O Museu Imperial de Petrópolis é um dos museus mais importantes do Brasil e um dos que mais me impressionaram até hoje. A minha visita ao museu era um dos programas mais aguardados da minha viagem à Petrópolis, isso porque eu sempre ouvi falar muito bem do local e sei da riqueza do seu acervo.
O Palácio em arquitetura neoclássica foi construído entre 1845 e 1864 e era a residência de verão da Família Real, hoje abriga o Museu Imperial, um enorme Palácio com nada menos que 44 cômodos e um ótimo estado de conservação. A visita ao museu é uma verdadeira viagem no tempo, onde é possível saber mais a respeito da vida, dos hábitos e costumes da Família Real.
Dentre as quase 300 mil peças do acervo, é possível conferir móveis, jóias, obras de arte, trajes e documentos da Família Real, um acervo fantástico e muito interessante. Você vai se impressionar com os trajes e coroas usados pelos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, este é só um aperitivo de tudo o que poderá encontrar por lá.
Se você se interessou pelo conteúdo riquíssimo do museu, vou publicar diversas dicas aqui neste post para você se preparar e ir visitar o museu. A parte ruim é que não é permitido tirar fotos e nem gravar vídeos no museu durante a sua visita, mas, o blog conseguiu permissão e registrou fotos do Museu Imperial para mostrar para vocês, permissão essa concedida pela Assessoria de Imprensa do Museu Imperial, que me acompanhou durante o registro das fotos.
NAVEGUE PELO POST
ToggleComo é a visita ao Museu Imperial
Após passar pelos portões de entrada, o primeiro passo é adquirir o ingresso para realizar a visita guiada ao museu. O guichê fica perto do portão de entrada, antes de chegar aos jardins do Palácio. Fique atento para não passar direto e seguir para o museu, sem o ingresso será necessário voltar à entrada para garantir o acesso.
Depois de adquirir o ingresso, os visitantes passam pelo jardim do Palácio, planejado e executado pelo paisagista Jean Baptiste Binot, que possui diversas espécies de plantas, bancos para descansar em meio às sombras e algumas estátuas, inclusive uma de D. Pedro II. O jardim é uma boa oportunidade para se desligar da correria do dia a dia e curtir momentos de paz e tranquilidade. A visita aos jardins é gratuita, apenas a visita guiada pelo Palácio é paga.
Informe-se sobre a próxima visita guiada e aguarde o horário do grupo, caso esteja longe do horário, aproveite o tempo livre para registrar algumas fotos externas, o melhor ângulo é do lado direito do museu, dá pra pegar parte dos jardins e a fachada principal do Palácio (foto capa).
Chegada a hora de realizar a visita, você se dirige à entrada principal e coloca as pantufas de feltro, que são utilizadas para a preservação dos pisos originais de mármore de Carrara, mármore belga e madeiras nobres. Bolsas e mochilas devem ser guardadas em um guarda volume gratuito, isto evita acidentes com o público e o acervo e proporciona comodidade na visita. Câmeras fotográficas, filmadoras e celulares também devem ser guardados, já que não é permitido tirar fotos dentro do museu.
O acervo do Museu Imperial
No acervo do Museu Imperial, o visitante pode admirar e ver de perto as coroas de D. Pedro I e D. Pedro II, a pena que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, o berço dourado utilizado pelos netos de D. Pedro II, o traje utilizado pelo imperador, a sala de jantar que ainda preserva móveis, lustres, quadros e louças, a sala de música e baile, que preserva alguns instrumentos antigos, a sala do trono onde pode ser observado o trono de D. Pedro II, e muitos outros objetos, documentos, móveis, utensílios pessoais etc.
O caminho para cada sala é indicado pelos guias do museu, que explicam detalhadamente cada detalhe das diversas salas do museu. O interessante é que boa parte da decoração é original, mantida da época em que o Imperador frequentava o local. Outro detalhe que chama a atenção é a preservação das peças, impecável.
A sala de música e baile é um dos locais curiosos da visita, já que preserva alguns instrumentos musicais da época, como a harpa dourada e a espineta. A sala foi criada porque D. Pedro I era músico e compositor e promovia saraus e recitais por ali, com a ajuda das princesas D. Isabel e D. Leopoldina.
Outra sala que desperta a curiosidade dos visitantes é a Sala de Estado (chamada de Sala do Trono), a sala mais importante do Palácio. Era nesta sala que o Imperador recebia os visitantes ilustres e diplomatas, em recepções formais. Além do imponente trono do imperador, é possível ver espelhos e consoles, todos vindos da antiga Sala do Trono do Paço de São Cristóvão.
📑 Leitura Recomendada: Roteiro completo por Petrópolis
Uma curiosidade é que o museu não possui banheiro.
Volto a destacar a coroa de D. Pedro II, fabricada especialmente para a sua sagração e coroação, fabricada com brilhantes e um fio de pérolas da coroa de seu pai, que também está no museu. Esta é a peça mais valiosa do museu.
Outras salas que compõe o Museu Imperial: o gabinete de D. Pedro II, os dormitórios das Princesas, a sala de visitas da Imperatriz, o cofre, a antiga senzala, o arquivo histórico e a biblioteca. Cada sala possui um toten, contendo informações detalhadas sobre aquele ambiente.
Outro detalhe importante é que o acervo documental do Museu Imperial de Petrópolis é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, isso garante a preservação e estimula o acesso de pesquisadores e do público em geral. E realmente, o acervo do museu é fantástico, até quem não gosta muito de história se interessa por ele.
Dicas
As pessoas que possuem alguma deficiência visual ou auditiva podem contar com a ajuda de um aplicativo gratuito, que auxilia o visitante e deixa a visita um pouco mais independente. Para usar, basta baixar o app e aproximar o smartphone dos QR Codes disponíveis por todo o museu, para ter acesso a diversas informações sobre as peças expostas e as salas. O app funciona com os idiomas inglês e português.
Depois da visita ao museu, é possível tomar um cafezinho no Café Duetto’s, localizado dentro das dependências do Museu Imperial. Com ambientes interno e externo, o café oferece algumas opções de pratos, lanches, sobremesas e bebidas, todos muito bem preparados.
Para estacionar e realizar a visita ao museu, há algumas vagas na rua, porém é necessário pagar o estacionamento rotativo para estacionar em todo o centro de Petrópolis, fique atento e não deixe de pagar para não ganhar uma multa.
Como visitar o Museu Imperial
Para visitar o Museu Imperial não é necessário agendamento, basta seguir até o Palácio, localizado no centro histórico de Petrópolis e comprar o ingresso, no ato da visita. O museu possui acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, um elevador foi instalado já que o acesso ao segundo andar é feito através de escada. A visita dura cerca de uma hora, mas pode se estender de acordo com o interesse do grupo.
🚶 Roteiro a pé pelo Centro Histórico de Petrópolis
A bilheteria funciona de terça à domingo, de 10h às 17h, e as visitas acontecem de 10h30 às 18h. Os jardins ficam abertos de 7h às 17h30, também de terça à domingo. O valor do ingresso é apenas R$10 por pessoa, pelo que o museu oferece eu achei o preço super em conta. Estudantes, professores e maiores de 60 anos pagam R$5. A entrada é gratuita para brasileiros maiores de 80 anos, crianças menores de 7 anos e portadores de necessidades especiais. Moradores de Petrópolis tem entrada gratuita às quartas e no último domingo do mês.
Som e Luz e Sarau Imperial
O Museu Imperial apresenta dois espetáculos, exibidos na parte externa do museu: Som e Luz e Sarau Imperial. O espetáculo Som e Luz utiliza efeitos de luz e som para levar o visitante a uma viagem no tempo, levando-o a conhecer este período histórico, através de projeções na fachada do prédio. O espetáculo acontece todas as quintas, sextas e sábados, às 20h. O Sarau Imperial é apresentado nos jardins do Palácio e apresenta canções do século XIX, acompanhadas por um piano. O sarau acontece toda sexta e sábado, às 18h30.
A visita ao Museu Imperial de Petrópolis é um passeio que não pode faltar em seu roteiro pela cidade, você irá se impressionar com a riqueza do acervo deste museu. A conservação do museu também é um fator a se destacar, além da qualidade no atendimento e o ótimo passeio guiado que é oferecido. Tudo isso a um preço super justo, vale muito a pena conhecer!
Museu Imperial de Petrópolis
Rua da Imperatriz 220
Centro – Petrópolis-RJ
(24) 2233-0300
Site Oficial
Viagem realizada em janeiro de 2019
A viagem à Petrópolis teve o apoio da Localiza Hertz, viajei em uma EcoSport Titanium 2019 automática e a experiência foi fantástica. A empresa trabalha com veículos novos, um grande diferencial na hora de reservar o seu veículo. Acesse o site e confira as opções.