logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Rio de Janeiro » Petrópolis » Como é a visita à Casa de Santos Dumont em Petrópolis-RJ

Como é a visita à Casa de Santos Dumont em Petrópolis-RJ

Alberto Santos Dumont foi um grande inventor brasileiro, filho de fazendeiros de Minas Gerais, nascido no ano de 1873 e falecido em 1932. Em Petrópolis, localiza-se a Casa de Santos Dumont, a última residência do inventor, é uma pequena e interessante residência de verão, desenhada por ele mesmo que hoje funciona como um museu.

Localizada próximo à Universidade Católica de Petrópolis, ao Museu de Cera e à Praça da Liberdade, a Casa de Santos Dumont é conhecida como “A Encantada” e fica no alto de um terreno, em um local que foi considerado como impróprio e complicado para uma construção.

História

Alberto Santos Dumont nasceu na fazenda dos pais em Minas Gerais em 1873 e faleceu no Guarujá, em 1932. Grande balonista, desenvolvedor e piloto de seus próprios dirigíveis, Santos Dumont foi pioneiro da aviação, realizando este primeiro voo em público decolando com um veículo mais pesado que o ar, sem o auxílio de dispositivos de lançamento. Este primeiro voo aconteceu no 14 Bis.

Santos Dumont desenvolveu também o avião “Demoiselle” ou “Libélula”, seu aeroplano mais bem sucedido e copiado no mundo inteiro. Santos Dumont abriu mão de registrar a patente e consequentemente dos royalts que a invenção poderia render por pura generosidade, ele queria apenas propagar conhecimento.

Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ
Obras

Casa de Santos Dumont

Construída em 1918 na encosta do antigo morro do Encantado, a Casa de Santos Dumont fica em um terreno que tem tudo a ver com o inventor, já que ele gostava de altura e de boa localização. Desenhada e projetada por ele mesmo, a construção contou com a ajuda do Engenheiro Eduardo Pederneiras e, atualmente, está em ótimo estado de conservação. A casa foi tombada pelo IPHAN em 1952 e hoje faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Projetada de forma absolutamente prática, a casa é compacta e pequena, sem espaços desnecessários e com algumas invenções. Santos Dumont utilizava o porão como oficina e laboratório. No primeiro pavimento, há uma sala que o inventor usava como biblioteca e escritório, acessada por uma escada externa em forma de raquetes alternadas.

Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ
Moeda
Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ

Há ainda um mezanino, também acessado por escadas, que era utilizado para quarto de dormir e um banheiro. Neste pequeno banheiro, pude observar uma das engenhocas de Santos Dumont, o chuveiro, constituído de um balde perfurado, dividido ao meio. De um lado a água entra fria e do outro quente (sendo o aquecimento feito à chama de álcool). Puxando-se as correntes, á água se mistura,o fundo falso, sobe, permitindo que a água, já morna, caia pelos buracos feitos do balde.

Obras em exposição
Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ
Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ

No último andar da casa há um observatório, acessado por uma pequena passarela de madeira que fica no quintal, cujo corrimão é uma corda esticada. Neste local, Santos Dumont passava horas observando o céu e as estrelas. Um detalhe interessante é que a casa não tem cozinha, Santos Dumont solicitava suas refeições no antigo Palace Hotel, hoje Universidade Católica de Petrópolis, que fica em frente à casa. Talvez esse seja um dos motivos da escolha do local para construir sua casa.

Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ
Observatório

O museu conta com um acervo de livros, objetos, cartas e mobiliário, além de um centro cultural que fica em anexo, onde pode-se assistir um curta metragem sobre Santos Dumont. O espaço possui acessibilidade e maquetes táteis para visitantes com necessidades especiais.

Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ
Maquete do 14 BIS
Casa de Santos Dumont - Petrópolis-RJ

Para visitar a Casa de Santos Dumont, é necessário desembolsar o valor de R$8, sendo que há meia entrada. Aberta de terça feira à domingo, de 9h30 às 17h, o ingresso pode ser comprado no ato da visita.

Casa de Santos Dumont
Rua do Encanto 22
Centro – Petrópolis-RJ
(24) 2247-5222
Site Oficial

Viagem realizada em janeiro de 2019

Logo Localiza Hertz

A viagem à Petrópolis teve o apoio da Localiza Hertz, viajei em uma EcoSport Titanium 2019 automática e a experiência foi fantástica. A empresa trabalha com veículos novos, um grande diferencial na hora de reservar o seu veículo. Acesse o site e confira as opções.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados