logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Cachoeira das Sete Quedas em Gonçalves-MG

Cachoeira das Sete Quedas em Gonçalves-MG

A Cachoeira das Sete Quedas é uma linda cachoeira localizada em Gonçalves, um dos pontos turísticos mais visitados daquela região, com localização muito próxima ao centrinho da cidade. Com diversas quedas d’água e outras cachoeiras muito próximas, esta é uma atração imperdível para os turistas que visitam Gonçalves, uma pequena e charmosa cidade localizada no sul de Minas Gerais.

Visitei esta cachoeira e aproveitei para conhecer também outras duas cachoeiras que ficam naquele complexo, a Cachoeira do Retiro e a Cachoeira do Cruzeiro, em um percurso conhecido como Trilha das Cachoeiras. Quer saber como é o acesso até elas? Confira todas as informações neste post.

Cachoeira das Sete Quedas

A Cachoeira das Sete Quedas está localizada no bairro do Retiro, a cerca de 1,5 quilômetros do centro de Gonçalves. Após passar o Posto Petrobrás, siga pela esquerda da rotatória e pegue a segunda rua novamente à esquerda, seguindo pela Estrada São Sebastião. Siga até a Pousada Trem das Cores, o acesso a cachoeira fica ao lado.

Pegando esta estrada, siga por mais alguns metros, até subir um morro para chegar ao Quiosque Sete Quedas, uma estrutura para recepcionar os turistas, que oferece uma vista panorâmica de um deck para a Cachoeira das Sete Quedas.

Placas de segurança contra o Coronavírus
Quiosque Sete Quedas
Quiosque

Esta estrutura conta com um amplo estacionamento e comercializa bebidas. Para iniciar a trilha que dá acesso as cachoeiras, é necessário pagar uma taxa de R$5. Pela conservação do local, das ótimas condições da trilha e da sinalização, o valor é bem justo. O local funciona somente aos sábados, domingos, feriados e durante as férias, das 9h às 17h.

Mas o mais interessante mesmo é descer as centenas de degraus até chegar, de fato, à Cachoeira das Sete Quedas. Composta por diversas quedas, esta cachoeira conta com piscinas para banho e lajes de pedra que podem chegar à 7 metros de altura. Porém optei por não entrar nesta cachoeira, visto que a do Cruzeiro seria a melhor para banho.

Cachoeira das Sete Quedas - Gonçalves-MG
Cachoeira das Sete Quedas
Cachoeira das Sete Quedas - Gonçalves-MG
Trilhas sinalizadas em Gonçalves-MG
Trilhas em boas condições

Cachoeira do Retiro

Poucos metros à frente, seguindo pela trilha sinalizada, cheguei à Cachoeira do Retiro, que possui uma queda bem menor e bem mais simples que a primeira cachoeira citada, não sendo recomendada para banho pois fica muito próxima de algumas quedas.

Para alcançar esta cachoeira, a trilha também é bem fácil, são apenas alguns metros após o início do circuito e não há a necessidade de subir muitos degraus, trilha bem leve. Mas a surpresa estava guardada para a última cachoeira deste complexo.

Cachoeira do Retiro - Gonçalves-MG
Cachoeira do Retiro
Trilhas sinalizadas em Gonçalves-MG
As trilhas possuem boa sinalização
Cachoeira do Retiro - Gonçalves-MG

Cachoeira do Cruzeiro

Também sinalizada, a trilha que leva até a Cachoeira do Cruzeiro é um pouco mais longa, são cerca de 800 metros, uma trilha de dificuldade leve, mas que requer algum cuidado por passar por áreas um pouco mais difíceis. Não tem como errar a trilha, só existe ela, sendo que esta termina na cachoeira.

No caminho, dá pra ir contemplando algumas pequenas quedas, já que a trilha vai beirando o rio, alguns locais são até bons para banho. Após cerca de 20 minutos de caminhada, cheguei à Cachoeira do Cruzeiro, esta sim é ótima para banho, com uma grande piscina natural que se forma logo em frente a sua belíssima queda, que possui cerca de 7 metros de altura.

Cachoeira do Cruzeiro - Gonçalves-MG
Cachoeira do Cruzeiro
Cachoeira do Cruzeiro - Gonçalves-MG
Cachoeira do Cruzeiro

Por ali há uma grande pedra, onde as pessoas costumam deixar os seus pertences ou usada como mirante para admirar a cachoeira, que é realmente muito bonita. Eu não resisti, claro que fui me banhar nas águas geladas e refrescantes desta cachoeira. Esta piscina natural é rasa e dá para entrar sem maiores dificuldades, basta ter cuidado com algumas pedras que ficam submersas.

Cachoeira do Cruzeiro - Gonçalves-MG
Este blogueiro curtindo as águas da Cachoeira do Cruzeiro

Dicas

Leve água em alguma garrafinha para se refrescar no caminho. Caso esqueça, compre no quiosque. Apesar de não pegar sol em grande parte da trilha, é importante se hidratar. Vá com tênis confortável para percorrer a trilha com segurança e não se machucar. Abuse do protetor solar, os dias costumam sem bem quentes em Gonçalves.

Fiz esta trilha sozinho (sem guia), é bem fácil e não tem erro, mas se mesmo assim não se sentir seguro, poderá contratar um guia para lhe acompanhar, recomendo o Flávio, da agência Conexão Gonçalves (35) 99715-9191. É recomendado percorrer esta trilha pela manhã, desde que o tempo esteja agradável, mas se não for possível, procure ir no início da tarde.

André Morato e Kalidia Silva

No vídeo abaixo, que está em nosso canal no Youtube, você confere um pouco mais das cachoeiras e das trilhas, além de diversas outras dicas de passeios e atividades a se fazer em Gonçalves.

Gostou do vídeo? Aproveite para se inscrever em nosso canal e receber notificações de novos conteúdos.

Viagem realizada em janeiro de 2021

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados