O Centro Histórico de Ilhabela é um charme e recebe muitos turistas durante o dia e principalmente a noite, devido à grande quantidade de lojas e atrativos históricos que o local possui. Ilhabela como o próprio nome diz é uma ilha que fica próxima à cidade de São Sebastião, no estado de São Paulo. Para chegar lá, somente através de balsa e os detalhes desta travessia, eu explico neste post.
O Centro Histórico de Ilhabela, também conhecido como Vila, está a 6km da balsa. Assim que sair da balsa, pegue à esquerda, sentido norte da ilha a passará pelas Praias do Perequê, Itaguaçu, Engenho D’água e Saco da Capela. Assim que chegar a uma praça central, você já estará na Vila.
NAVEGUE PELO POST
ToggleCentro Histórico de Ilhabela
O Centro Histórico de Ilhabela possui várias construções históricas e vamos destacar duas delas: a Igreja de Nossa Senhora D’ajuda e Bom Sucesso e a Antiga Cadeia e Fórum.
A Igreja de Nossa Senhora D’ajuda e Bom Sucesso está situada no Morro do Baepi e foi construída em pedras, conchas e óleo de baleia pelos escravos entre 1697 e 1718. O prédio possui 40 metros de comprimento e 10 metros de largura, possui piso de mármore e uma belíssima imagem de Nossa Senhora D’ajuda no forro do teto.
Do topo das escadarias, têm-se uma belíssima visão panorâmica da Vila. Ao redor da igreja, jardins bem cuidados e muito verde, além de uma obra plástica de Jesus Crucificado, feita por Gilma Pinna.
Ao lado da igreja está a Antiga Cadeia e Fórum, que hoje abriga a sede do Parque Estadual de Ilhabela. Construído entre os anos de 1805 e 1806, o prédio foi desenhado em estilo militar com torre e escadarias, mesclando os estilos neo clássico, barroco e traços coloniais. O prédio foi declarado Patrimônio Histórico pelo CONDEPHAAT em 2001. Nas antigas celas da cadeia, o local costuma receber exposições e trabalhos regionais.
Passeando pela Vila
A Vila de Ilhabela possui diversas lojas, galerias comerciais, restaurantes e até shopping, tudo bonitinho e organizado. O movimento de pessoas por lá é intenso, principalmente durante a noite, quando restaurantes e lojas ficam lotados de turistas. Além de abrigar o Centro Histórico, a Vila possui uma praça com fontes e diversos tipos de comércio ao redor. A noite, a praça fica toda iluminada.
Um dos locais mais tradicionais da Vila é a Rua do Meio, que possui um grande espaço para o trânsito de pessoas, diversas lojinhas e um clima delicioso, com bancos e lustres.
Na Vila há um píer muito utilizado pelos pescadores locais que fica no final da Rua do Meio. A ida ao local é gratuita sendo necessário passar por dentro de uma mini galeria. As fotos neste píer ficam legais e vale a pena dar um pulinho lá para conhecer.
Por toda a orla da Vila há ciclovias e calçadões para caminhadas e há um ponto de ônibus em frente à praça. Durante o ano, a Vila costuma receber diversos shows e eventos. Um dos comércios em destaque na Vila é a Creperia Nareia, que faz deliciosos crepes de diversos sabores.
Passear pela vila é atração obrigatória de todo o turista que visita a ilha, seja para comer, para compras, para conhecer o Centro Histórico de Ilhabela ou simplesmente para caminhar pelas charmosas ruas que a vila possui.
O Centro Histórico e Vila de Ilhabela é pequeno, as atrações ficam próximas e dá pra conhecer tudo em poucas horas. Dá pra encaixar o passeio em um final de tarde e já emendar com um passeio à noite pela Vila, o melhor local para compras de artesanato em Ilhabela. A grande variedade de lojas e os preços justos fazem do local, visita obrigatória para os turistas.
Aproveite para jantar por lá nos diversos restaurantes que a Vila possui. A Vila é linda, principalmente à noite, quando ela fica toda iluminada, não deixe de conhecer!
Viagem realizada em janeiro de 2016
Ótima Matéria!
Além de amar o Blog, que já curto no Face, amei essa matéria, estou indo pra Ilha em dezembro, e só pensei nas praias! Você me convenceu a dar um passeio decente, digno e construtivo ao cento local, adorei mesmo, parabéns pelo conteúdo, nos ajuda muito!
Ilhabela é linda!
Obrigado pelos elogios…
Bacana a matéria André, não conheço a Ilha e estou interessada em ir agora em janeiro, estou meio confusa em onde me hospedar, pois são muitas opções. Mas estou procurando ficar próximo da vila, pois vou sem carro, e tua matéria me ajudou entender a vila.
Que bom Marta, espero que curta Ilhabela!