No distrito de Bichinho à 6 quilômetros de Tiradentes está o Alambique Velho Ferreira, onde é produzida a cachaça de mesmo nome. Realizei uma visita ao local pela primeira vez em 2013, para saber mais sobre o processo de produção da cachaça, uma das iguarias do estado de Minas Gerais. O local é simples e a visita foi rápida, fui muito bem recebido no local e conheci algumas etapas do processo de produção.
Visitei o local novamente neste ano de 2019 e muita coisa mudou por lá. No mesmo local onde antes era a fábrica da cachaça, hoje funciona somente como loja oficial dos produtos da marca. O local recebeu uma grande reforma e se transformou em um ambiente muito charmoso, com belos jardins, uma fonte e uma loja totalmente reformada e nova.
Em conversa com uma das funcionárias da loja, fui informado que a visita à fábrica está suspensa, já que a produção da cachaça foi transferida para uma fazenda, de difícil acesso, localizada à cerca de 20 quilômetros dali. Ela não soube informar se o local reabrirá novamente para visita à fábrica, o certo é que a loja está instalada em um ambiente muito bonito, que rende belas fotos, se você pretende adquirir os produtos da marca vale a pena dar um pulinho por lá.
NAVEGUE PELO POST
ToggleVisita ao Alambique Velho Ferreira (2013)
Cachaça totalmente artesanal, o Alambique Velho Ferreira foi fundado oficialmente em 14 de abril de 1997 no distrito de Vitoriano Veloso, mais conhecido como “Bichinho”, tornando realidade o sonho de Vicente Ferreira Rodrigues, que era um distribuidor da região entre 1930 e 1947. O sonho de Vicente, foi sustentado pelo seu filho Antônio Ferreira Neto, o “Velho Ferreira”, que transportava o produto. Meio século depois, este sonho se tornou realidade, graças ao seu neto Cláudio Ferreira da Silva.
A visita ao alambique foi um programa ocasional, eu estava passeando pelo distrito, vi algumas placas indicando o acesso à fábrica da cachaça e resolvi conhecer. Chegando ao local, fui recebido por um funcionário, que fez um pequeno tour pelo local. Inicialmente eu pude ver o processo de moagem da cana, ela deve ser moída em até 36 horas depois de cortada. As moendas separam o caldo do bagaço. Aproveitei para colocar “a mão na massa” e moer algumas canas.
Depois, conheci o setor de fermentação, onde o caldo é padronizado, pois cada cana apresenta um teor de açúcar. Em seguida, acompanhei o processo de destilação, onde o vinho de cana é destilado para elevar o teor alcoólico. Após, a cachaça passa pela filtração, para corrigir eventuais defeitos de qualidade e dar maior limpidez.
O último processo é o de envelhecimento, onde a cachaça é estocada em barris de madeira, ocorrendo reações químicas. Algumas são estocadas em tonéis de carvalho e algumas em tonéis de jequitibá. Após o tempo determinado para o envelhecimento, a cachaça já está pronta para ser engarrafada. Para finalizar o passeio, fiz a degustação da cachaça.
Visita à loja (2019)
Nesta última visita ao local, me espantei com tamanha reformulação. O local que antes era bem simples, com chão de terra e muito mato, hoje possui chão com pedras, jardins bem cuidados, grande área gramada, fontes de água e uma loja novinha e totalmente revitalizada. O visual ao fundo agrega ainda mais beleza ao local, uma localização privilegiada.
📑 Leitura Recomendada: O que fazer em Bichinho
A loja possui todas as cachaças produzidas pela fábrica, além de queijos, mel, licores e alguns souvenirs da marca. Na parte externa da loja há um banco e um enorme barril, locais muito requisitados pelos turistas para fotos, além de um deck com uma bonita vista para as montanhas no entorno do local e alguns bancos, daqueles que são um verdadeiro convite para deitar e relaxar por alguns minutos, curtindo o visual.
A loja oficial da Cachaça Velho Ferreira funciona de segunda à sábado, de 9h às 11h e de 13h às 17h, domingo de 10h às 13h. Para quem pretende comprar os produtos Velho Ferreira, vale a pena dar um pulinho lá, caso contrário cabe avaliar se vale a pena, já que o local fica após a Igreja de Nossa Senhora da Penha.
Alambique Velho Ferreira
Rua do Engenho, 31
Bichinho – Prados/MG
(32) 3353-7029
Viagem realizada em outubro de 2013
A publicação ficou ótima. Mostra o processo bem detalhado. Muito boa a matéria.
Abraços
Obrigado Luis Cláudio. Parabéns pela Cachaça, muito boa!
Abraço!
maravilhosa, porém gostaria, de saber preço por litro e também graduação acima de 40%, fico no aguardo obrigado.
Oi Ivo.
O meu blog possui foco na parte turística do local.
Não sei responder as suas perguntas acima.
Oi Ivo.
O meu blog possui foco na parte turística do local.
Tente entrar em contato com o pessoal através dos contatos no fim do post.