logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Divinópolis » O que fazer em Divinópolis – MG

O que fazer em Divinópolis – MG

Divinópolis é uma cidade mineira localizada no centro oeste do estado, possui aproximadamente 234 mil habitantes e está a 110km da capital Belo Horizonte. Apelidada carinhosamente de “Princesinha do Oeste”, não é uma cidade turística mas possui alguns locais interessantes que podem ser visitados, caso você esteja na cidade. Confira neste post o que fazer em Divinópolis.

História de Divinópolis

Fundada em 1767 por João Pimenta Ferreira, o primeiro assentamento ocorreu próximo às margens do Rio Itapecerica, um dos rios que banham a cidade, recebendo o nome de Paragem do Itapecerica. Em 1770, se tornou um distrito da cidade Tamanduá (hoje chamada Itapecerica) recebendo o nome de Espírito Santo do Itapecerica. Somente em 1912, se tornou uma cidade, recebendo o atual nome.

O desenvolvimento da cidade se deu após a construção da Estrada de Ferro Oeste de Minas, trazendo indústrias siderúrgicas para a região. Veja mais sobre a história da cidade neste link.

Vista panorâmica - O que fazer em Divinópolis-MG

Como chegar à Divinópolis

De carro -> Para chegar de carro à partir de Belo Horizonte, siga pela BR-262 até Juatuba, onde deverá pegar a MG-050 (trecho sinalizado). Siga pela MG-050 até Divinópolis. Se preferir, pode seguir pela BR-262 até a AMG-0320, passando pela cidade de São Gonçalo do Pará, que é vizinha à cidade de Divinópolis. Outras rodovias que cortam a cidade são a BR-494 e a MG-252.

De ônibus -> A empresa Teixeira Turismo realiza o trajeto Belo Horizonte/Divinópolis diariamente em vários horários (30 em 30 minutos). O valor da passagem para ônibus convencional custa em média R$40 e no ônibus executivo R$45.

De avião -> O aeroporto Brigadeiro Cabral existe na cidade desde 1947 e, a partir de julho de 2015, está recebendo vôos da Azul, vindos de Campinas/SP. São 5 voos semanais em diferentes horários.

Aeroporto – Rua Márcio Notini, 100 – Bairro Jusa Fonseca – (37) 3222-7601

Aeroporto de Divinópolis-MG
Aeroporto Brigadeiro Cabral

O que fazer em Divinópolis

Divinópolis possui como principais atividades econômicas a indústria confeccionista e a metalurgia/siderurgia mas possui algumas atrações turísticas. A grande maioria dessas atrações são prédios históricos, igrejas e museus.

1 – Visitar as Igrejas

Divinópolis possui várias igrejas, muitas delas fazem parte da história do município como a Catedral do Divino Espírito Santo e o Santuário de Santo Antônio, ambas localizadas no centro da cidade. Outra bela construção é a Igreja Senhor Bom Jesus, localizada no bairro Niterói. Destaco ainda  o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que chega a receber mais de 8000 fiéis para participar da Missa da Família, todas as quartas feiras.

Igreja Senhor Bom Jesus
Igreja Senhor Bom Jesus

2 – Visitar os pontos turísticos

Maria Fumaça -> A locomotiva a vapor série 339 batizada de Carmem Miranda foi construída em 1941, um marco inicial do progresso de Divinópolis. A partir de peças feitas de materal usado, sucatas, utilizando medidas tomadas em sarrafos de madeira, o técnico ferroviário João Morato elaborou o projeto da Maria Fumaça, com tração para até sete vagões, percorrendo os trajetos de Divinópolis a Belo Horizonte e à Garças de Minas (atualmente Iguatama/MG).

No ano seguinte (1941) foi construída a locomotiva da série 340 à lenha, que atuou pelas linhas ferroviárias até 1965. Esta locomotiva está em exposição em Divinópolis, em um dos pontos turísticos da cidade. A Maria Fumaça está exposta na Praça dos Ferroviários, onde há uma réplica de uma antiga estação em Divinópolis.

➡ Rua Mestre Pedro Silva 120 – Praça dos Ferroviários – Esplanada

Maria Fumaça - O que fazer em Divinópolis-MG

Ponte de Ferro (Pontilhão) -> Construída no início do século, a Ponte de Ferro trouxe progresso para a cidade, ligando Divinópolis à capital Belo Horizonte, através da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O pontilhão é um cartão postal da cidade, porém nos últimos anos, o local tem sido frequentado por usuários de drogas e está “esquecido” pela administração local. Há alguns anos, o “Pontilhão” recebeu uma pintura e foi deslocado alguns metros à frente de seu local original, deixando de ser caminho dos trens para se tornar passarela para pedestres.

➡ Bairro Niterói

Pontilhão - Divinópolis-MG

Antiga Estação de Trem -> A Estação de Trem de Divinópolis foi inaugurada três meses após a criação do município (1912), ligando Divinópolis à Belo Horizonte. O crescimento de Divinópolis e todo o seu desenvolvimento se deu através das ferrovias, o meio de transporte mais importante da época. A Estação é tombada como patrimônio histórico, porém ainda não pertence à prefeitura. Sendo assim, a única coisa que se pode conhecer é a fachada principal da estação (foto abaixo).

Está nos planos da prefeitura a aquisição em definitivo do imóvel, transformando-o em um local turístico, além da criação do Museu da Memória Ferroviária, sendo que todo o acervo deste Museu já se encontra no local.

➡ Início da Rua Rio de Janeiro – Centro
➡ Entrada:
Desativado

Antiga Estação de Trem - O que fazer em Divinópolis-MG

3 – Ver fotos e objetos importantes no Museu Histórico de Divinópolis

O Museu Histórico de Divinópolis fica na Praça Dom Cristiano, também conhecida como Praça da Catedral, no Centro de Divinópolis. Funciona em um antigo casarão do século XIX e possui algumas peças que fazem parte da história do município, além de fotos e documentos. A entrada é gratuita porém a visita não é guiada.

➡ Praça Dom Cristiano 328 – Centro – (37) 3222-7629
➡ Entrada:
Gratuita
💡 Terça à sexta das 8h às 17h30 | Domingo, de 9h às 13h 

Museu Histórico

4 – Jantar nos melhores restaurantes da cidade

Divinópolis possui diversos restaurantes e este blogueiro teve a oportunidade de jantar nos três que julgo serem os melhores da cidade. Além destes, há opções para happy hour e sanduíches artesanais, além do melhor churrasco da cidade, está tudo explicando neste post.

Cheia de Graça Arte e Sabor - Restaurante em Divinópolis-MG
Restaurante Cheia de Graça

5 – Assistir a uma peça no Teatro Usina Gravatá

O imóvel onde atualmente funciona o Teatro Usina Gravatá foi construído em 1932, abrigando a Usina de Álcool Motor de Mandioca do Estado de Minas Gerais, a primeira deste gênero na América Latina. O prédio também foi sede da Camig (Companhia Agrícola de MG) e virou um depósito. Ficou um tempo abandonado e foi tombado como Patrimônio Histórico de Divinópolis. Após dez anos de reformas, o local se transformou em um dos pontos culturais mais importantes de Divinópolis, o Teatro Usina Gravatá.

➡ Rua Frei Caneca 1 – Afonso Pena – (37) 3216-1951
➡ Agenda:
Aqui

Teatro Gravatá - O que fazer em Divinópolis-MG

6 – Conhecer as lindas obras do mestre GTO

O Museu GTO reúne diversas obras de Geraldo Teles de Oliveira, o famoso GTO, um importante artista brasileiro que viveu em Divinópolis. Atualmente o museu é gerenciado pelo neto de GTO, que dá sequência ao trabalho junto à seu pai. A visita é gratuita, mas deve ser previamente agendada.

➡ Rua Rubi 283 – Niterói – (37) 3221-5729 / 99948-1313
➡ Entrada:
Gratuita
💡 Visitas sob agendamento

Museu GTO - Geraldo Teles de Oliveira

7 – Passear pela Praça do Santuário

Conhecida como “Praça do Santuário”, a Praça Benedito Valadares fica no centro de Divinópolis e foi inaugurada em 1968, sendo uma opção de lazer aos moradores e palco de grandes manifestações populares. Também tombada como patrimônio histórico de Divinópolis, uma grande revitalização foi realizada na praça em 2012, recebendo uma reforma paisagística e acessibilidade para todos, troca de bancos e outras melhorias.

Aos domingos, a Praça do Santuário recebe a Feira Entre Amigos, uma feira de artesanato com cerca de 30 barracas que comercializa diversos itens de artesanato, com qualidade e bons preços. Além destas, a feira possui barracas de gastronomia, onde é possível provar algumas iguarias doces e salgadas.

Praça do Santuário - O que fazer em Divinópolis-MG
Praça do Santuário

8 – Assistir ao rodeio e curtir os shows da DivinaExpô

A DivinaExpo é uma festa de rodeio que atrai muitos visitantes à Divinópolis, sendo considerada uma das melhores festas do gênero no Brasil. Geralmente acontece no final de maio e início de junho sempre com entrada gratuita no dia 1º de junho, data do aniversário da cidade, trazendo artistas em evidência no cenário nacional.

Divinaexpô - O que fazer em Divinópolis-MG
Divinaexpô. Foto: Divulgação Divinaexpô

Parque da Divinaexpô – Av. Paraná 3560 – Bairro São Judas – Site Oficial 

Tem mais dicas de o que fazer em Divinópolis? Conte pra gente nos comentários!

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

32 respostas

  1. Poxa, juro que entrei no seu post imaginando que a cidade reservaria alguma coisa referente à arte e à poesia de Adélia Prado. É muito triste que a maior parte dos grandes nomes da arte e da literatura brasileiras só são homenageados postumamente.

    1. Olá Walmor, concordo plenamente com você.
      É uma pena a cidade não possuir algo que homenageie Adélia Prado.
      Acho que esta sua abordagem deve ser levada aos órgãos de turismo da cidade.
      Certamente você não encontrou nada sobre Adélia Prado aqui no blog porque não há nada na cidade relacionado ao turismo que possa ser divulgado aqui.
      Se algum dia tiver, terei o maior prazer em divulgá-lo aqui.
      Um abraço!

  2. Sou mineiro de Teófilo Otoni e sempre fui fã da espetacular Divinópolis, primeiro por sua economia punjunte e depois por ter um conjunto de “arranha-ceu” simplesmente magnífico.
    Talvez seja a cidade mineira, proporcionalmente à população,com maior número (requer verificação) de prédios altos per capita!
    Parabéns por divulgar ‘nossa’ Minas Gerais para o Mundo.

    Um grande abraço!

    1. Existem alguns bares com musica ao vivo, geralmente das 21hs até 00:00, no máximo 00:30 — Espettus, Paiol Urbano são duas opções bacanas.

    1. Oi Rosane, a cidade possui algumas cachoeiras, mas ainda não conheço nenhuma. Pra falar a verdade tenho receio em procura, já que elas ficam em locais distantes, que podem ser perigosos. As informações que encontrei na internet são desencontradas.
      Se souber algo a respeito, mando um e-mail para você.
      Um abraço!

  3. Morei porpouco tempo nesta cidade. Mas devido as circunstancias (emprego), tive que mudar pra outra localidade. A impressão que me causou é de uma cidade contagiante, pessoal receptivo e acolhedor. Uma coisa inexplicável…sempre que posso procuro visitar.
    Gostaria que desse certo minha permanência aí…

    1. Oi Rodolfo, por educação eu diria “que pena você não ter ficado”, mas a verdade é que a cidade está abandonada, nada vai pra frente, várias empresas grandes estão deixando Divinópolis, e nem voos a cidade terá, visto que a Azul Linhas Aéreas partiu daqui. O trânsito daqui é o mais mal educado que conheço e o atendimento deixa a desejar em muitos comércios.
      Eu amo esta cidade, minha terra natal, mas essa é a realidade de Divinópolis.
      Um grande abraço e espero que esteja gostando de onde estiver morando.

      1. Meio exagero dizer que nada vai pra frente em Divinópolis!! Outra a Azul não deixou a cidade que aconteceu foi que a prefeitura deixou o aeroporto sem pessoal de apoio para pousos pelo fato dela ter rescindido com o contrato com a SOCICAM. A INFRAERO veio pra cá em junho de 2019 e já trouxe vários equipamentos para voltar os voos comercias, no qual a Azul deixou claro seu interesse em operar na cidade!! Existe sim uma má administração municipal na cidade como em todo país, principalmente em Minas Gerais onde o governo estadual não repassa verbas para as cidades agravando seus problemas!!!

        1. Olá Vinícius.
          Em relação à Azul, em nenhuma momento disse que ela deixou a cidade por opção, a sua história é verídica, a falta de repasse levou a diversos problemas, inviabilizando o suporte à Companhia Aérea.

  4. Nossa, pensei em visitar Divinopolis uma vez q estarei por perto mas vc q é mirador passa essa imagem de cidade degradada e atrações naturais de acesso ruim e perigoso, vc como morador nao conhece as cachoeiras, decepção total.

    1. Olá.
      Infelizmente essa é a realidade da cidade, uma pena.
      Mas esperamos por dias melhores!
      Quanto às cachoeiras, esqueça, não são nem de longe atrativos da cidade, o foco é outro!

  5. Não conheço Divinópolis, ouvi falar que vendem roupas com ótimos preços, que muitos donos de lojas vão aí comprar barato e revender mais caro em duas cidades. Gostaria de saber se realmente é assim, se vale a pena ir para comprar roupas.

  6. Olá!!!
    Adorei o blog!
    Sou do interior do Rio de Janeiro e gostaria de ir a Divinópolis sozinha, de ônibus, para assistir a Missa da Família. Gostaria por favor de dicas, tipo de há hotel próximo a igreja (ir a pé), se preciso chegar com muita antecedência e se é longe de carro , da rodoviária até a igreja. Minha intenção é chegar na quarta e ir embora na quinta-feira , por esta sozinha. A cidade é perigosa? O shopping é legal?
    Desde já muito obrigada!

    1. Oi Denise, tudo bem?
      O hotel mais próximo do Santuário de Nossa Senhora Aparecida que indico é o Hotel Verona Tower, ele fica a 600 metros de distância, cerca de quatro quarteirões. Apesar da proximidade, a igreja fica no alto de um morro, a subida é muito íngreme, se não tiver dificuldades de locomoção, dá pra chegar sem maiores problemas. Só não recomendo voltar a pé sozinha, pois estamos no Brasil, daí segurança pública não é nosso forte. A rodoviária de Divinópolis não fica muito distante do hotel, cerca de 1,3 quilômetro, ou 17 minutos de caminhada. Na região ao redor da rodoviária, há vários shopping com foco em confecção, sendo que o Shopping Pátio Divinópolis possui boas opções de lazer. Quanto à Missa da Família, se quiser ficar dentro da igreja, é bom chegar por volta de 18h30 que consieguirá um lugar, mas tem as áreas ao redor da igreja, que possuem bancos, estando sozinha, não terá dificuldades em localizar um banco.
      Espero ter lhe ajudado. Um grande abraço!

  7. Fala André, beleza irmão?
    Parabéns pela explanação da matéria.
    Gostaria de saber se Divinópolis vale a pena a viagem com o intuíto de conhecer as mineirinhas? Rsrs. Como elas são? Receptivas? Legais? Como é a noite por ai?
    Gosto muito do povo mineiro.
    Se puder me dar uma dica ficarei grato.

    Obrigado.

    Um abraço.

    1. Oi Tiago, tudo bem?
      Divinópolis tem muita gente bonita sim e legal sim, a cidade possui muitos bares bons para sair à noite, mas peca no quesito baladas, elas são mais raras por aqui. Tenho um perfil no Instagram com dicas do que fazer na cidade, caso queira acompanhar é @ocasaldedivi
      Um abraço!

      1. Tudo bom, André. Obrigado por responder e pela agilidade. Preciso dar umas voltas por ai. Não conheço Minas Gerais ainda. Já li muita coisa no seu blog que é recheado de coisas de Minas…rs. Aliás é o mais completo até o momento. Bom trabalho, parabéns. Vou te seguir lá sim, obrigado. Um abraço meu querido.

  8. Pingback: A história de Divinópolis-MG – Área37
  9. Olá André, sei que sua reportagem sobre Divinópolis já faz um tempo mas gostaria de saber sobre atrações para crianças na cidade, pois cheguei recentemente e mesmo com esta pandemia deve haver alguns locais abertos para a recreação delas.

  10. Olá, gostaria de saber quais shoppings para fazer compraa de roupas baratas você indicaria para eu incluir no meu roteiro de viagem em Divinópolis? E se vc indica outra cidade de Minas que tenha este atrativo.
    Obrigado

    1. Olá Gladstone, e Divinópolis há a chamada Região dos Shopping’s, onde é possível encontrar diversas opções. Se fosse para indicar um, indicaria o Divishop para roupas mais baratas.
      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados