logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Roteiro da Serra da Balança com a Conexão Gonçalves-MG

Roteiro da Serra da Balança com a Conexão Gonçalves-MG

O Roteiro da Serra da Balança é um dos roteiros que fazem mais sucesso em Gonçalves, uma charmosa cidade localizada no sul de Minas Gerais, um passeio onde é possível conhecer melhor o lado rural da cidade onde é possível curtir mirantes, trilhas, construções tradicionais e até cachoeiras, com o destaque ficando para a Serra da Balança.

O caminho é bastante complicado de ser percorrido sem um veículo 4×4, principalmente se estiver na cidade na época das chuvas, por isso é importante realizar este passeio com o apoio de alguma agência. Logo quando comecei a procurar, recebi uma indicação do Flávio, da agência Conexão Gonçalves, um cara muito gente boa que conhece tudo da região, fiz este roteiro com ele e gostei bastante.

Como o tempo estava instável, percorri este roteiro logo no dia em que cheguei à cidade, com direito a muita lama e belíssimas paisagens. Ficou curioso para saber o que encontrei pelo caminho? Vou contar tudo agora. No final do post ainda tem um vídeo para você conhecer ainda mais o passeio.

Mirante dos Serranos - Roteiro da Serra da Balança - Gonçalves-MG

Roteiro pela Serra da Balança

O roteiro pela Serra da Balança tem duração média de 3h, sendo feito em um jipe exclusivo que pode receber até 4 pessoas. Quando estive em Gonçalves em janeiro, o tempo estava firme na parte da manhã e chuvoso à tarde, então fiz o roteiro na parte da manhã, o melhor horário para se fazer, desde que o tempo esteja bom.

Percorrendo este roteiro na parte da manhã, você termina o tour e já vai direto para o almoço, sendo que a parte da tarde você ainda pode conhecer algumas cachoeiras, percorrer trilhas ou até mesmo curtir a pousada em que está hospedado, já que a grade maioria das pousadas de Gonçalves são agradáveis e charmosas. Eu me hospedei na Pousada Morada do Luar que oferece hospedagem em chalés privativos, com cozinha completa e uma vista incrível.

Pousada Morada do Luar - Hospedagem em Gonçalves-MG
Pousada Morada do Luar

Para iniciar o roteiro, o primeiro passo foi seguir até a Conexão Gonçalves, que fica no centrinho da cidade. Nosso primeiro atrativo está no bairro Atrás da Pedra, ali avistei a Pedra do Cruzeiro, cujo topo está a 1152 metros de altitude onde há uma capela e uma cruz. Mas não subi até lá, o tempo não estava bom então apenas avistei a pedra da estrada.

Pedra do Cruzeiro - Roteiro da Serra da Balança - Gonçalves-MG
Pedra do Cruzeiro

De lá, partimos para um dos bairros mais históricos e importantes de Gonçalves, o Bairro dos Venâncios. Por ali, a estrada é toda de terra e o cenário é composto por belas montanhas e muito verde.

É neste bairro que está a casa de pau a pique mais antiga da cidade, com cerca de 150 anos, chamada de Casa Centenária. Em frente à esta casa, há um morro calçado que leva até a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Benedito, uma capela simples e charmosa (estava fechada) que oferece uma vista muito bonita para a região ao redor, vale a pena subir até lá. Qualquer bairro de Gonçalves, por menor que seja, possui uma capela.

Turismo Rural em Gonçalves-MG
Cenário composto por estradas de terra e muito verde ao redor
Casa Centenária de Pau a Pique - Roteiro da Serra da Balança - Gonçalves-MG
Casa Centenária de Pau a Pique
Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Benedito - Roteiro da Serra da Balança - Gonçalves-MG
Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Benedito
Roteiro da Serra da Balança - Gonçalves-MG
Vista do portão em frente à igreja

O próximo ponto de interesse é o mais importante deste roteiro e até dá nome e ele, a Serra da Balança. Com o transporte 4×4, alcançamos um mirante natural, que fica dentro de uma propriedade particular, uma vista espetacular para a sucessão de de picos que formam estreitos platôs, com altitudes que vão de 1300 a 1750 metros de altitude.

Em dias claros, é possível observar dali a Pedra do Baú e até a cidade de Campos do Jordão, mas a vista para a serra é o grande atrativo, deslumbrante. Mas haviam ainda mais surpresas neste roteiro.

Roteiro da Serra da Balança - Gonçalves-MG
Serra da Balança
Roteiro da Serra da Balança - Gonçalves-MG
Serra da Balança

O roteiro pela Serra da Balança seguiu pela estrada de terra e chegamos ao Espaço Kalevala, uma fazenda de uma família finlandesa localizada em um vale, que oferece diversas atividades, mas que estava fechada por conta da pandemia.

Consegui visitar a singela Capela de São João, que data de 1944 e possui em seu interior um pequeno altar com algumas imagens sacras, além do Labirinto Pedra Encaixada, uma tradição dos países nórdicos onde as pessoas percorrem o labirinto com uma pedra, fazem um pedido dentro de sua crença e deposita esta pedra na volta, em qualquer lugar.

Espaço Kalevala - Gonçalves-MG
Espaço Kalevala
Capela de São João - Espaço Kalevala - Gonçalves-MG
Capela de São João
Capela de São João - Espaço Kalevala - Gonçalves-MG
Labirinto Pedra Encaixada - Espaço Kalevala - Gonçalves-MG
Labirinto Pedra Encaixada

O próximo atrativo deste roteiro localiza-se no município vizinho, em São Bento do Sapucaí, já no estado de São Paulo. Atravessamos a divisa dos estados pela estrada de terra, onde há uma sinalização indicando a mudança dos estados e chegamos ao Mirante dos Serranos, localizado no bairro de mesmo nome.

Um deck de madeira com bancos e uma vista espetacular para a região do vale do Sapucaí Mirim são os atrativos por ali, onde também é possível avistar Campos do Jordão, a cidade de São Bento do Sapucaí e até o observatório astronômico em Itajubá. Aqui a vista é tão bonita quanto a da Serra da Balança, com o diferencial de oferecer um deck.

Mirante dos Serranos - São Bento do Sapucaí-MG
Mirante dos Serranos
Mirante dos Serranos - Roteiro da Serra da Balança - Gonçalves-MG

Quando estávamos retornando ao centro de Gonçalves, o tempo abriu então resolvemos fazer uma parada na Cachoeira do Simão, que fica no caminho de volta e possui um acesso super fácil, uma trilha de cerca de 100 metros. Esta cachoeira é uma das mais procuradas de Gonçalves, fica próxima do centrinho e oferece um bom poço para banho, além de pedras grandes no entorno, ótimas pela relaxar e curtir a vista.

Cachoeira do Simão - As melhores cachoeiras de Gonçalves-MG
Cachoeira do Simão
Cachoeira do Simão - As melhores cachoeiras de Gonçalves-MG
Cachoeira do Simão
Cachoeira do Simão - As melhores cachoeiras de Gonçalves-MG
Cachoeira do Simão

Aqui termina o roteiro pela Serra da Balança e você pode acompanhar mais detalhes deste roteiro no vídeo abaixo, que está em nosso canal no Youtube. Aproveite para se inscrever em nosso canal e receber notificações de novos conteúdos.

Retornamos ao centro de Gonçalves e almoçamos no Chalezinho Gastrobar, uma boa opção para o almoço com preços justos e boa localização. Por lá, saboreamos a Costelinha Mineira, estava uma delícia e serviu muito bem a duas pessoas.

Flávio - Conexão Gonçalves-MG
Este blogueiro com a Kaká e o Flávio

Conexão Gonçalves (Flávio)
Rua Capitão Antônio Carlos 282
Centro – Gonçalves-MG
(35) 99715-9191

Viagem realizada em janeiro de 2021

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados