O bairro Montmartre é um charmoso e bucólico bairro localizado ao norte de Paris. Famoso por seus pintores de rua, pelos cabarés e bistrôs, o bairro é recheado de ruazinhas super charmosas, possui alguns atrativos que valem o passeio e fica no alto de uma colina, proporcionando uma linda vista panorâmica para a cidade de Paris.
A melhor maneira de se chegar à Montmartre é utilizando o metrô. As melhores estações são “Anvers” e “Blanche”, sendo que a primeira opção te deixa mais próximo da Sacré-Coeur e a segunda opção te deixa próximo ao Moulin Rouge.
NAVEGUE PELO POST
ToggleO que ver e fazer em Montmartre
As duas atrações mais famosas do bairro Montmartre são a Basílica Sacré-Coeur e o Cabaré Moulin Rouge, mas o bairro tem mais atrações que valem a pena conhecer. O melhor a se fazer é ir caminhando pelas ruelas e escadarias e ir descobrindo todo o charme do lugar. Confira o meu roteiro:
Moulin Rouge
Praça des Abbesses
Le Mur Des Je T’aime
Place Tertre
Sacré-Coeur
Musée de Montmartre
Para seguir o roteiro acima, desembarque na Estação Blanche e sairá na Boulevard de Clichy, em frente ao Moulin Rouge. No fim do roteiro, tendo o Musée de Montmartre como última atração, a estação mais próxima é a Estação Lamarck.
Moulin Rouge
Logo ao desembarcar na estação Blanche, você avistará o Cabaré Moulin Rouge, um dos pontos turísticos mais cobiçados e mais caros de Paris. Fundado em 1889 o Moulin Rouge surgiu com o objetivo de atrair a elite parisiense para a região de Montmartre.
Vale a pena cada centavo gasto para assistir a um espetáculo no Moulin Rouge que, mesmo com mais de 120 anos, mantém o estilo da época em que foi criado. Ir à Paris e não assistir à um espetáculo no Moulin Rouge é como ir à “Roma e não ver o Papa”.
Place des Abbesses / Le Mur Des Je T’aime
Após as fotos no Moulin Rouge, siga à direita do cabaré na Rue Lepic até a Rue des Abbesses, uma rua super charmosa que leva até a Place des Abbesses. Nesta praça está a estação de metrô Abbesses, uma das mais belas de Paris, além do Le Mur De Je T’aime (O Muro do Eu Te Amo), é um muro onde a palavra Eu Te Amo está escrita em mais de 300 idiomas.
Basilique du Sacré-Couer
Saindo da Place des Abbesses, siga pela Rue des Abbesses, vire à esquerda na Rue d’Orsel, à esquerda novamente em Rue des Trois Fréres e por fim à direita na Rue Tardieu, onde saíra bem em frente ao local de acesso à Sacré-Coeur.
A Basilique du Sacré-Coeur (em português Basílica do Sagrado Coração) é um dos monumentos mais bonitos e mais importantes de Paris. Localizada na “Colina de Montmartre” onde têm-se uma belíssima vista de Paris, a Sacré-Coeur foi construída em 1871 como forma de diminuir a dor da nação pelas perdas ocorridas na Guerra com a Prússia.
À partir de 1919, foi consagrada Basílica e desde então um local sagrado de peregrinagem. Durante as missas, é possível entrar na igreja e caminhar por ela tranquilamente, porém não é permitido fotografar. Em 1980 a basílica recebeu a visita do então Papa João Paulo II.
Para chegar até a basílica (a partir do ponto D do mapa acima) , você têm duas opções: enfrentar os 237 degraus até o topo da colina onde a Sacré-Coeur está ou subir pelo bondinho Funiculaire, que está ao lado das escadarias. Como fui pela manhã e queria poupar energia, optei pelo bondinho mas caso decida subir pelas escadas tenha cuidado com alguns golpistas que ficam por lá, amarrando uma fitinha em seu braço e pedindo dinheiro.
Aproveite para tirar muitas fotos externas da Sacré-Coeur e da vista que se tem do alto da colina para boa parte de Paris. Se visitar o local em um domingo, poderá participar de uma missa na basílica, lembrando que não pode tirar fotos dentro dela ok?
Place du Tertré
Do lado esquerdo da Sacré Coeur, seguindo pela Rue Azais e à direita na Rue du Mont-Cenis, você chegará até a Place du Tertré, famosa por ter sido muito frequentada por pintores como Degas, Renoir, Monet, Cézanne e Van Gogh. A praça respira um ar boêmio já que ainda possui muitos cafés e bistrôs, típicos de época. Hoje a praça conta com alguns artistas, que montam seus cavaletes por ali e desenham retratos e caricaturas do turistas.
Musée de Montmartre
Siga pela Rue du Mont-Cenis até chegar a Rue Cortot, onde está o Musée de Montmatre. O museu é um conjunto de casas e jardins onde moraram e trabalharam diversos artistas de renome. No acervo há quadros e desenhos que revelam a essência artística e boêmia de Montmartre. O museu recebe exposições temporárias.
Montmartre possui ainda outras atrações interessantes como os vinhedos, a Place Dalida (praça) e o Bateau Lavoir, apelido dado a um edifício de grande importância para a história da arte por ter sido residência de vários artistas célebres.
Dica para visitar o bairro Montmartre
Antes de embarcar para Paris, faça o seu seguro viagem. Ele é obrigatório e te tira de várias furadas como extravio de malas e despesas com problemas de saúde. Faça uma pesquisa no site da Real Seguro Viagem e obtenha os preços das melhores corretoras, muito fácil e prático.
Viagem realizada em outubro de 2010