Início » Europa » França » Paris » Um roteiro pelo bairro Montmartre, um dos mais lindos de Paris

Um roteiro pelo bairro Montmartre, um dos mais lindos de Paris

Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar
Share on pinterest
Salvar
Share on whatsapp
Enviar

O bairro Montmartre é um charmoso e bucólico bairro localizado ao norte de Paris. Famoso por seus pintores de rua, pelos cabarés e bistrôs, o bairro é recheado de ruazinhas super charmosas, possui alguns atrativos que valem o passeio e fica no alto de uma colina, proporcionando uma linda vista panorâmica para a cidade de Paris.

A melhor maneira de se chegar à Montmartre é utilizando o metrô. As melhores estações  são “Anvers” e “Blanche”, sendo que a primeira opção te deixa mais próximo da Sacré-Coeur e a segunda opção te deixa próximo ao Moulin Rouge.

O que ver e fazer em Montmartre

As duas atrações mais famosas do bairro Montmartre são a Basílica Sacré-Coeur e o Cabaré Moulin Rouge, mas o bairro tem mais atrações que valem a pena conhecer. O melhor a se fazer é ir caminhando pelas ruelas e escadarias e ir descobrindo todo o charme do lugar. Confira o meu roteiro:

Moulin Rouge
Praça des Abbesses
Le Mur Des Je T’aime
Place Tertre
Sacré-Coeur
Musée de Montmartre

Para seguir o roteiro acima, desembarque na Estação Blanche e sairá na Boulevard de Clichy, em frente ao Moulin Rouge. No fim do roteiro, tendo o Musée de Montmartre como última atração, a estação mais próxima é a Estação Lamarck.

Montmartre - Paris - França

Moulin Rouge

Logo ao desembarcar na estação Blanche, você avistará o Cabaré Moulin Rouge, um dos pontos turísticos mais cobiçados e mais caros de Paris. Fundado em 1889 o Moulin Rouge surgiu com o objetivo de atrair a elite parisiense para a região de Montmartre.

Vale a pena cada centavo gasto para assistir a um espetáculo no Moulin Rouge que, mesmo com mais de 120 anos, mantém o estilo da época em que foi criado. Ir à Paris e não assistir à um espetáculo no Moulin Rouge é como ir à “Roma e não ver o Papa”.

Moulin Rouge - Montmartre - Paris - França

Place des Abbesses / Le Mur Des Je T’aime

Após as fotos no Moulin Rouge, siga à direita do cabaré na Rue Lepic até a Rue des Abbesses, uma rua super charmosa que leva até a Place des Abbesses. Nesta praça está a estação de metrô Abbesses, uma das mais belas de Paris, além do Le Mur De Je T’aime (O Muro do Eu Te Amo), é um muro onde a palavra Eu Te Amo está escrita em mais de 300 idiomas.

Le Mur Des Je T'aime - Montmartre - Paris - França
Foto: Wikimedia

Basilique du Sacré-Couer

Saindo da Place des Abbesses, siga pela Rue des Abbesses, vire à esquerda na Rue d’Orsel, à esquerda novamente em Rue des Trois Fréres e por fim à direita na Rue Tardieu, onde saíra bem em frente ao local de acesso à Sacré-Coeur.

A Basilique du Sacré-Coeur (em português Basílica do Sagrado Coração) é um dos monumentos mais bonitos e mais importantes de Paris. Localizada na “Colina de Montmartre” onde têm-se uma belíssima vista de Paris, a Sacré-Coeur foi construída em 1871 como forma de diminuir a dor da nação pelas perdas ocorridas na Guerra com a Prússia.

Sacré-Coeur - Montmartre - Paris - França
Sacré-Coeur - Montmartre - Paris - França

À partir de 1919, foi consagrada Basílica e desde então um local sagrado de peregrinagem. Durante as missas, é possível entrar na igreja e caminhar por ela tranquilamente, porém não é permitido fotografar. Em 1980 a basílica recebeu a visita do então Papa João Paulo II.

Para chegar até a basílica (a partir do ponto D do mapa acima) , você têm duas opções: enfrentar os 237 degraus até o topo da colina onde a Sacré-Coeur está ou subir pelo bondinho Funiculaire, que está ao lado das escadarias. Como fui pela manhã e queria poupar energia, optei pelo bondinho mas caso decida subir pelas escadas tenha cuidado com alguns golpistas que ficam por lá, amarrando uma fitinha em seu braço e pedindo dinheiro.

Bondinho Funiculaire - Montmartre - Paris - França
Subida pelo bondinho Funiculaire

Aproveite para tirar muitas fotos externas da Sacré-Coeur e da vista que se tem do alto da colina para boa parte de Paris. Se visitar o local em um domingo, poderá participar de uma missa na basílica, lembrando que não pode tirar fotos dentro dela ok?

Vista do bairro Montmartre - Paris - França
Vista do bairro Montmartre - Paris - França

Place du Tertré

Do lado esquerdo da Sacré Coeur, seguindo pela Rue Azais e à direita na Rue du Mont-Cenis, você chegará até a Place du Tertré, famosa por ter sido muito frequentada por pintores como Degas, Renoir, Monet, Cézanne e Van Gogh. A praça respira um ar boêmio já que ainda possui muitos cafés e bistrôs, típicos de época. Hoje a praça conta com alguns artistas, que montam seus cavaletes por ali e desenham retratos e caricaturas do turistas.

Place du Tertré - Montmartre - Paris - França
Foto: Irina C

Musée de Montmartre

Siga pela Rue du Mont-Cenis até chegar a Rue Cortot, onde está o Musée de Montmatre. O museu é um conjunto de casas e jardins onde moraram e trabalharam diversos artistas de renome. No acervo há quadros e desenhos que revelam a essência artística e boêmia de Montmartre. O museu recebe exposições temporárias.

Musée de Montmartre - Paris - França
Paris - França

Montmartre possui ainda outras atrações interessantes como os vinhedos, a Place Dalida (praça) e o Bateau Lavoir, apelido dado a um edifício de grande importância para a história da arte por ter sido residência de vários artistas célebres.

Dica para visitar o bairro Montmartre

Antes de embarcar para Paris, faça o seu seguro viagem. Ele é obrigatório e te tira de várias furadas como extravio de malas e despesas com problemas de saúde. Faça uma pesquisa no site da Real Seguro Viagem e obtenha os preços das melhores corretoras, muito fácil e prático.

Paris - França

Viagem realizada em outubro de 2010

AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

🏨 Reserve HOTÉIS com o BOOKING

🚙 Alugue VEÍCULOS com a RENTCARS.

👨‍⚕️ Faça um SEGURO com a REAL SEGURO VIAGEM.

✈️ Compre PASSAGENS AÉREAS com a PASSAGENS PROMO.

🎫Compre INGRESSOS com a GET YOUR GUIDE e a TourOn.

🛬 Solicite INDENIZAÇÕES com a RESOLVVI.

André Morato
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Busca no Blog

Sobre o autor

André Morato

André Morato

Sou digital influencer, designer gráfico, blogueiro, viajante e criador e editor deste blog, além de fotógrafo nas horas vagas.  Apaixonado por viagens, fotografia e gastronomia, mantenho, além deste blog, um perfil de gastronomia na minha região (O Casal de Divi) junto com minha namorada.

POSTS EM DESTAQUE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

últimas postagens

fazemos parte

Busca no Blog

Sobre o autor

André Morato

André Morato

Sou digital influencer, designer gráfico, blogueiro, viajante e criador e editor deste blog, além de fotógrafo nas horas vagas.  Apaixonado por viagens, fotografia e gastronomia, mantenho, além deste blog, um perfil de gastronomia na minha região (O Casal de Divi) junto com minha namorada.

POSTS EM DESTAQUE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

últimas postagens

fazemos parte