logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » São Paulo » Aparecida » Santuário Frei Galvão em Guaratinguetá-SP

Santuário Frei Galvão em Guaratinguetá-SP

O Santuário de São Frei Galvão está localizado na cidade de Guaratinguetá, cidade vizinha à Aparecida, onde está localizado o Santuário Nacional, o maior templo mariano do mundo. Alguns turistas que visitam Aparecida aproveitam a proximidade entre as cidades para visitar o Santuário de São Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.

Em minha última visita à Aparecida, aproveitei a oportunidade para conhecer o Santuário Frei Galvão, aceitando um convite da assessoria de imprensa do local. O projeto é ambicioso mas o local ainda é bastante simples, ainda assim tem recebido cada vez mais visitantes, graças ao aumento do número de devotos.

Um pouco da história de Frei Galvão

Frei Galvão, padroeiro dos arquitetos, engenheiros e construtores, nasceu no dia 10 de maio de 1739 na Vila de Santo Antônio do Guaratinguetá, era o quarto de dez filhos de uma família muito religiosa, rica e nobre. Frei Galvão era um homem de muita e intensa oração, com isso alguns fenômenos místicos em sua vida foram presenciados por testemunhas, tais como o dom da cura, o dom da ciência, bi-locação e levitação.

Durante toda a sua vida, Galvão não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios, por isso o povo a ele recorria em suas necessidades. Sua caridade brilhou, sobretudo, como fundador do mosteiro da Luz, pelo carinho com as religiosas e pelo que deixou nos estatutos do então recolhimento da Luz, onde falava da caridade de como deve ser vivida a vida religiosa e tratadas as pessoas de dentro e de fora do “recolhimento”.

Santuário Frei Galvão - Guaratinguetá-SP
Santuário Frei Galvão

Frei Galvão faleceu em 23 de dezembro de 1822, aos 84 anos de idade, no Mosteiro da Luz em São Paulo, sendo sepultado na Capela-Mor da Igreja do Mosteiro da Luz. Sua sepultura ainda encontra-se neste mosteiro, fato que faz com que vários fiéis visitem o local.

Em 1998, Frei Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II, onde recebeu o título de “Homem da Paz e da Caridade” e de “Patrono da Construção Civil no Brasil”. De seu processo de beatificação constam 27.800 graças documentadas, além de outras consideradas milagres.

Sua canonização aconteceu em 11 de maio de 2007, pelo Papa Bento XVI no Campo de Marte-SP, durante visita do pontífice ao Brasil. A comprovação oficial do milagre e o anúncio da canonização foram feitos em 16 de dezembro de 2006.

O Santuário Frei Galvão

O Santuário Frei Galvão está passando por um processo de ampliação, o local ainda é bastante simples, com chão de terra e um templo pequeno. Dentro do templo, está a Sala dos Ex-Votos, ainda modesta, que possui algumas fotografias e objetos deixados por fiéis, para agradecer as graças alcançadas. À esquerda do altar, há uma pequena capela.

Santuário Frei Galvão - Guaratinguetá-SP
Santuário Frei Galvão - Guaratinguetá-SP
Santuário Frei Galvão - Guaratinguetá-SP
Sala dos Ex-Votos
Santuário Frei Galvão - Guaratinguetá-SP
Santuário Frei Galvão - Guaratinguetá-SP

Na parte externa, há um grande estacionamento para fiéis que chegam ao local de carro ou em excursões. Há banheiros no local com boa estrutura. Em frente ao Santuário há uma lojinha que vende produtos relacionados ao Santo, como chaveiros, colares e outros objetos religiosos. Em frente a esta lojinha, há uma pequena lanchonete para lanches rápidos.

Para completar as atrações ao redor do Santuário Frei Galvão, uma estátua do Santo, com oito metros de altura, que pesa 1,6 toneladas e que foi abençoada pelo Papa Francisco, durante passagem pelo Brasil.

Santuário Frei Galvão - Guaratinguetá-SP
Lojinha (esq.) e Santuário (dir.)
Lojinha Oficial
Alguns produtos da lojinha
Santuário Frei Galvão - Guaratinguetá-SP
Estátua de Frei Galvão

O projeto de ampliação do Santuário foi dividido em etapas, sendo que a primeira será a construção do “Belvedere de Frei Galvão, um mirante sobre o qual será colocada a imagem do Santo. A estrutura terá 28 metros de altura, com capacidade para receber 70 pessoas, com acesso realizado através de elevador ou escadas. A próxima etapa será a criação do bosque Laudato Si, com o plantio de cerca de 8 mil mudas de árvores nativas.

Apesar de ainda simples, pude observar a organização do local, o que é muito importante para que esta ampliação se torne uma realidade. Parte desta organização passa pela criação de uma rede de comunicação, que abriga rádio e tv pela internet, por onde são transmitidas diariamente missas, novenas, informativos e programas de entretenimento.

Maquete da obra
Maquete da obra

Pílulas da Fé

Certa ocasião Frei Galvão foi a Guaratinguetá para pedir recursos para a construção do Mosteiro da Luz. Terminada sua missão, tinha que regressar por causa de compromissos no convento. Nisso, alguns homens vieram pedir que ele fosse até uma fazenda distante rezar por um amigo deles que estava padecendo com uma pedra no rim há dias.

O homem estava quase para morrer de dor. Impossibilitado de ir até lá, Frei Galvão teve uma inspiração: escreveu num pedacinho de papel uma frase do ofício de Nossa Senhora: “Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós”. Frei Galvão embrulhou o papelzinho em forma de pílula e deu aos amigos do doente dizendo que ele tomasse aquilo em clima de oração, rezando o terço de Nossa Senhora. Mais tarde, espalhou-se a notícia da cura daquele doente.

Parte externa

Tempos depois, o Frei foi procurado por um homem aflito. Sua esposa estava em trabalho de parto há quase um dia e corria risco de morte. O religioso fez três pílulas e deu ao homem com as mesmas recomendações. O homem levou as pílulas para a esposa, que as tomou e conseguiu dar à luz um filho com saúde. Daí em diante, a fama das pílulas de Frei Galvão se espalhou.

O povo começou a procurá-las de tal maneira, que ele teve que pedir às irmãs do Recolhimento que produzissem as pílulas. Depois, ele as abençoava e as irmãs distribuíam para o povo. Desde esse tempo, há inúmeros relatos de graças alcançadas por meio das Pílulas de Frei Galvão. As Novenas com as Pílulas de Frei Galvão são distribuídas gratuitamente no Santuário Frei Galvão todos os dias, das 8h às 18h (exceto durante as Missas).

Viagem realizada em dezembro de 2019

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados