Início » Brasil » Rio de Janeiro » Petrópolis » Tour pela fábrica da Cervejaria Bohemia, Petrópolis-RJ

Tour pela fábrica da Cervejaria Bohemia, Petrópolis-RJ

Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar
Share on pinterest
Salvar
Share on whatsapp
Enviar

Quem visita Petrópolis pode (e deve) incluir um tour pela fábrica da Cervejaria Bohemia em seu roteiro. A visita, que agrada até quem não é muito fã da bebida, é um passeio imperdível na cidade imperial e pode ser encaixado em um roteiro de final de semana.

Recheada de atrações e muitas histórias, Petrópolis é uma cidade incrível, e merece até mais do que apenas um final de semana. Parte dessa rica história é a Cervejaria Bohemia, a cervejaria mais antiga do Brasil, fundada em 1853. Eu fiz um tour guiado pela cervejaria, com direito a degustação 😛  e muitas curiosidades sobre a cerveja, com informações que vão desde a descoberta deste deste líquido precioso até os tempos atuais.

Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ

Visita à Cervejaria Bohemia

Cheguei ao local por volta de 11h50 e os portões da fábrica abririam às 12h. Em frente ao portão principal, há uma lojinha que vende alguns produtos oficiais da marca, mas deixei para olhar isso depois. Segui direto para a sala onde compra os ticket’s para realizar o tour. Eu comprei meus ingressos através do TripAdvisor, já que havia ganhado alguns créditos no site, mas a entrada pode ser comprada no ato da visita.

Assim que você conclui a compra, você já ganha o primeiro copo de cerveja, assim já vai entrando no clima e já degusta o primeiro estilo. Enquanto aguardava o chamado para iniciar a visita guiada, dei uma volta pelo local. Em um corredor enorme (onde é a saída do tour), é possível avistar a fábrica atual com a produção a todo vapor. Aproveitei para tirar umas fotos por ali antes de iniciar o tour.

Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
As boas vindas ao tour com um copo de cerveja
Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ

O tour

Para iniciar o tour, pegamos o elevador e chegamos a uma sala de vídeo, onde assistimos a um curta metragem sobre a história da Bohemia. Assim que o vídeo termina, caminhamos para um espaço ao lado, onde há uma linha do tempo contando a história da cerveja. Neste corredor, há diversas placas, painéis interativos, fotos e registros, que contam diversas curiosidades sobre a cerveja e seus ingredientes.

Em um dos painéis, aprendi que a cerveja foi descoberta por acaso, há cerca de oito mil anos atrás, na Mesopotâmia. O painel diz que os suméricos, que viviam da agricultura, trabalhavam a terra, colhiam cereais e os estocavam de forma precária, possibilitando que as chuvas molhassem esses grãos e o sol os aquecessem. Assim nasceu o princípio básico para se fazer cerveja: a fermentação.

Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ

Depois de passar por este corredor, chega-se a um outro ambiente, onde é contada a história de alguns rótulos brasileiros, além da exibição de alguns equipamentos antigos. Neste corredor soube de uma curiosidade que tem a ver com a minha cidade: a Cerveja Kaiser foi lançada em Divinópolis, minha terra natal, e eu nem sabia disso.

Por ali, há ainda várias informações sobre os processos de produção, fermentação, maturação, envelhecimento, resfriamento e filtração de diversos estilos de cervejas, além da contar a história do ressurgimento das cervejas artesanais, que estão em alta no mercado atual. Rótulos antigos e fotografias também estão por ali.

Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ

O próximo espaço apresenta fotos e diversas informações sobre a cidade de Petrópolis, já que a relação da Cervejaria Bohemia com a cidade é bem próxima. Você sabia que a cervejaria foi fundada 10 anos depois que Petrópolis foi fundada? É uma relação antiga né, nada melhor que um espaço para celebrar esta relação. Li algumas coisas interessantes sobre a Catedral de São Pedro de Alcântara e a antiga Cervejaria Bohemia.

Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ

O próximo passo do tour é conhecer a Sala do Mestre Cervejeiro, um espaço ideal para aqueles que já produzem ou estão aprendendo a produzir a sua própria cerveja. É possível sentir o aroma de alguns ingredientes, degustar e ver receitas e informações sobre diversos estilos.

Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ

A próxima atração é uma das mais interessantes deste tour pela Cervejaria Bohemia, acessamos as antigas instalações da fábrica, onde é possível ver de perto os antigos tanques de cobre na Sala de Cozimento, os mesmos usados anos atrás e que hoje estão desativados.

Ali recebemos mais “uma enxurrada” de informações sobre a produção da cerveja. Além dos tanques, pude observar um local com diversas torneiras, certamente usadas para o envase, um equipamento que cairia muito bem no meu “recanto do guerreiro” na área gourmet da minha casa.  😎

Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ

No próximo passo do tour, descemos uma escada, tivemos mais uma pequena aula sobre a cerveja (quanto aprendizado neste tour) e degustamos um segundo rótulo, a Bohemia 14-Weiss, uma deliciosa cerveja de trigo. O espaço onde degustamos este segundo rótulo é chamado de Bohemia da Fonte, já que degustamos a cerveja sem filtração, literalmente direto da fonte.

André Morato e Kalidia Silva

Em seguida, passamos por um corredor todo decorado com garrafas de cerveja e chegamos a um espaço com diversos letreiros e placas, explicando mais sobre alguns estilos de cervejas. Os meus preferidos são Weiss e India Pale Ale (IPA), aproveitei para aprender um pouco mais sobre estes estilos.

A última atividade, claro, não poderia faltar, uma degustação final de mais um estilo de cerveja, novamente direto da fonte, desta vez foi oferecida a deliciosa Bohemia Aura Lager. Como a Kaká não é de beber muito, tive que beber o copo dela também (que sacrifício!  😕 ) e partir rumo ao Restaurante da Bohemia, já que havia reservado uma mesa por lá.

Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ

Cave e Lojinha da Bohemia

Assim que o tour termina, o visitante passa pela Cave Bohemia, um espaço onde estão armazenados diversos barris de madeira de cachaça mineira, que servem para o envelhecimento de cerveja. É ali que a cerveja Bohemia Reserva é maturada durante 12 meses. Não cheguei a provar a Bohemia Reserva, até porque o preço não é pro meu bico, mas ela deve ser deliciosa!

Depois de passar pela Cave, cheguei à lojinha oficial da Bohemia, esta bem maior que a pequena lojinha em frente ao portão principal. Por lá, podem ser adquiridos todos os rótulos produzidos pela Bohemia, além de outros rótulos nacionais e internacionais, blusas oficiais, itens cervejeiros, taças, growlers, produtos naturais de Petrópolis e as deliciosas mostardas cervejeiras. Aproveitei para comprar um kit com alguns rótulos da Bohemia e dois copos para beber em casa, tenho uma coleção de copos e taças.

Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Cave
Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Lojinha
Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Lojinha

Restaurante da Bohemia

Depois de realizar o tour, dá pra almoçar ou fazer um lanche no Restaurante da Bohemia, um ótimo restaurante por sinal. Kaká e eu fizemos o tour as 12h e as 13h30 almoçamos no restaurante, que oferece pratos que harmonizam com as cervejas. No estilo rooftop, o restaurante fica no último andar do prédio e oferece ambiente agradável, além de uma bonita vista para a cidade. A minha experiência no Restaurante da Bohemia eu conto aqui.

Restaurante da Bohemia - Petrópolis-RJ
Um dos pratos do Restaurante da Bohemia

Localização

A Cervejaria Bohemia está localizada no Centro Histórico de Petrópolis, próxima ao Palácio de Cristal. Quem se hospeda no centro de Petrópolis pode ir a pé para o tour, assim não precisa se preocupar em beber e dirigir. Foi o que eu fiz, já que estava hospedado no Hotel Casablanca Imperial, e valeu a pena, pois além de evitar de beber e dirigir, economizei com estacionamento privado ou até mesmo com estacionamento rotativo, presente nas ruas de Petrópolis.

Quanto custa? Quando acontece o tour?

O tour pela fábrica da Cervejaria Bohemia custa R$39 a inteira e R$19 meia entrada por pessoa. O ingresso pode ser comprado no ato da visita, podendo pagar no cartão de crédito, ou pela internet, no site oficial. O tour acontece de segunda à quinta, de 12h às 17h, sexta e domingo, das 10h às 17h e sábado, de 10h às 18h.

Crianças podem participar do tour, desde que estejam acompanhadas dos pais e claro, não podem degustar a cerveja. Não é necessário reservar o tour, apenas o restaurante caso deseje almoçar por lá. O tour dura de 1 hora e meia à 2 horas, isso depende do interesse do grupo, então separe pelo menos 2 horas para realizar a visita.

Cervejaria Bohemia
Rua Alfredo Pachá 166
Centro – Petrópolis-RJ
(24) 2020-9050

Viagem realizada em janeiro de 2019

Logo Localiza Hertz

A viagem à Petrópolis teve o apoio da Localiza Hertz, viajei em uma EcoSport Titanium 2019 automática e a experiência foi fantástica. A empresa trabalha com veículos novos, um grande diferencial na hora de reservar o seu veículo. Acesse o site e confira as opções.

AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

🏨 Reserve HOTÉIS com o BOOKING

🚙 Alugue VEÍCULOS com a RENTCARS.

👨‍⚕️ Faça um SEGURO com a REAL SEGURO VIAGEM.

✈️ Compre PASSAGENS AÉREAS com a PASSAGENS PROMO.

🎫Compre INGRESSOS com a GET YOUR GUIDE

🛬 Solicite INDENIZAÇÕES com a RESOLVVI.

André Morato
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Busca no Blog

Sobre o autor

André Morato

André Morato

Sou digital influencer, designer gráfico, blogueiro, viajante e criador e editor deste blog, além de fotógrafo nas horas vagas.  Apaixonado por viagens, fotografia e gastronomia, mantenho, além deste blog, um perfil de gastronomia na minha região (O Casal de Divi) junto com minha namorada.

POSTS EM DESTAQUE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

últimas postagens

fazemos parte

Busca no Blog

Sobre o autor

André Morato

André Morato

Sou digital influencer, designer gráfico, blogueiro, viajante e criador e editor deste blog, além de fotógrafo nas horas vagas.  Apaixonado por viagens, fotografia e gastronomia, mantenho, além deste blog, um perfil de gastronomia na minha região (O Casal de Divi) junto com minha namorada.

POSTS EM DESTAQUE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

últimas postagens

fazemos parte