 29 de.maio. na pousada cabanasmomundo.
    Maravilhados com atendimento, clima, comida,passeios,vegetação, pássaros, visual fantástico. Obrigado por nos acolher. Chalé Itália, lareira acesa
    uma casa nas montanhas linda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados