Praia de Copacabana e Forte do Leme, Rio de Janeiro

A praia mais famosa do Brasil merece ser visitada e o forte possui uma linda vista

A Praia de Copacabana e o Forte do Leme ficam na zona sul da cidade do Rio de Janeiro e são atrações imperdíveis. Ir ao Rio de Janeiro sem passar por Copacabana é praticamente impossível, é o bairro mais famoso da cidade e o mais visitado. Mas como é passar o dia nesta praia? E o Forte do Leme, vale a pena visitar? Saiba todos os detalhes aqui no blog.

Praia de Copacabana

Com mais de 4 quilômetros de extensão, a Praia de Copacabana é a mais famosa praia da cidade e talvez a mais conhecida do Brasil. A praia possui uma extensa faixa de areia e possui águas claras, quase sempre próprias para banho. Caminhando pela orla, você encontrará diferentes tipos de pessoas, sejam brasileiros ou estrangeiros. Um belíssimo calçadão contorna toda a orla da praia, com vários quiosques servindo diferentes tipos de petiscos, além de bebidas.

Durante o início da manhã e o final da tarde, este calçadão sempre fica cheio de pessoas fazendo caminhada ou pedalando pela ciclovia, que fica ao lado do calçadão. À noite, a praia fica toda iluminada e várias pessoas passam por lá, seja para ir na famosa Feirinha de Copacabana, seja para caminhar pela orla, ou até mesmo ir em um dos diversos restaurantes, bares e pubs encontrados por lá.

Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ

Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ

Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ

Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ

Se você deseja se hospedar em Copacabana, uma infinidade de hotéis podem ser reservados. É lá que está o Copacabana Palace, o mais charmoso e luxuoso hotel do Rio de Janeiro. Diversos eventos são realizados nas areias da Praia de Copacabana, e o mais famosos deles é o reveillón. Dito por muitos como a mais bela queima de fogos do mundo, o Reveillón em Copacabana reúne mais de 2 milhões de pessoas todos os anos com mais de 15 minutos de show pirotécnico.

Copacabana Palace - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ
O famoso Copacabana Palace, na orla de Copacabana
Reveillón em Copacabana - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ
Reveillón em Copacabana. Foto: Divulgação Rio de Janeiro

Forte do Leme – Forte Duque de Caxias

O Forte do Leme ou Forte Duque de Caxias, fica na extremidade direita da Praia de Copacabana no topo do Morro do Leme, sendo uma das mais antigas fortalezas da cidade do Rio de Janeiro. Além de curtir uma vista deslumbrante para a Praia de Copacabana, a subida ao até o Forte é um ótimo passeio ecológico.

O Forte foi construído entre 1776 e 1799 quando o Brasil era parte do Império Português. Sua missão era avistar naves invasoras e avisar as fortalezas na Urca. Os canhões eram capazes de atingir navios a longa distância para proteger a costa contra invasões. O Forte foi reformado em 1895 e passou a se chamar Forte do Leme e em 1918 recebeu os canhões Krupp. A partir de 1935 passou a se chamar Forte Duque de Caxias em homenagem ao general brasileiro de mesmo nome.

Morro do Leme - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ
Morro do Leme
Canhões Krupp no Forte do Leme - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ
Canhões Krupp, no Forte do Leme

Para realizar o passeio você precisará ir até a Praça Almirante Júlio de Noronha no final da Av Atlântica, onde há um Centro de Estudos do Exército. Próximo ao portão de entrada há uma bilheteria onde você poderá adquirir o ingresso, que atualmente custa R$4,00 (Gratuito nas terças-feira). Em seguida dirija-se ao início da Trilha de subida ao Forte. A subida se dá por uma estradinha de paralelepípedo em meio a mata, onde há vários mirantes naturais com belíssimas paisagens.

Forte do Leme - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ

Forte do Leme - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ
Início da trilha de subida ao Forte do Leme
Forte do Leme - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ
Mirante natural

A subida dura cerca de 30 minutos e recomenda-se o uso de tênis ou sapatos fechados, pois a trilha é muito íngreme. Se possível, leve uma garrafa de água, pois não há nenhum tipo de comércio no Forte. Durante a subida, você poderá avistar alguns animais como passarinhos, borboletas e micos.

Forte do Leme - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ

No topo do Morro do Leme, é possível avistar várias partes da cidade como a Praia de Copacabana, o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e até a Pedra da Gávea. É possível conhecer as dependências da fortaleza e visualizar os canhões Krupp de 280mm, a estação de força, o centro de controle e o paiol de munição.

Forte do Leme - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ

Forte do Leme - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ

Forte do Leme - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ
Vista do Forte do Leme para a Praia de Copacabana

Na parte mais alta da Fortaleza, há duas lunetas à disposição para os visitantes observarem a paisagem com mais detalhes. O Forte funciona de terça à domingo das 9h30 às 16h30 e no horário de verão, das 8h30 às 17h30. Não é permitido caminhar sem camisa na trilha nem conduzir bebidas alcóolicas.

Luneta - Forte do Leme - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro-RJ
Luneta

Viagem realizada em janeiro de 2015

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e garante 10% DE DESCONTO reservando pelo nosso link. 
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your GuideTour On
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ Conteúdo do Rio de Janeiro-RJ:

📝 O que fazer no Rio de Janeiro
Cristo Redentor
Maracanã (Visita Guiada)
Bondinho do Pão de Açúcar
- Salgueiro (Ensaio)
- Leviano Bar (Lapa)
 Praias
Ipanema / Pôr do Sol no Arpoador
Copacabana / Forte do Leme

 

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma caminhada do Leme a Copacabana pode reservar ótimas surpresas. Recomendo a feirinha, muito boa para comprar roupas de praia. Ah, o Rio… como é lindo, né?!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.