logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Lavras Novas » Distrito de Chapada – Como chegar à partir de Lavras Novas-MG

Distrito de Chapada – Como chegar à partir de Lavras Novas-MG

Chapada é um bucólico distrito com cerca de 100 habitantes, que possui poucas casas e está rodeado pela Serra do Trovão, pertinho do também distrito de Lavras Novas, esse um pouco mais conhecido. Quem busca um lugar sem muito agito, com ar puro, natureza exuberante, atrativos naturais e a tranquilidade típica das cidades do interior de Minas Gerais, encontra no distrito de Chapada um belo refúgio.

O distrito está localizado a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte e a 17 quilômetros de Ouro Preto. Para chegar ao distrito a partir de Belo Horizonte, pegue a BR-040 e depois a BR-356 até o trevo de acesso ao Centro Histórico de Ouro Preto, ignore a entrada e continue na BR até o acesso (à direita) à MG-129. Lá haverá um acesso ao distrito de Lavras Novas (à esquerda). Assim que chegar a um pedaço de estrada de terra, haverá uma entrada à direita que leva à Chapada (há placas). Aí é só seguir em frente.

Antes de chegar à Chapada

Logo que você pegar esse último acesso à direita, você poderá estacionar o carro por ali e conhecer a Cachoeira do Moinho, que possui fácil acesso a poucos metros da estrada de terra. Mesmo que você esteja indo a partir de Lavras Novas, você passará pelo mesmo caminho, então dá pra conhecer esta pequena cachoeira.

Como não encontrei muitas informações sobre esta cachoeira, parei o carro na estrada e consegui chegar a algumas quedas e poços desta cachoeira. Porém, só depois eu percebi que a queda principal da cachoeira ficava um pouco mais à frente do local onde eu fui e que o acesso é ainda mais fácil, tem uma estradinha de terra que leva até ela. Que vacilo!

Distrito de Chapada - Lavras Novas-MG
Cachoeira do Moinho - Lavras Novas-MG
Cachoeira do Moinho - Lavras Novas-MG

Seguindo pela estrada principal, há um acesso (à direita) onde é possível deixar o carro para chegar até a Cachoeira do Falcão, essa possui uma bonita queda, além de águas rasas e límpidas que são um verdadeiro convite a um mergulho. Em frente há queda há um espaço plano onde é possível relaxar o curtir o atrativo com mais calma.

Mas como nem tudo são flores, a parte ruim é o acesso até a cachoeira. Não é muito longe, mas é um trecho muito íngreme, bastante pesado, requer um pouco de condicionamento físico para a subida. Na descida o santo ajuda mas a subida de volta é cansativa. Leve uma garrafinha de água para ajudar na hidratação.

Cachoeira do Falcão - Lavras Novas-MG
Vai encarar esta descida?
Cachoeira do Falcão - Lavras Novas-MG
Cachoeira do Falcão - Lavras Novas-MG
Cachoeira do Falcão
Cachoeira do Falcão - Lavras Novas-MG
Cachoeira do Falcão

No local onde deve deixar o carro, a vista é muito bonita para as montanhas ao redor, aproveite para admirar a paisagem. Depois da Cachoeira do Falcão, deve-se seguir a estrada até chegar ao Distrito de Chapada, não há mais nenhum atrativo antes de chegar ao distrito.

Distrito de Chapada - Lavras Novas-MG

Distrito de Chapada

O distrito de Chapada é composto por uma rua principal de terra, com algumas casinhas coloridas super charmosas e a Igreja de Santana ao centro. A simplicidade do local é seu grande charme, as casinhas coloridas junto à igreja e a Serra do Trovão formam um cenário digno de um quadro. Logo que cheguei ao distrito já saí fotografando as casinhas próximas à igreja, o tempo ajudou bastante para que as fotos ficassem ótimas.

O fluxo de turistas no distrito é muito pequeno, então quem procura paz e tranquilidade, o distrito de Chapada é uma ótima escolha. Vi apenas duas meninas turistando por lá, tirando fotos em frente à igreja. Fui até um bar que fica bem ao lado da igreja para comprar uma água, vi algumas pessoas almoçando por lá e a comida estava com uma ótima aparência, servida em panelinhas. Acho que o único local para comer é ali.

Distrito de Chapada - Lavras Novas-MG
Distrito de Chapada - Lavras Novas-MG
Igreja de Santana - Distrito de Chapada - Lavras Novas-MG
Capela de Santana
Distrito de Chapada - Lavras Novas-MG
Igreja de Santana - Distrito de Chapada - Lavras Novas-MG
Capela de Santana

Além de curtir a paz e a tranquilidade do local, o distrito possui uma bonita cachoeira como uma de suas atrações principais, a Cachoeira do Castelinho. Para chegar até ela, deixe o carro ali próximo à igreja e pegue a trilha que se inicia do lado direito da igreja, no sentido oposto do bar. Se estiver de carro, poderá descer uma parte desta trilha nele e estacionar em um local mais próximo da cachoeira, encurtando o caminho.

A trilha é leve porém possui alguns obstáculos na parte final, mas nada complicado. Como fui em época de frio, não animei ir até a Cachoeira do Castelinho.

O distrito não possui sinal de internet, aproveite para desapegar do seu smartphone e curtir o local. Como não tem internet, não há pagamentos com cartão de crédito e nem caixas eletrônicos, então leve dinheiro. Chapada e Lavras Novas não possuiem posto de gasolina, o mais próximo é em Ouro Preto.

Confesso que não tinha planos de ir até o Distrito de Chapada quando planejei a minha viagem à Lavras Novas, mas como fiquei por três dias no distrito, o terceiro dia ficou mais vago, então aproveitei para conhecer as Cachoeiras que ficam no caminho e conheci Chapada. Não há muito o que fazer por lá a não ser a Cachoeira do Castelinho e curtir a tranquilidade do local.

Distrito de Chapada - Lavras Novas-MG

Viagem realizada em junho de 2018

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

5 respostas

  1. Excelente, amigo. Já fui diversas vezes até Lavras Novas, mas ainda não conheço a Chapada. Vamos nos hospedar por lá nessa quarta. Seu blog ajudou.
    Abraço e obrigado.

  2. Quando fui a Lavras novas,conheci tbm esse lugarzinho lindo ki é chapada , onde tem tipo um pequenino museu toca do Raul .achei tudo um encanto 😍😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados