logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Ceará » Canoa Quebrada » Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada de Buggy – CE

Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada de Buggy – CE

O Passeio de Buggy até Canoa Quebrada é uma atração que não pode faltar no seu roteiro de viagem ao estado do Ceará. O Passeio é conhecido como “Passeio das 3 praias” pois passa pela Praia de Morro Branco, Praia das Fontes e finaliza na praia de Canoa Quebrada, uma das mais belas do estado. A praia de Canoa Quebrada ganhou fama depois de ser cenário de uma temporada de Malhação, novela da Tv Globo veiculada em 2009. O cenário da praia é muito bonito, cheio de belas falésias.

Passeio de Buggy até Canoa Quebrada

O Passeio de Buggy é uma atração presente em todas as capitais do Nordeste e agrada à todos pois o litoral nordestino reserva grandes surpresas, sendo uma das regiões mais bonitas do Brasil. Para fazer este passeio, você precisará procurar uma agência de turismo credenciada pelo Ministério do Turismo. Indicamos duas grandes agências: A Naja Turismo e a OceanView.

Grande parte do passeio é feito de buggy mas há um trecho em que é necessário ir de van/ônibus. Se não quiser fazer o passeio de buggy, poderá mesmo assim conhecer as 3 praias, porém com um pouco menos de emoção.

Passeio de buggy até Canoa Quebrada

Após o pessoal da operadora de turismo contratada me buscar no hotel, a primeira parada do passeio foi na Praia de Morro Branco, no município de Beberipe. A praia é belíssima e possui labirintos de falésias, dunas, cavernas e ondas fortes. Nesta primeira parada, você fará uma caminhada no labirinto de falésias de 12 cores diferentes, onde foram gravadas várias novelas e filmes.

A entrada das falésias é pela praia e partir daí, você encontrará alguns nativos se oferecendo como guias para explicar mais sobre Morro Branco e suas atrações. Além das areias coloridas, fontes de água semi-mineral brotam das falésias. Após o passeio por Morro Branco, você poderá optar pelo passeio de buggy ou continuar o passeio de van/ônibus.

Praia de Morro Branco - Ceará
Praia de Morro Branco
Praia de Morro Branco - - Ceará
Morro Branco
Praia de Morro Branco
Morro Branco
Praia de Canoa Quebrada - Ceará
Areias Coloridas
Guia Nativo
Guia Nativo

A próxima parada do passeio é na Praia das Fontes, praia que também possui várias falésias. Nesta praia, a parada é em um mirante para fotos, porém não há muito o que curtir por ali, a parada é bem rápida.

Passeio de buggy até Canoa Quebrada

Um pouco mais à frente, o buggy faz uma parada na “Gruta da Mãe D’água”, local onde foram filmadas algumas novelas como “Tropicaliente” e “Final Feliz”. A gruta, que foi apelidada de “Gruta de Acuçena” (nome da personagem de Carolina Dieckmann na novela “Tropicaliente”) recebe o nome “Mãe D’água” pelo fato de brotar água doce do seu teto.

A última atração do passeio de buggy antes da parada final é a Lagoa do Uruaú, ótima para banho. A lagoa é uma das maiores do estado e desemboca no mar. A lagoa é muito procurada para a prática de esportes náuticos. Aproveite para um mergulho refrescante nas águas calmas da lagoa, já que no mar as ondas são mais fortes.

Lagoa do Uruaú - Ceará
Lagoa Uruaú

Após o passeio de buggy, você irá retornar à van/ônibus para seguir rumo à última parada do passeio. Canoa Quebrada é uma praia de fama internacional desde a década de 70, quando o local começou a receber turistas estrangeiros e mochileiros. Esta vila de pescadores teve origem no ano de 1650 e fica a 165 quilômetros da capital Fortaleza.

A praia possui belíssimas falésias e dunas, mar agitado e os nativos, sempre muito simpáticos com os turistas, preservam até hoje a tradição de pescar com jangadas. Canoa Quebrada possui uma boa infraestrutura e algumas barracas de praia, sendo a “Barraca Chega Mais” a mais famosa delas. Outras opções como bares e restaurantes podem ser encontrados na “Broadway”, nome da rua principal.

Praia de Canoa Quebrada - Ceará
Canoa Quebrada
Praia de Canoa Quebrada - Ceará
Canoa Quebrada

Canoa Quebrada possui outros atrativos como passeio de jangada, voo duplo de parapente, massagem à beira mar ou uma caminhada pela praia para ver bem de perto as falésias. Você pode curtir essas atrações ou apenas relaxar nas barracas de praia do local. A infra estrutura é boa para curtir o restante do passeio por ali.

Artesanato
Artesanato vendido na Praia de Canoa Quebrada
Praia de Canoa Quebrada - Ceará
Massagem à beira mar

Viagem realizada em setembro de 2009

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

9 respostas

  1. Infelizmente, não trago boas lembranças de Canoa Quebrada. Um lugar dominado por um grupo de bugueiros, os cangaceiros modernos, com poder de polícia, que não permitem que vc escolha com quem fazer seus passeios. Eles é que decidem com quem vc deve passear. Eu tinha tudo organizado com meu cunhado Ulisses que nos levaria aos passeios mas fomos impedidos pelos ditos cangaceiros. Sem falar dos restaurantes que não aceitam cartões e só avisam depois que vc come, propositadamente. Pousada que cobra 5% de taxa pra pagamento no cartão(Chataletta).Acho que são razões suficientes pra eu e pra quantos eu puder impedir de voltar a esse lugar.

    1. Ola Maria.
      Entendo seus questionamentos e respeito a sua opinião.
      Porém discordo em algumas coisas.
      Em minha visita, não tive problemas com os passeios, reservei tudo com antecedência e tudo correu bem.
      Quanto aos restaurantes, em todos os lugares do Brasil que já viajei, quando o lugar é mais rústico, vila de pescadores e/ou similares, eu sempre perguntou se o local aceita ou não cartão de crédito pois é comum isso acontecer. Me espantaria se você me dissesse que os restaurantes de Fortaleza não aceitam.
      Já a cobrança de taxa para pagamento em cartão de crédito eu concordo com você e acho até que isto não é permitido de acordo com o código de defesa do consumidor.
      Canoa Quebrada é um local muito bom e possui boas atrações porém você não teve uma boa experiência em sua viagem, assim como já aconteceu comigo ao reservar serviços de bugue e hospedagem em Natal, antes mesmo de eu ter um blog.
      O que recomendo aqui no blog é passar um dia apenas em Canoa Quebrada mas se hospedar em Fortaleza mesmo, devido a infra estrutura em Canoa Quebrada ser bem inferior à encontrada na capital.

      Um abraço e obrigado pela visita!

      1. Olá pessoal
        Sou do interior de SP e moro em Fortaleza. Frequento Canoa há 19 anos. A estrutura que está atualmente nas barracas é sensacional. Aceitam cartões, tem piscinas e o atendimento é show. A barraca Antonio dos Cocos é maravilhosa e o atendimento muito bom.Você pode agendar o passeio com o Zé que é muito gentil.na própria barraca você agenda.
        De 2015 pra cá muita coisa evoluiu!
        Volte para curtir natureza, praia limpa e visual único.

    2. Uma pena que sua experiência em Canoa tenha sido assim. Fui em Junho deste ano e fizemos todos os passeios com bugueiros credenciados, muito tranquilo e de forma honesta, respeitando todo o roteiro combinado e até nos permitindo esticar um pouco mais. Concordo com o André sobre o uso do cartão, eu sempre pergunto se aceita e se está funcionando pra não ter surpresas. Espero que um dia possa voltar e desfazer essa má impressão.

  2. Como sou bastante organizada… Sempre organizo meus passeios com bastante antecedência. E fico no pé de quem me orienta. Costumo em primeiro lugar perguntar sobre valores, estadias e infra estrutura do local onde pretendo ir ou conhecer. Infelizmente você não soube se organizar com antecedência. Pra mim que amo viajar…Quem faz o lugar “ser” sou eu mesma.

  3. Estou indo para Fortaleza dia 17/04 eu e minha filha, pretendo fazer alguns passeios. Estou pesquisando muito, colhendo informações, como fiz em Natal e sei que temos que ficar atento a tudo. Lugares que so aceitam $ os mais nativos,m as pelo que vi ja estou amando Fortaleza porque amo praia e natureza pretendo voltar aqui com ótimas noticias, fui!

  4. Acabei de fazer o passeio de canoa quebrada (09/05/2018) com minha namorada, fomos com a ernanitur, não tenho o que reclamar em relação ao translado de fortaleza para Canoa. Ônibus de turismo, muito confortável, a guia Sandra sempre muito simpática e prestativa a todo momento.
    Só que nós dois não gostamos porque eles meio que obrigam as pessoas a utilizarem o serviço que eles estabelecem para fazer o passeio e a alimentação.
    Ficamos na barraca Chega Mais, infraestrutura muito boa, comida muito boa mas muito cara, os garçons muito atenciosos e rápidos. Só achei um absurdo cobrar uma taxa de 10reais para utilizar a piscina, sendo que já estávamos lá consumindo (almoçamos, bebemos e o valor da conta não foi barata).
    O passeio de buggy que fizemos deixou a desejar, porque foi muito rápido e não tinha muita emoção no percurso, mas o bugueiro que nos levou falou que não pode ter mais com emoção porque pode ser que arrebente correia, cabo e outras coisas, mas se o bugueiro é credenciado o carro dele estar vistoriado e tudo em perfeita ordem, para atender o pedido dos clientes dele então não entendo porque não pode ter emoção no percurso.
    Preferimos o passeio da praia de Cumbuco do que Canoa Quebrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados