logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Bahia » 7 praias imperdíveis nos arredores de Salvador

7 praias imperdíveis nos arredores de Salvador

Depois de curtir todas as atrações da capital baiana como o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda, o Pelourinho e a Igreja do Bonfim, que tal curtir as atrações nos arredores de Salvador? Há lindas praias, ilhas, esportes radicais e diversos passeios, com destaque para a linda Morro de São Paulo e as praias da Estrada do Coco.

Praias imperdíveis nos arredores de Salvador

1 – Arembepe

Arembepe possui lindas praias mas o grande charme do local está na rusticidade tão bem preservada por lá. As casas são simples, de barro e palha, a população vive da venda de artesanato e não há energia elétrica por lá. Arembepe possui uma base do Projeto TAMAR e as lindas praias são emolduradas por dunas, coqueirais e piscinas naturais, vale a pena conhecer. Seguindo pela Estrada do Coco à partir de Salvador, é a primeira praia.

Arembepe
Foto: Projeto TAMAR

2 – Barra de Jacuípe

É o encontro do Rio Jacuípe com o mar, um lugar calmo, rústico, com praias lindas como Arembepe (fica ao lado) e possui algumas barracas de praia que servem petiscos e bebidas. É possível alugar alguns equipamentos para prática de esportes radicais. Seguindo pela Estrada do Coco à partir de Salvador, é a segunda praia.

Barra de Jacuípe, atração nos arredores de Salvador
Barra de Jacuípe

3 –  Guarajuba

Guarajuba é menos badalada que as vizinhas Praia do Forte e Arembepe mas possui belezas similares e um calçadão à beira mar com ciclovias, praças e jardins que deixa a praia ainda mais linda. As barracas de praia são boas e há muitas casas de veraneio para alugar, além de um resort. Seguindo pela Estrada do Coco à partir de Salvador, é a terceira praia.

Praia de Guarajuba, atração nos arredores de Salvador
Praia de Guarajuba

4 – Praia do Forte

Uma das praias mais badaladas dos arredores de Salvador, a Praia do Forte é um destino imperdível e pode ser alcançado seguindo pela Estrada do Coco a 60km da capital. Tem várias opções de hospedagem mas dá pra ir em um bate e volta caso esteja em Salvador ou alguma praia próxima. Tem ônibus que leva da capital à praia e há outras maneiras de chegar até lá.

A vila de pescadores tem várias lojinhas, restaurantes, sorveterias e a famosa Capela de São Francisco de Assis, cartão postal da Praia do Forte. Há uma infinidade de coisas a se fazer por lá inclusive passeios radicais como Parasail e quadriciclo. Com praias lindas que abrigam piscinas naturais, coqueirais e águas calmas e limpas, a Praia do Forte ainda possui uma base do Projeto TAMAR, um ótimo passeio para toda a família.

Praia do Forte, atração nos arredores de Salvador
Praia do Forte

5 – Costa do Sauípe

A Costa do Sauípe é um complexo de resorts que fica depois da Praia do Forte, seguindo pela Estrada do Coco onde mais tarde passará a se chamar Linha Verde. O complexo conta com enorme área de lazer emoldurada por coqueirais e integrada com a natureza, com acesso à praia exclusiva do hóspedes dos resorts.

Mas se você não tem essa grana toda para se hospedar na Costa do Sauípe, poderá contratar o Day Use para somente passar o dia por lá e curtir toda a estrutura do complexo.

Costa do Sauípe
Foto: Divulgação

6 – Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica já foi muito badalada no passado e hoje possui ambiente calmo, sendo dividida em duas partes: Itaparica e Vera Cruz. Itaparica possui diversos casarões coloniais e construções dos séculos 17 e 18 enquanto Vera Cruz possui ótimas praias como Barra Grande e Tairu, contendo águas calmas e barreiras de corais.

O passeio mais famoso por lá é conhecido como Pantanal Baiano e os barcos que realizam este passeio partem da Praia do Cacha Pregos, percorrendo manguezais. A travessia de catamarã de Salvador a Ilha de Itaparica dura cerca de 20 minutos.

Ilha de Itaparica
Foto: Wikipedia

7 – Morro de São Paulo

Localizado a quase 250km de Salvador, Morro de São Paulo pode ser alcançada de catamarã ou avião, sendo a primeira opção mais em conta. Há saídas de catamarãs de Salvador ou do município de Valença.

Com quatro lindas praias, Morro de São Paulo é um lugar para fugir da “muvuca” e da correria do dia a dia, um lugar para se desligar do mundo. São apenas duas ruas, porém há várias opções de hospedagem, turistas do mundo inteiro e diversas atividades, com destaque para a radical tirolesa na primeira praia e o mergulho nas águas calmas da terceira e da quarta praia. A agitada vida noturna atrai os jovens do mundo inteiro.

O único meio de transporte por lá são os próprios pés, já que nenhum automóvel pode trafegar na ilha. Aproveite para caminhar pelas praias e ir até o farol no fim do dia para curtir o pôr do sol, com a vista mais espetacular de Morro de São Paulo.

Morro de São Paulo
Foto: Fábio, Viagens Cinematográficas

E você, tem mais alguma dica de boas praias nos arredores de Salvador que não estão listadas acima? Conta pra gente nos comentários! 😉

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

15 respostas

  1. André, quero fazer meu ninho numa cidade nessa região da Bahia onde tenha condições de viver do que gisto: pintura, artesanatos e alimentos. Vou só, preciso alugar um cantinho perto do mar que não seja caro….o que me aconselha amigo.

    1. Oi José!
      O meu forte é mesmo o turismo, não sei lhe indicar um local que seja bom para se instalar e viver!
      Um abraço e boa sorte!

  2. Oi André! Uma pergunta…eu quero viajar para Salvador no próximo ano, por volta do mês de novembro, 17 días. Irei ficar alguns dias no centro para conhecer (tipo Pelourinho) depois quero ficar muito perto da beira do mar…reservei o Mar Brasil e acho a Praia de Itapuã linda.. mais agora estou descobrindo um monte de praias e locais maravilhosos na Bahia. A escolha é bastante complicada além de não ter tantos dias para ficar la . Você acha Itapuã será uma boa escolha ou você podería recomendar a gente alguma outra praia perta de Salvador, e sobretudo com uma conexão descomplicada ao aeroporto..penso alugar carro,,, obrigado desde já! uma abraço desde a geladeira alemã (Colónia)

    1. Olá Ernesto.
      As dicas que tenho das praias próximas à Salvador que valem a pena conhecer estão neste post.
      Não deixe de incluir de jeito nenhum a Praia do Forte, talvez um day use na Costa do Sauípe também vale a pena.
      Eu gostei bastante da Praia de Guarajuba, super tranquila!
      Se quiser conhecer várias praias próximas, alugue um carro!
      Um abraço!

  3. Oi André! Vou à Salvador em abril e tenho 5 dias por lá. Já reservei 2 dias inteiro para o Morro de São Paulo, tinha pensado em deixar 1 dia pra Praia do Forte e 2 para a cidade de Salvador mesmo. Mas assim Vou deixar Itaparica de fora. Vc acha que compensa deixar 1 dia apenas para Salvador e 1 para Itaparica?i

    1. Oi Milena. O que pretende conhecer em Salvador?
      Se estiver em um carro, dá pra conhecer o Centro Histórico, a Igreja do Bonfim e o Farol da Barra em um mesmo dia.
      Quanto a Itaparica eu ainda não conheço o local, talvez seja melhor não ir pra tantos lugares em uma viagem tão curta, pra não ficar tão cansativo e aproveitar tão pouco.
      Espero ter ajudado.

  4. Meu jovem peguei algumas dicas de lugares. Me ajude se possível lugar badalado e praias lindas seria praia do forte e Itacaré ? Tem mas alguma boa opção pra mim colocar no roteiro. Valeu! (Telefone apagado)

  5. Boa noite… Quanto tempo leva de Salvador para Morro de São Paulo de catamarã? Temos um filho de 7 anos, seria um passeio bom para ele?

    1. Oi Isabela, tudo bem?
      A travessia de Salvador à Morro de São Paulo de Catamarã dura cerca de duas horas e é a opção mais em conta.
      Se ele não sentir enjoos, da pra ir tranquilo.

  6. Olá André, tudo bem?
    Viajo para salvador em fevereiro e gostaria de ir a passeio para a ilha de Itaparica e Arembepe, queremos já deixar todo o roteiro pronto. Poderia nos ajudar ?

  7. André, bom dia! Essas praias aos arredores de Salvador estão abertas para banho com essa nova medida restritiva no Estado da Bahia? Estou chegando aí dia 02/03/2021 e estou com medo de não ter acesso a nenhum local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados