logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Rio de Janeiro » Petrópolis » Tour pela fábrica da Cervejaria Bohemia, Petrópolis-RJ

Tour pela fábrica da Cervejaria Bohemia, Petrópolis-RJ

Quem visita Petrópolis pode (e deve) incluir um tour pela fábrica da Cervejaria Bohemia em seu roteiro. A visita, que agrada até quem não é muito fã da bebida, é um passeio imperdível na cidade imperial e pode ser encaixado em um roteiro de final de semana.

Recheada de atrações e muitas histórias, Petrópolis é uma cidade incrível, e merece até mais do que apenas um final de semana. Parte dessa rica história é a Cervejaria Bohemia, a cervejaria mais antiga do Brasil, fundada em 1853. Eu fiz um tour guiado pela cervejaria, com direito a degustação 😛  e muitas curiosidades sobre a cerveja, com informações que vão desde a descoberta deste deste líquido precioso até os tempos atuais.

Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ

Visita à Cervejaria Bohemia

Cheguei ao local por volta de 11h50 e os portões da fábrica abririam às 12h. Em frente ao portão principal, há uma lojinha que vende alguns produtos oficiais da marca, mas deixei para olhar isso depois. Segui direto para a sala onde compra os ticket’s para realizar o tour. Eu comprei meus ingressos através do TripAdvisor, já que havia ganhado alguns créditos no site, mas a entrada pode ser comprada no ato da visita.

Assim que você conclui a compra, você já ganha o primeiro copo de cerveja, assim já vai entrando no clima e já degusta o primeiro estilo. Enquanto aguardava o chamado para iniciar a visita guiada, dei uma volta pelo local. Em um corredor enorme (onde é a saída do tour), é possível avistar a fábrica atual com a produção a todo vapor. Aproveitei para tirar umas fotos por ali antes de iniciar o tour.

Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
As boas vindas ao tour com um copo de cerveja
Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ

O tour

Para iniciar o tour, pegamos o elevador e chegamos a uma sala de vídeo, onde assistimos a um curta metragem sobre a história da Bohemia. Assim que o vídeo termina, caminhamos para um espaço ao lado, onde há uma linha do tempo contando a história da cerveja. Neste corredor, há diversas placas, painéis interativos, fotos e registros, que contam diversas curiosidades sobre a cerveja e seus ingredientes.

Em um dos painéis, aprendi que a cerveja foi descoberta por acaso, há cerca de oito mil anos atrás, na Mesopotâmia. O painel diz que os suméricos, que viviam da agricultura, trabalhavam a terra, colhiam cereais e os estocavam de forma precária, possibilitando que as chuvas molhassem esses grãos e o sol os aquecessem. Assim nasceu o princípio básico para se fazer cerveja: a fermentação.

Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ

Depois de passar por este corredor, chega-se a um outro ambiente, onde é contada a história de alguns rótulos brasileiros, além da exibição de alguns equipamentos antigos. Neste corredor soube de uma curiosidade que tem a ver com a minha cidade: a Cerveja Kaiser foi lançada em Divinópolis, minha terra natal, e eu nem sabia disso.

Por ali, há ainda várias informações sobre os processos de produção, fermentação, maturação, envelhecimento, resfriamento e filtração de diversos estilos de cervejas, além da contar a história do ressurgimento das cervejas artesanais, que estão em alta no mercado atual. Rótulos antigos e fotografias também estão por ali.

Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ

O próximo espaço apresenta fotos e diversas informações sobre a cidade de Petrópolis, já que a relação da Cervejaria Bohemia com a cidade é bem próxima. Você sabia que a cervejaria foi fundada 10 anos depois que Petrópolis foi fundada? É uma relação antiga né, nada melhor que um espaço para celebrar esta relação. Li algumas coisas interessantes sobre a Catedral de São Pedro de Alcântara e a antiga Cervejaria Bohemia.

Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ

O próximo passo do tour é conhecer a Sala do Mestre Cervejeiro, um espaço ideal para aqueles que já produzem ou estão aprendendo a produzir a sua própria cerveja. É possível sentir o aroma de alguns ingredientes, degustar e ver receitas e informações sobre diversos estilos.

Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Museu da Cerveja - Petrópolis-RJ
Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ

A próxima atração é uma das mais interessantes deste tour pela Cervejaria Bohemia, acessamos as antigas instalações da fábrica, onde é possível ver de perto os antigos tanques de cobre na Sala de Cozimento, os mesmos usados anos atrás e que hoje estão desativados.

Ali recebemos mais “uma enxurrada” de informações sobre a produção da cerveja. Além dos tanques, pude observar um local com diversas torneiras, certamente usadas para o envase, um equipamento que cairia muito bem no meu “recanto do guerreiro” na área gourmet da minha casa.  😎

Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ

No próximo passo do tour, descemos uma escada, tivemos mais uma pequena aula sobre a cerveja (quanto aprendizado neste tour) e degustamos um segundo rótulo, a Bohemia 14-Weiss, uma deliciosa cerveja de trigo. O espaço onde degustamos este segundo rótulo é chamado de Bohemia da Fonte, já que degustamos a cerveja sem filtração, literalmente direto da fonte.

André Morato e Kalidia Silva

Em seguida, passamos por um corredor todo decorado com garrafas de cerveja e chegamos a um espaço com diversos letreiros e placas, explicando mais sobre alguns estilos de cervejas. Os meus preferidos são Weiss e India Pale Ale (IPA), aproveitei para aprender um pouco mais sobre estes estilos.

A última atividade, claro, não poderia faltar, uma degustação final de mais um estilo de cerveja, novamente direto da fonte, desta vez foi oferecida a deliciosa Bohemia Aura Lager. Como a Kaká não é de beber muito, tive que beber o copo dela também (que sacrifício!  😕 ) e partir rumo ao Restaurante da Bohemia, já que havia reservado uma mesa por lá.

Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ

Cave e Lojinha da Bohemia

Assim que o tour termina, o visitante passa pela Cave Bohemia, um espaço onde estão armazenados diversos barris de madeira de cachaça mineira, que servem para o envelhecimento de cerveja. É ali que a cerveja Bohemia Reserva é maturada durante 12 meses. Não cheguei a provar a Bohemia Reserva, até porque o preço não é pro meu bico, mas ela deve ser deliciosa!

Depois de passar pela Cave, cheguei à lojinha oficial da Bohemia, esta bem maior que a pequena lojinha em frente ao portão principal. Por lá, podem ser adquiridos todos os rótulos produzidos pela Bohemia, além de outros rótulos nacionais e internacionais, blusas oficiais, itens cervejeiros, taças, growlers, produtos naturais de Petrópolis e as deliciosas mostardas cervejeiras. Aproveitei para comprar um kit com alguns rótulos da Bohemia e dois copos para beber em casa, tenho uma coleção de copos e taças.

Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Cave
Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Lojinha
Fábrica da Cervejaria Bohemia - Petrópolis-RJ
Lojinha

Restaurante da Bohemia

Depois de realizar o tour, dá pra almoçar ou fazer um lanche no Restaurante da Bohemia, um ótimo restaurante por sinal. Kaká e eu fizemos o tour as 12h e as 13h30 almoçamos no restaurante, que oferece pratos que harmonizam com as cervejas. No estilo rooftop, o restaurante fica no último andar do prédio e oferece ambiente agradável, além de uma bonita vista para a cidade. A minha experiência no Restaurante da Bohemia eu conto aqui.

Restaurante da Bohemia - Petrópolis-RJ
Um dos pratos do Restaurante da Bohemia

Localização

A Cervejaria Bohemia está localizada no Centro Histórico de Petrópolis, próxima ao Palácio de Cristal. Quem se hospeda no centro de Petrópolis pode ir a pé para o tour, assim não precisa se preocupar em beber e dirigir. Foi o que eu fiz, já que estava hospedado no Hotel Casablanca Imperial, e valeu a pena, pois além de evitar de beber e dirigir, economizei com estacionamento privado ou até mesmo com estacionamento rotativo, presente nas ruas de Petrópolis.

Quanto custa? Quando acontece o tour?

O tour pela fábrica da Cervejaria Bohemia custa R$39 a inteira e R$19 meia entrada por pessoa. O ingresso pode ser comprado no ato da visita, podendo pagar no cartão de crédito, ou pela internet, no site oficial. O tour acontece de segunda à quinta, de 12h às 17h, sexta e domingo, das 10h às 17h e sábado, de 10h às 18h.

Crianças podem participar do tour, desde que estejam acompanhadas dos pais e claro, não podem degustar a cerveja. Não é necessário reservar o tour, apenas o restaurante caso deseje almoçar por lá. O tour dura de 1 hora e meia à 2 horas, isso depende do interesse do grupo, então separe pelo menos 2 horas para realizar a visita.

Cervejaria Bohemia
Rua Alfredo Pachá 166
Centro – Petrópolis-RJ
(24) 2020-9050

Viagem realizada em janeiro de 2019

Logo Localiza Hertz

A viagem à Petrópolis teve o apoio da Localiza Hertz, viajei em uma EcoSport Titanium 2019 automática e a experiência foi fantástica. A empresa trabalha com veículos novos, um grande diferencial na hora de reservar o seu veículo. Acesse o site e confira as opções.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados