O Forte do Leme é um atrativo localizado na Praia do Leme, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Situado em uma das extremidades da famosa Praia de Copacabana, o forte é uma atividade bem bacana para fazer quando estiver nesta região, já que reúne história e natureza, além de oferecer uma vista panorâmica incrível.
Oficialmente chamado de Forte Duque de Caxias, o nome Forte do Leme é uma denominação antiga e mais popular, por isso utilizarei este nome no post. Apesar de ser menos famoso que o forte localizado na outra extremidade (Forte de Copacabana), será que vale a pena visitar o Forte do Leme? Confira como foi a minha experiência por lá.
Forte do Leme (Forte Duque de Caxias)
O Forte do Leme ou Forte Duque de Caxias, fica na extremidade direita da Praia de Copacabana, no topo do Morro do Leme, sendo uma das mais antigas fortalezas da cidade do Rio de Janeiro. Além de curtir uma vista deslumbrante para a Praia de Copacabana, a subida até o Forte é um ótimo passeio ecológico.
Para realizar o passeio você precisará ir até a Praça Almirante Júlio de Noronha, localizada no final da Avenida Atlântica, onde há um Centro de Estudos do Exército. O local é de fácil acesso, porém não há estacionamento para os visitantes.
Próximo ao portão de entrada, há uma bilheteria onde você poderá adquirir o ingresso, que custa R$4,00 (gratuito às terças-feira). Em seguida, dirija-se ao início da trilha de subida ao Forte, uma estradinha de paralelepípedo em meio a mata, onde há vários mirantes naturais com belíssimas paisagens.
No início da trilha há banheiros e bebedouro, aproveite para encher a sua garrafinha de água (recomendo levar), já que não há nenhum tipo de comércio por lá. Devido ao fato daquela área ser uma APA (Área de Proteção Ambiental), você poderá avistar algumas espécies de pássaros como Sangue de Boi, Saí-Azul e Saracura do Mato, além de outros animais como saguis.
Através de painéis fixados durante todo o caminho, é contada a história da Via Dolorosa por onde passou Jesus Cristo antes de sua crucificação. A subida possui cerca de 800 metros e dura cerca de 30 minutos, recomendo o uso de tênis ou sapato fechado, pois a trilha é muito íngreme.
No topo do Morro do Leme, é possível conhecer as dependências da fortaleza e visualizar os canhões Krupp de 280mm, a estação de força, o centro de controle e o paiol de munição. Há banheiros e bebedouro por ali também.
Construído entre 1776 e 1799, quando o Brasil era parte do Império Português, a missão deste forte era avistar naves invasoras e avisar as fortalezas na Urca. Os canhões eram capazes de atingir navios a longa distância, para proteger a costa contra invasões. O Forte foi reformado em 1895 e passou a se chamar Forte do Leme e em 1918 recebeu os canhões Krupp. A partir de 1935, passou a se chamar Forte Duque de Caxias, em homenagem ao general brasileiro de mesmo nome.
Na parte mais alta da Fortaleza, é possível avistar várias partes da cidade como a Praia de Copacabana, o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e até a Pedra da Gávea. Há duas lunetas à disposição para os visitantes observarem a paisagem com mais detalhes.
O Forte funciona de terça à domingo de 9h30 às 16h30, no horário de verão, o funcionamento é de 8h30 às 16h30. Não é permitido caminhar sem camisa na trilha nem conduzir bebidas alcóolicas. Pessoas com mais de 60 anos, crianças até 10 anos e militares tem entrada gratuita no Forte do Leme em qualquer dia. Estudantes pagam meia entrada.
A visita ao Forte do Leme é interessante, já que conta um pouco da história, oferece uma vista muito bonita para a cidade e possui um valor simbólico. A subida pode ser um empecilho, já que são 30 minutos de subida íngreme. No meu caso valeu muito a pena, mas para pessoas que possuem dificuldade de locomoção, eu não recomendo o passeio.
Forte do Leme
Praça Alm. Júlio de Noronha, s/n – Leme
Rio de Janeiro-RJ
Tel: (21) 3223-5076 / 3223-5000
Site: www.cep.ensino.eb.br
Viagem realizada em janeiro de 2015