Quem viaja pela BR 040 na altura da cidade de Petrópolis no sentido Rio de Janeiro / Belo Horizonte tem uma opção de parada no caminho, o Mirante do Cristo. É uma parada que rende belas fotos e possui uma imagem de Cristo, mas o local é bem simples e modesto.
Quem viaja no sentido contrário, saindo de Belo Horizonte pode pegar um retorno e ter acesso ao Mirante, mas isso requer um pouco de tempo. Como eu estava viajando de BH à Petrópolis, a minha primeira atividade na cidade imperial era uma visita ao Palácio Quitandinha, que fica pertinho da entrada sul de Petrópolis. Para chegar por lá, tive que seguir pela BR 040, pegar um retorno e andar por quase 6 quilômetros até chegar ao Mirante do Cristo. Outra vantagem de chegar por essa entrada é tomar um café na Casa do Alemão, que fica praticamente na entrada de Petrópolis.
Mas será que vale mesmo a pena parar nesse Mirante do Cristo? O que ele tem de tão especial? Tem que pagar para entrar? As fotos ficam bonitas? O que eu consigo ver de lá? Bom, todas essas perguntas serão respondidas agora, então respira fundo e leia o artigo com calma.
Mirante do Cristo
O Mirante do Cristo nada mais é que uma parada em meio à serra na BR 040, onde há um mirante que oferece uma bonita vista panorâmica para a serra e para algumas cidades próximas dali. Localizado na altura do quilômetro 85, é necessário um pouco de atenção para avistar o local, já que ele não é muito grande e o estacionamento também é pequeno.
Seguindo no sentido Rio-Petrópolis, o Mirante do Cristo fica do lado esquerdo da via, neste mesmo lado está o estacionamento, que comporta poucos carros. Alguns metros acima, há um outro ponto de parada, porém fica do lado direito da via, sendo necessário atravessar, não recomendo parar deste lado pois o trecho onde está o mirante fica em uma curva, sendo muito perigosa a travessia.
Antes de chegar ao mirante, você passa por uma lojinha, onde é possível comprar água e lanches rápidos, além de lembrancinhas do Rio de Janeiro. Como eu havia acabado de tomar café da manhã e não tinha interesse em lembrancinhas, passei direto por estas lojinhas e subi as escadinhas, que dão acesso ao mirante.
Todo cercado com muros e grades, o mirante possibilita uma vista panorâmica deslumbrante da região ao redor, dá pra avistar as montanhas, o verde da serra e, se for em um final de tarde, dá pra curtir o pôr do sol. A parada rende belas fotos, principalmente se o tempo estiver bem aberto.
📑 Leitura Recomendada: Roteiro completo por Petrópolis
O principal atrativo por lá é o Cristo, uma escultura que fica no ponto mais alto do mirante e foi inaugurada em 20 de fevereiro de 1938. São mais de 80 anos de história, muita gente já parou por ali, se encantou com a vista e fez a sua oração aos pés do cristo. Inicialmente construído em madeira, o monumento que é símbolo do cristianismo foi substituído por outro, em granito, com o Cristo em bronze, em 1941.
A entrada é gratuita e o mirante funciona oficialmente das 7h às 17h30. Pode ser que depois deste horário você consiga acesso ao mirante, mas não é o recomendado por este blogueiro. É uma parada rápida que não gastará muito de seu tempo, se estiver no sentido Rio-Petrópolis. No sentido contrário, poderá exigir um pouco mais de tempo, devido ao retorno que deverá ser acessado para chegar ao local.
Mirante do Cristo
Estrada Rio-Petrópolis Km 85
Quitandinha – Petrópolis-RJ
(24) 2247-6288
Viagem realizada em janeiro de 2019
A viagem à Petrópolis teve o apoio da Localiza Hertz, viajei em uma EcoSport Titanium 2019 automática e a experiência foi fantástica. A empresa trabalha com veículos novos, um grande diferencial na hora de reservar o seu veículo. Acesse o site e confira as opções.