O Museu GTO está localizado na cidade de Divinópolis, no Centro Oeste de Minas Gerais e recebe este nome por abrigar obras de um grande artista brasileiro, Geraldo Teles de Oliveira.
NAVEGUE PELO POST
ToggleHistória de Geraldo Teles de Oliveira
Geraldo Teles de Oliveira nasceu em Itapecerica/MG, passou a infância e a juventude em Divinópolis e morou também no Rio de Janeiro, onde trabalhou como funileiro, moldador e fundidor. Quando retornou à Divinópolis, já com 38 anos de idade, trabalhou como vigia noturno em um hospital da cidade, onde foi internado para tratamento de saúde.
O primeiro trabalho de Geraldo Teles de Oliveira surgiu em 1965 já com 52 anos de idade, realizando um grande sonho de transformar madeira em arte. A pedido de um padre, G.T.O. esculpiu uma imagem para a Igreja Senhor Bom Jesus, perto de sua casa, onde mais tarde seu trabalho foi comercializado por galerias de arte.
Desde o início, suas obras ganham projeção nacional e G.T.O. consagra-se como um dos grandes artistas visionários do país, conseguindo unanimidade da crítica, fato raro na arte popular.
O Museu GTO
O Museu GTO funciona em uma grande casa, onde o artista viveu e criou sua família, até falecer em 1990. Fundado em 1981, o espaço conta com um pequeno acervo de obras de G.T.O., além de abrigar objetos pessoais e algumas ferramentas de trabalho.
Em 2007 foi criado o Instituto GTO, com a finalidade de profissionalizar o processo de manutenção do museu, aprimorando as exposições. Já no ano de 2009, O Museu GTO recebeu uma revitalização, recebendo pintura, iluminação, restauração de portões, janelas, e portas, cerca elétrica e reforços em itens de segurança.
A ideia da criação do museu surgiu pelo fato de Divinópolis receber vários turistas interessados em conhecer Geraldo Teles de Oliveira e algumas de suas obras.
Geraldo Fernandes de Oliveira e Alex Teles, netos de G.T.O. são os responsáveis pelo museu, que também abriga o ateliê de Mário Teles, Geraldo Fernandes e Milton Marcolino. Eles desenvolvem o trabalho passado de geração em geração, dando sequencia ao legado deixado por Geraldo Teles de Oliveira.
A Arte de Geraldo Teles de Oliveira
Mestre da linguagem universal, G.T.O. recorre à figura humana, esquemática e repetida, aliada ao círculo e ao retângulo, para construir à imagem de si mesmo o grande edifício metafísico que é a sua escultura.
A pluralidade de suas figuras termina por construir imagens de grande equilíbrio e unidade formal. Nas “Rodas Vivas” de G.T.O. o centro é comumente sugerido, mas quase nunca configurado, como nas mandalas orientais.
A visita ao Museu GTO é gratuita e a visitação se dá mediante agendamento com os responsáveis pelo Museu. Há uma página no Facebook sobre o Museu GTO. Os telefones para agendamento de visitas e maiores informações estão no final do post.
O Museu GTO possui apenas duas salas para visitação, uma com as grande obras de G.T.O. e outra que abriga o ateliê de Mário Teles, que dá sequencia ao seu trabalho. Há ainda um grande painel com uma linha do tempo, contando a vida de G.T.O.Eu confesso que esperava bem mais do museu e acredito que Geraldo Teles de Oliveira merece bem mais do que há no Museu atualmente.
Vale destacar o trabalho e empenho dos netos de G.T.O., que estão sempre buscando soluções para a melhoria do Museu. Segundo informou Alex Teles, um dos responsáveis pelo espaço, foram prometidas várias melhorias além de recursos para o espaço, mas quase nada foi cumprido.
Alex está empenhado em melhorar a estrutura do museu e já está nos planos a criação de oficinas em um espaço grande que fica nos fundos do Museu: “Estamos empenhados em melhorar o Museu, porém a falta de apoio faz com que busquemos, por conta própria, recursos que coloquem o Museu GTO como uma grande atração turística além de valorizar o grande trabalho de Geraldo Teles de Oliveira”.
Museu GTO
Rua Rubi 283, Bairro Niterói – Divinópolis/MG
(37) 3221-5729 / 9948-1313
Página do Facebook
Viagem realizada em julho de 2015
Parabéns pela divulgação de um Artista tão importante da História da Arte Divinópolitana !!!