O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

O maior templo mariano do mundo tem uma estrutura fantástica, recebendo milhões de devotos todos os anos

O Santuário Nacional de Aparecida é um lugar de paz e reflexão, localizado na cidade de Aparecida/SP. Ostentando os títulos de maior templo mariano e o terceiro maior templo católico do mundo, o santuário recebe milhões de visitantes todos os anos e possui uma estrutura fantástica oferecendo várias atrações dentro do complexo. Quer saber o que fazer no Santuário Nacional de Aparecida? Você está no lugar certo, mas primeiro vou falar um pouco mais sobre o lugar.

Santuário Nacional de Aparecida

O Santuário Nacional de Aparecida localiza-se no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo e recebe todo ano cerca de 12 milhões de fiéis em busca de momentos de fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O Santuário é enorme, possui diversas atrações para toda a família em dezenas de ambientes e abriga a imagem original de Nossa Senhora Aparecida.

Com o lema “acolher bem também é evangelizar”, o Santuário Nacional de Aparecida faz jus ao lema, com uma excelente estrutura para receber os fiéis, com conforto e qualidade. O Santuário possui 33 missionários redentoristas e mais de 1500 funcionários para acolher os romeiros, em uma área de 1,3 milhão de metros quadrados, com quase 143 mil metros quadrados de área construída.

Três Papas visitaram o Santuário Nacional de Aparecida: João Paulo II em 1980, Bento XVI em 2007 e o Papa Francisco em 2013. A área específica da Basílica possui diversos pavimentos como a Cúpula Central, as Capelas da Ressureição e do Batismo, além da Torre Brasília. Fazem parte do complexo turístico religioso o Morro do Cruzeiro, o Porto Itaguassu, a Basílica Velha e o Morro do Presépio.

O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

História da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

No ano de 1717 três pescadores saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Chegando ao Porto Itaguassu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Ao jogarem novamente a rede, pescaram a cabeça da mesma imagem que, juntas, eram a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença de Deus naquele singular evento. Por assim ter aparecido, a imagem recebeu o nome de “Aparecida” e outros milagres aconteceram como as velas que se acenderam sozinhas, as correntes do escravo que se soltaram, entre outras.

O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

História da Construção da Basílica

Em 10 de setembro de 1946 foi lançada a sua pedra fundamental, e o serviço de terraplanagem deu-se a partir de 1952 com a construção efetiva iniciada em 1955. A primeira missa no local aconteceu em 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 1959. Em 1982, aconteceu a transladação a imagem original de Nossa Senhora Aparecida que estava na Basílica Velha para o Santuário Nacional.

Em 2017, será celebrado o grande jubileu dos 300 anos de encontro da Imagem de Aparecida, ano onde serão concluídas as obras internas do Santuário.

O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Estrutura do Santuário

A grandiosidade do Santuário Nacional de Aparecida está presente em cada detalhe de sua estrutura. A Torre Brasília, a cúpula central, a suntuosa Passarela da Fé e os bondinhos aéreos que ligam o santuário ao Morro do Cruzeiro são apenas um aperitivo da grandiosa estrutura do Santuário.

A acolhida aos peregrinos que chegam de todas as partes do mundo é possível graças ao estacionamento do Santuário, com capacidade para 6 mil veículos de passeio, 4 mil ônibus além de vagas para motos e bicicletas. Já a parte interna da basílica comporta até 45 mil pessoas ao redor do altar central.

O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Estacionamento - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP
Estacionamento

O Centro de Apoio ao Romeiro possui mais de 380 lojas e uma grande praça de alimentação para acolher os peregrinos. O novíssimo Hotel Rainha do Brasil pertence ao Santuário Nacional e também possui ótima estrutura para acolher os fiéis. O hotel está localizado no complexo Cidade do Romeiro, onde também há lojas e praça de alimentação.

Centro de Apoio ao Romeiro - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP
Centro de Apoio ao Romeiro

O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida

Prepare as suas pernas pois você vai andar bastante. Há muito o que fazer no Santuário Nacional de Aparecida, tem atrações para quase 2 dias inteiros, veja quais atrações mais lhe agradam e faça seu planejamento para ganhar tempo.

Capela do Santíssimo -> A belíssima Capela do Santíssimo possui uma cúpula revestida de pastilhas em porcelana banhadas a ouro, pisos em granito modulado em quadros com peixes duplos, vários símbolos do Espírito, além de um barrado de dois metros de altura. A capela fica à direita do Altar e em seu retábulo estão alguns presentes do Papa João Paulo II, durante sua visita ao local em 1980.

Capela do Santíssimo - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Capela São José -> A Capela São José possui uma grande cúpula em tons de ouro, piso com desenhos de lírios que se abrem e estrelas de Davi no corredor. No painel central, uma belíssima obra de Cláudio Pastro que representa o sonho bíblico de São José. Localizada à esquerda do Altar, missas são celebradas nesta capela em dias de menor movimento.

Capela São José - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Capela do Batismo -> Inaugurada em 2010, a Capela do Batismo foi um presente da família chinesa Sieh, exemplo de fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida. Possui piso em forma de sol e uma árvore da vida em sua porta, além de uma cúpula em ouro que simboliza o céu que faz o batizado ser a luz do mundo. No centro da capela, uma fonte batismal em mármore branco, uma cruz e a figura de cristo.

Localizada na esplanada João Paulo II, a Capela do Batismo possui três grandes ampolas que guardam os óleos consagrados na noite de Páscoa.

Capela do Batismo - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Capela das Velas -> Construída na década de 70, a Capela das Velas é um dos locais mais visitados do Santuário Nacional, com decoração que remete à passagem bíblica da Sarça Ardente. Localizada à esquerda da Porta Santa, possui uma cruz em aço e possui um sistema de exaustão instalado no teto, que ameniza a fumaça durante a queima das velas.

Capela das Velas - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Sala das Promessas -> Esta sala reúne diversos objetos, cartas e testemunhos de fé dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, em uma área de 1300m². A sala fica no pavimento inferior da Basílica e chega a receber 25 mil objetos em temporadas de maior movimento. Cerca de 87 mil fotografias foram usadas para ornamentar a sala.

Sala das Promessas - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Devotos Mirins -> As crianças também tem o que fazer no Santuário Nacional. No pavimento inferior está o espaço dos Devotos Mirins, onde há apresentações e algumas atividades para os pequenos.

Espaço dos Devotos Mirins - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Basílica -> A Basílica recebe missas durante vários horários nos finais de semana, com capacidade para receber até 45 mil fiéis. Possui a forma de uma Cruz Grega com naves de 40 metros e cúpula de 70 metros de altura.

Basílica - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Basílica - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Nicho da Imagem -> O Nicho onde está a imagem original de Nossa Senhora Aparecida é, sem dúvidas, o local mais visitado do Santuário Nacional. O interior do Trono possui detalhes que retratam a “pesca milagrosa” e o retábulo possui mais de 37 metros de altura, com pastilhas de porcelana, pintadas a ouro.

Nicho da Imagem de Nossa Senhora Aparecida - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Nicho da Imagem de Nossa Senhora Aparecida - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Museu Nossa Senhora Aparecida e Centro de Documentação e Memória do Santuário -> O Museu Nossa Senhora Aparecida e o Centro de Documentação e Memória do Santuário estão localizados nos andares da Torre Brasília. O Museu possui um vasto acervo histórico e devacional de Nossa Senhora Aparecida e de seu Santuário. O Centro de Documentação tem o objetivo de preservar a memória do Santuário Nacional, com mais de 16 mil imagens e 3 mil arquivos textuais.

Torre Brasília -> Construída em 1961, a Torre Brasília possui 16 andares, mede 109 metros de altura e foi doada pelo então Presidente do Brasil da época, Juscelino Kubitschek.No 16º andar da Torre, há um mirante com uma vista panorâmica da cidade. A subida é paga à parte.

Torre Brasília - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP
Torre Brasília (à direita)
Vista do Mirante da Torre Brasília - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP
Vista do Mirante da Torre Brasília

Passarela da Fé -> Inaugurada em 1971, a Passarela da Fé faz a ligação da Basílica Velha ao Santuário Nacional com extensão de 392 metros. Muitos devotos a utilizam para pagar promessas, atravessando o percurso de joelhos.

Passarela da Fé - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Passarela da Fé - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Morro do Presépio -> Localizado nos pátios do Santuário Nacional, o Morro do Presépio abriga esculturas referentes ao nascimento de Jesus e outras representações como o encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul. As esculturas foram feitas em cimento, em tamanho natural e do alto do Morro têm-se uma bela vista panorâmica para a Basílica.

Morro do Presépio - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Porto Itaguassu -> O Porto Itaguassu marca o local onde os pescadores encontraram a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul. No local, são oferecidos alguns passeios de barco, onde pode ser conhecida parte da história da Imagem.

Bondinho Aparecida e Morro do Cruzeiro -> O Bondinho Aparecida é um passeio bem legal de se fazer, ele liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. Os bondinhos são fechados e seguros, proporcionam uma vista panorâmica para a Basílica e você ainda curte outros atrativos do Morro do Cruzeiro. Aqui tem mais detalhes do passeio.

Bondinho Aparecida - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Cidade do Romeiro -> A Cidade do Romeiro foi idealizada para receber religiosos peregrinos, além de ser um espaço de lazer para todos os moradores da cidade. No local está localizado o Hotel Rainha do Brasil, que pertence ao Santuário Nacional, a Capela Nossa Senhora da Esperança e um Centro Comercial com restaurantes, lojinhas, área de convívio e uma extensa área verde.

Cidade do Romeiro - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Feira Livre -> Localizada nos arredores do Santuário Nacional, a Feira de Aparecida é muito famosa e já se tornou um dos principais atrativos da cidade, onde são encontrados artigos religiosos e lembranças de Aparecida.

Feira Livre - O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Outros Atrativos -> A Igreja de São Benedito, o Seminário Bom Jesus, o Mirante das Pedras e o Memorial Redentorista também são atrações que podem ser aproveitas pelos peregrinos.

O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Tem mais dica sobre o que fazer no Santuário Nacional de Aparecida? Deixe a sua opinião nos comentários deste post.

Santuário Nacional de Aparecida
Avenida Doutor Júlio Prestes s/n
Ponte Alta – Aparecida/SP
(12) 3104-1000 / 0300 210 1210
www.a12.com/santuario-nacional

Viagem realizada em outubro de 2015

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e aproveite. 
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your GuideTour On
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ Conteúdo de Aparecida:

⛪ Santuário Nacional de Aparecida
Bondinho Aparecida (Teleférico)
- Basílica Velha de Aparecida (Matriz)
🏨 Onde se hospedar em Aparecida
- Hotel Rainha do Brasil

 

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

4 COMENTÁRIOS

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.