Localizado na cidade de Campos do Jordão, famosa por ser uma das cidades mais frias do Brasil, o Mosteiro de São João é um lugar onde paz, natureza e religião imperam em perfeita harmonia, em um maravilhoso bosque rodeado de belíssimos jardins.
Passando por Vila Abernéssia, o centro comercial da cidade, vire à esquerda na rotatória das flores que está próximo a Estação da Estrada de Ferro e ao Fórum; siga a rua lateral ao Mercado Municipal, passando pelo Hospital Municipal. O Mosteiro de São João está situado a poucos metros após a Delegacia.
NAVEGUE PELO POST
ToggleComo é a visita ao Mosteiro de São João
Após passar por um estreito caminho cercado de luminárias em meio a grandes árvores, você passará por um lindo lago cheio de peixes e chegará a um jardim que divide espaço com o Mosteiro. Alguns caminhos levam a grutas com imagens cristãs, onde os visitantes podem desfrutar do espaço para fazer suas preces.
No local, reside a “Comunidade Monástica do Mosteiro de São João e as 29 irmãs consagradas são conhecidas como “As Beneditinas” porque elas pertencem à mais antiga Ordem Religiosa do Ocidente.
Elas se reúnem 7 vezes ao dia na Capela para cantar louvores do senhor e todos os dias às 17h45, elas realizam um recital de canto gregoriano da Capela São João Batista, com entrada gratuita. O Mosteiro de São João funciona todos os dias das 6h30 às 18h30 e a entrada é gratuita.
Monjas Beneditinas
As Monjas Beneditinas realizam um trabalho social chamado “Clube das Mães”, onde as mulheres de famílias carentes aprendem artesanato e auxiliam as monjas na fabricação de doces vendidos nas lojas.
📑 Leitura Recomendada: Roteiro completo de Campos do Jordão
Há uma loja dentro do Mosteiro de São João com produtos feitas pelas Beneditinas, pois, conforme a tradição, os monges vivem de seu próprio trabalho. Podem ser adquiridos nesta loja artesanatos em pirogravura, quadros, flores desidratadas além de biscoitos, pães, bolos, geleias, e variedades em artigos religiosos.
No Mosteiro funciona a Casa de Retiro Santa Scholastica que tem como finalidade colaborar com a Igreja e casas religiosas, recebendo padres e religiosos para retiros e estudos. Todos podem participar das orações e celebrações da comunidade e curtir uma paisagem considerada como uma das mais bonitas da cidade.
🏡 Vila Capivari, o centrinho turístico de Campos do Jordão
Vale a pena ir?
Com certeza um passeio que você não pode deixar de fazer quando for visitar Campos do Jordão, tanto pela beleza quanto pela paz do lugar, o que torna o passeio um momento de reflexão. Mesmo no período de alta temporada, as visitas são muito tranquilas e não é necessário agendamento.
Mais informações podem ser encontradas no site do Mosteiro. Aqui tem mais dicas de Campos do Jordão.
Mosteiro de São João
Av. Dr. Adhemar de Barros, 330
Campos do Jordão/SP
Viagem realizada em julho de 2011
Que demais, não conhecia este lugar. Adorei as fotos e quando voltar a Campos certamente estará no meu roteiro 😉
Não conhecia esse lugar, é lindo e ainda é no Brasil. Você sabe me dizer quanto é para passar o dia nesse mosteiro? Obrigada.
Oi Magda.
Esta informação deve ser verificada junto ao Mosteiro.
No site oficial é possível entrar em contato!
Passei com meu marido um dia lindo no mosteiro celebrando bodas de prata.
As irmaos sao acohedoras. Começamos com a santa missa e varios momentos de espiritualidade. Nos abastecemos de Deus.
Agradecemos por tudo.
Solange de Tremembe. SP
Que bom Solange.
Espero ter ajudado.
Um abraço e fique com Deus!
Campos do Jordão é um local maravilhoso para relaxar. A natureza está bem preservada e presente em todos os locais. O centrinho da Villa Capivari, por exemplo, já vale a viagem. Existem muitos restaurantes, que atendem aos mais variados gostos gastronômicos. As pessoas que ali vivem irradiam felicidades e transmitem esse estado de espírito ao turista, que se sente bem acolhido.
Os melhores meses para visitar esse paraíso são Maio, Junho e Julho, quando a temperatura é bem mais baixa. Fui até lá no mês de Março e a temperatura estava bem alta, exigindo o consumo de bastante água e também as mais variadas marcas de cerveja, muitas delas de fabricação local.
Quem tiver oportunidade, não deixe de visitar esse pedaço do paraíso.