logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » São Paulo » Aparecida » O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida-SP

O Santuário Nacional de Aparecida é um lugar de paz e reflexão, localizado na cidade de Aparecida/SP. Ostentando os títulos de maior templo mariano e o terceiro maior templo católico do mundo, o santuário recebe milhões de visitantes todos os anos e possui uma estrutura fantástica, oferecendo várias atrações dentro do complexo. Quer saber o que fazer no Santuário Nacional de Aparecida? Se liga nas nossas dicas.

Santuário Nacional de Aparecida

O Santuário Nacional de Aparecida está localizado no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, recebendo cerca de 12 milhões de fiéis todos os anos em busca de momentos de fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O Santuário é enorme, possui diversas atrações para toda a família em dezenas de ambientes e abriga a imagem original de Nossa Senhora Aparecida.

Com o lema “acolher bem também é evangelizar”, o Santuário Nacional de Aparecida faz jus ao lema, com uma excelente estrutura para receber os fiéis, com conforto e qualidade. O Santuário possui 33 missionários redentoristas e mais de 1500 funcionários para acolher os romeiros, em uma área de 1,3 milhão de metros quadrados, com quase 143 mil metros quadrados de área construída.

Três Papas visitaram o Santuário Nacional de Aparecida: João Paulo II em 1980, Bento XVI em 2007 e o Papa Francisco em 2013. A área específica da Basílica possui diversos pavimentos como a Cúpula Central, as Capelas da Ressureição e do Batismo, além da Torre Brasília. Fazem parte do complexo turístico religioso o Morro do Cruzeiro, o Porto Itaguaçu, a Basílica Velha e o Morro do Presépio.

Santuário Nacional - Aparecida-SP
André Morato e Kalidia Silva

História da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

No ano de 1717 três pescadores saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Chegando ao Porto Itaguaçu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Ao jogarem novamente a rede, pescaram a cabeça da mesma imagem que, juntas, eram a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença de Deus naquele singular evento. Por assim ter aparecido, a imagem recebeu o nome de “Aparecida” e outros milagres aconteceram, como as velas que se acenderam sozinhas, as correntes do escravo que se soltaram, entre outras.

Museu de Cera - Aparecida-SP

História da Construção da Basílica

Em 10 de setembro de 1946 foi lançada a sua pedra fundamental, e o serviço de terraplanagem deu-se a partir de 1952 com a construção efetiva iniciada em 1955. A primeira missa no local aconteceu em 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 1959. Em 1982, aconteceu a transladação a imagem original de Nossa Senhora Aparecida que estava na Basílica Velha para o Santuário Nacional.

Em 2017, foi celebrado o grande jubileu dos 300 anos de encontro da Imagem de Aparecida, uma grande festa que celebrou também a conclusão das obras internas do Santuário.

Santuário Nacional - Aparecida-SP

Estrutura do Santuário Nacional

A grandiosidade do Santuário Nacional de Aparecida está presente em cada detalhe de sua estrutura. A Torre Brasília, a cúpula central, a suntuosa Passarela da Fé e os bondinhos aéreos que ligam o santuário ao Morro do Cruzeiro são apenas um aperitivo da grandiosa estrutura do Santuário.

A acolhida aos peregrinos que chegam de todas as partes do mundo é possível graças ao estacionamento do Santuário, com capacidade para 6 mil veículos de passeio, 4 mil ônibus, além de vagas para motos e bicicletas. Já a parte interna da basílica comporta até 45 mil pessoas ao redor do altar central.

Estacionamento

O Centro de Apoio ao Romeiro possui mais de 380 lojas e uma grande praça de alimentação para acolher os peregrinos. Localizado no pátio do Santuário Nacional, oferece infraestrutura completa para receber aos romeiros, disponibilizando banheiros, fraldário, ambulatório, estacionamento, médico, socorro mecânico, achados e perdidos, caixas eletrônicos, pontos de energia, central de informações e duas grandes áreas de alimentação.

Centro de Apoio ao Romeiro

O novíssimo Hotel Rainha do Brasil pertence ao Santuário Nacional e também possui ótima estrutura para acolher os fiéis. O hotel está localizado no complexo Cidade do Romeiro, onde também há lojas e praça de alimentação. O Seminário do Bom Jesus agora é também uma pousada, onde é possível se hospedar e conhecer a Ala Pontifícia, onde os papas ficaram hospedados.

O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida

Prepare as suas pernas pois você vai andar bastante. Há muito o que fazer no Santuário Nacional de Aparecida, tem atrações para quase 2 dias inteiros, veja quais atrações mais lhe agradam e faça seu planejamento para ganhar tempo.

Santuário Nacional - Aparecida-SP

Capela do Santíssimo

A belíssima Capela do Santíssimo possui uma cúpula revestida de pastilhas em porcelana banhadas a ouro, pisos em granito modulado em quadros com peixes duplos, vários símbolos do Espírito, além de um barrado de dois metros de altura. A capela fica à direita do Altar e em seu retábulo estão alguns presentes do Papa João Paulo II, durante sua visita ao local em 1980. Aberta de 5h às 22h.

Capela do Santíssimo - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Capela São José

A Capela São José possui uma grande cúpula em tons de ouro, piso com desenhos de lírios que se abrem e estrelas de Davi no corredor. No painel central, uma belíssima obra de Cláudio Pastro que representa o sonho bíblico de São José. Localizada à esquerda do Altar, missas são celebradas nesta capela em dias de menor movimento. Aberta de 5h às 22h.

Capela São José - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Capela do Batismo

Inaugurada em 2010, a Capela do Batismo foi um presente da família chinesa Sieh, exemplo de fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida. Possui piso em forma de sol e uma árvore da vida em sua porta, além de uma cúpula em ouro que simboliza o céu que faz o batizado ser a luz do mundo. No centro da capela, uma fonte batismal em mármore branco, uma cruz e a figura de cristo. Localizada na esplanada João Paulo II, a Capela do Batismo possui três grandes ampolas que guardam os óleos consagrados na noite de Páscoa.

Capela do Batismo - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Capela da Ressurreição

A linda Capela da Ressurreição é um local dedicado à oração e reflexão e abriga os restos mortais dos Bispos e Arcebispos de Aparecida. O local conta também com um Memorial dos Devotos, um memorial virtual que relembra os colaboradores da Campanha dos Devotos que já faleceram. Aberta de 5h30 às 18h.

Capela da Ressureição - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Capela das Velas

Construída na década de 70, a Capela das Velas é um dos locais mais visitados do Santuário Nacional, com decoração que remete à passagem bíblica da Sarça Ardente. Localizada à esquerda da Porta Santa, possui uma cruz em aço e possui um sistema de exaustão instalado no teto, que ameniza a fumaça durante a queima das velas. Aberta de 5h às 22h.

Capela das Velas - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Porta Santa

A Porta Santa representa, simbolicamente, Jesus Cristo. Assim como o Altar e a Fonte Batismal, a Porta também é um sacramento, passando por ela, os romeiros passam por uma vida nova. Localizada próxima à Capela das Velas, a Porta Santa é aberta durante os jubileus.

Porta Santa

Visita à Cúpula

Criado em 2017, o passeio de visita á cúpula é um dos mais interessantes a se fazer no Santuário Nacional, nele é possível acompanhar bem de pertinho a linda obra do artista Cláudio Pastro, além de admirar uma linda vista para o altar central e as obras das naves laterais. O passeio pela cúpula ainda oferece exposições que contam a história do Santuário e o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Aqui tem mais detalhes da visita à cúpula.

Cúpula - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Sala das Promessas

Esta sala reúne diversos objetos, cartas e testemunhos de fé dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, em uma área de 1300 metros quadrados. A sala fica no pavimento inferior da Basílica e chega a receber 25 mil objetos em temporadas de maior movimento. Cerca de 87 mil fotografias foram usadas para ornamentar a sala.

Sala das Promessas - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Campanário

O Campanário é uma obra composta por 13 sinos, cada um deles é dedicado a um dos 12 apóstolos e homenageiam bispos e cardeais que marcaram a história da Padroeira do Brasil. O 13º sino, o maior deles, é dedicado à Virgem de Aparecida e a São José.

Campanário - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Conhecendo tudo sobre a Basílica

A Basílica recebe missas durante vários horários nos finais de semana, com capacidade para receber até 45 mil fiéis. Possui a forma de uma Cruz Grega com naves de 40 metros e cúpula de 70 metros de altura. Fazer uma visita interna e admirar cada detalhe das obras é algo que deixa o passeio à Aparecida muito mais interessante.

Tive a oportunidade de fazer uma visita interna guiada, já que fui à Aparecida em um dia de semana, e pude entender melhor o significado de todas essas obras, é muito interessante. Se você também tiver essa oportunidade, não deixe de fazer.

Santuário Nacional - Aparecida-SP

Nicho da Imagem

O Nicho onde está a imagem original de Nossa Senhora Aparecida é, sem dúvidas, o local mais visitado do Santuário Nacional. O interior do Trono possui detalhes que retratam a “pesca milagrosa” e o retábulo possui mais de 37 metros de altura, com pastilhas de porcelana, pintadas a ouro. Para visitar durante os finais de semana, o indicado é ir durante alguma missa, o local costuma ficar menos cheio.

Nicho da Imagem - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Torre Brasília e Museu Nossa Senhora Aparecida

Construída em 1961, a Torre Brasília possui 16 andares, mede 109 metros de altura e foi doada pelo então Presidente do Brasil da época, Juscelino Kubitschek. No 16º andar da Torre, há um mirante com uma vista panorâmica incrível da cidade. O Museu Nossa Senhora Aparecida e o Centro de Documentação e Memória do Santuário estão localizados no 1º e 2º andar da Torre Brasília.

O Museu possui um vasto acervo histórico e devacional de Nossa Senhora Aparecida e de seu Santuário. O Centro de Documentação tem o objetivo de preservar a memória do Santuário Nacional, com mais de 16 mil imagens e 3 mil arquivos textuais. Não é permitido fotografar dentro do museu. A atração é paga à parte, mais detalhes aqui neste post.

Torre Brasília - Santuário Nacional de Aparecida-SP

Estúdio da TV Aparecida

Através de vidros, é possível acompanhar de perto a gravação de alguns programas da TV Aparecida, em um estúdio localizado no sub solo da Basílica. Pra quem nunca viu um estúdio de TV de perto, vale a pena passar por lá para conhecer e ver por trás das câmeras.

Estúdio da TV Aparecida

Passarela da Fé e Galeria Recreio

Inaugurada em 1971, a Passarela da Fé faz a ligação da Basílica Velha ao Santuário Nacional, com extensão de 392 metros. Muitos devotos a utilizam para pagar promessas, atravessando o percurso de joelhos. A Galeria Recreio fica no fim da Passarela da Fé, é um verdadeiro shopping que conta com diversas lojas vendendo artigos religiosos, além de uma grande praça de alimentação. A estrutura da galeria conta com escadas rolantes, elevadores, ar condicionado e wifi grátis, além de banheiros.

Passarela da Fé - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP
Passarela da Fé - Santuário Nacional

Basílica Matriz

A Basílica Matriz, ou Basílica Velha, é uma construção no estilo barroco tombada como monumento de interesse histórico, religioso e arquitetônico, que pode ser alcançada através da Passarela da Fé. Construída em 1745, a Basílica Velha foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida e vale a pena conhecer, seu interior é belíssimo. É um dos locais mais visitados em Aparecida.

Basílica Velha de Aparecida - São Paulo

Bondinho Aparecida e Morro do Cruzeiro

O Bondinho Aparecida é um passeio bem legal de se fazer, ele liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. Os bondinhos são fechados e seguros, proporcionam uma vista panorâmica para a Basílica e você ainda curte outros atrativos do Morro do Cruzeiro. O pessoal é um dos mais concorridos de Aparecida e possui acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Bondnho Aparecida - Teleférico no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Memorial da Devoção e Museu de Cera

Criado em 2016 o Memorial da Devoção é uma ótima oportunidade de iniciar o seu tour por Aparecida e saber tudo a respeito da história de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. O memorial conta com atrações que unem arte com efeitos multimídia, para que o visitante entenda de uma maneira mais prática e divertida toda a história, desde o encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul até a construção da Basílica. Há um museu de cera, um cinema 3D e um espaço para exposições.

Memorial da Devoção - Aparecida-SP

Morro do Presépio

Localizado nos pátios do Santuário Nacional, o Morro do Presépio abriga esculturas referentes ao nascimento de Jesus e outras representações como o encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul. As esculturas foram feitas em cimento, em tamanho natural e do alto do Morro têm-se uma bela vista panorâmica para a Basílica.

Morro do Presépio - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Aquário

Localizado nos fundos do Centro de Apoio ao Romeiro, o Aquário é pequeno mas interessante para as crianças, reúne cerca de noventa diferente espécies de peixes, anfíbios e répteis. A principal atração do local é um tanque com um tubarão lixa, com a possibilidade de tocá-lo. Há também um tanque 140 mil litros de água, que abriga tubarões e raias.

Aquário de Aparecida-SP

Caminho do Rosário e Porto Itaguaçu

O Porto Itaguaçu marca o local onde os pescadores encontraram a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul. No local, são oferecidos alguns passeios de barco, onde pode ser conhecida parte da história da Imagem. Um dos novos atrativos de Aparecida é o Caminho do Rosário, que pode ser percorrido à partir do próprio Santuário Nacional, passando pela Cidade do Romeiro.

O Caminho do Rosário é inspirado na história de Maria e nos mistérios descritos na liturgia católica, possui 1132 metros de extensão e liga o Santuário Nacional ao Porto Itaguaçu. A partir do Santuário Nacional, o romeiro ingressa em uma passarela, que dá acesso à Cidade do Romeiro onde, de fato, o Caminho do Rosário se inicia.

Caminho do Rosário - Aparecida-SP

Cidade do Romeiro

A Cidade do Romeiro foi idealizada para receber religiosos peregrinos, além de ser um espaço de lazer para todos os moradores da cidade. No local está localizado o Hotel Rainha do Brasil, que pertence ao Santuário Nacional, a Capela Nossa Senhora da Esperança e um Centro Comercial com restaurantes, lojinhas, área de convívio e uma extensa área verde.

Cidade do Romeiro - Aparecida-SP

Feira Livre

Localizada nos arredores do Santuário Nacional, a Feira de Aparecida é muito famosa e já se tornou um dos principais atrativos da cidade, onde são encontrados artigos religiosos e lembranças de Aparecida.

Feira Livre

Tem mais dicas sobre o que fazer no Santuário Nacional de Aparecida? Deixe a sua opinião nos comentários deste post.

Santuário Nacional de Aparecida
Avenida Doutor Júlio Prestes s/n
Ponte Alta – Aparecida/SP
(12) 3104-1000 / 0300 210 1210

Viagem realizada em dezembro de 2019

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

4 respostas

  1. Excelentes dicas. Sempre nos orientamos por aqui, no seu Blog. Parabéns pelo trabalho disponibilizado. Tem nos ajudado bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados