No último mês de maio, este blogueiro esteve na cidade de Dores do Indaiá, uma pequena cidade localizada na região centro oeste de Minas Gerais. Aproveitei minha ida para turistar por esta cidade, muito simpática, que possui lindas igrejas e movimentados eventos durante o ano, com destaque para a Festa do Rosário, uma das maiores festas religiosas do estado.
NAVEGUE PELO POST
ToggleDores do Indaiá
Fundada em 1885, Dores do Indaiá está localizada na região centro oeste de Minas Gerais, possui uma população de cerca de 13,9 mil habitantes e sua economia está baseada no comércio, agropecuária e pequenas indústrias. O município é fundador e sede do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, criado em 2008 para potencializar o turismo naquela região. O circuito ainda integra as cidades de Cedro do Abaeté, Quartel Geral, Luz, Estrela do Indaiá, Santa Rosa da Serra e Serra da Saudade.
A história de Dores do Indaiá teve início no século XVIII com a corrida do ouro, mas antes disso, índios e bandeirantes já haviam trilhado os sertões do Indaiá e do São Francisco. Saiba mais sobre a história da cidade no site da prefeitura local.
Pontos Turísticos
O principal atrativo turístico de Dores do Indaiá é a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores (Praça Prefeito Márcio Carneiro | 37-3551-1320), patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. Com sua construção iniciada na década de 1890 e concluída em 1921, a igreja possui suntuosa construção e belíssima arquitetura. Em frente à Matriz está a Praça Prefeito Mário Carneiro, uma praça muito agradável que leva o nome do prefeito da cidade na década de 1950.
A Praça do Rosário e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário ficam a algumas quadras da Igreja Matriz e também são atrativos interessantes que merecem ser visitados. Construída em estilo arquitetônico moderno, é nela que acontece todos os anos a grande Festa do Rosário de Dores do Indaiá, uma das maiores e mais tradicionais festas do estado.
Conheci externamente a Santa Casa de Misericórida “Dr. Zacarias” (Praça Alexandre Lacerda Filho 289), instalada em um antigo casarão com bonita arquitetura. A Praça São Sebastião (Praça do 100) fica em frente à Santa Casa, onde há um parquinho para as crianças, bancos e uma calçada ao redor, que é usada para caminhadas. Nos arredores da santa casa, há algumas casas em estilo colonial que merecem ser admiradas.
Cerca de três quadras após a Praça do 100, uma praça me chamou a atenção pelas altas palmeiras e pela cruz ao centro. Esta é a Praça Sagrado Coração de Maria, ou Praça dos Coqueiros, que possui alguns bancos e oferece uma vista desobstruída para as montanhas que rodeiam Dores do Indaiá. Entre um ponto turístico e outro, pude ver vários casarões coloniais de época, que estão em perfeito estado de conservação e não deixam de ser um atrativo.
Em um ponto mais extremo da cidade está o Morro da Capelinha (Rua Godofredo S Araújo 196), local que possui uma bonita e recém reformada capela e oferece uma bonita vista panorâmica para a cidade e para a região no entorno. É aqui que os ternos se encontram para a procissão durante a Festa do Rosário.
Eventos em Dores do Indaiá
Reveillón no Castelo
O Castelo Indaiá (Rodovia MG-176 km 41 | 31-99287-9807), também conhecido como Castelinho, é o maior espaço para eventos da cidade. O local é muito apreciado por turistas pela grandiosa estrutura mas não é aberto à visitação. O “Reveillón no Castelo” é realizado todos os anos desde 2005 e já é tradicional na região, recebendo até pessoas de outros estados.
Festa do Rosário
A belíssima festa religiosa em homenagem à Nossa Senhora do Rosário acontece todos os anos no mês de agosto e atrai turistas e fiéis do Brasil inteiro. A tradicional Festa do Rosário de Dores do Indaiá mobiliza quase toda a população local e acontece desde 1832. Em 2019, este blogueiro esteve presente na festa, que contou com mais de 40 ternos.
⛪ Tudo sobre a Festa do Rosário de Dores do Indaiá
Outros grandes eventos que acontecem na cidade são a ExpoDores, festa de rodeio com shows a nível nacional, a Motofest, encontro nacional de motociclistas e o CarnaDores, tradicional festa de carnaval da cidade.
Hospedagem
A melhor opção de hospedagem em Dores do Indaiá é o Hotel Regina (Rua Minas Gerais 19 | 37-3551-3872). Com confortáveis acomodações, o hotel está localizado no Centro de Dores do Indaiá e possui suítes standart, premium e executivas. O empreendimento ainda possui um restaurante, que não fica no mesmo lugar do hotel mas oferece traslado até lá. Outra opção é o Hotel Central Dorense (Rua Francisco Campos 171 | 37-99943-4978), com acomodações mais simples
🏨 Hospedagem em Dores do Indaiá: Hotel Regina Palace
Viagem realizada em maio de 2016
A praça com a cruz chama Coração de Maria, mais conhecida como Praça dos Coqueiros. Meu marido nasceu em Dores do Indaiá.
Obrigado Carla, atualizei a informação.
Que legal Andre… conheci Dores há uns anos atrás… ver essa postagem me fez reviver aquela viagem. Só faltou falar do mirante da cidade.
Grande abraço
Oi Anna, já me falaram desse mirante mas ainda não o conheci.
Quando conhecer vou incluí-lo no post.
Fico em feliz em lhe ajudar a viajar através do blog.
Um abraço!
Oiii André recebi seu post de um amigo e gostei mto. Vc mencionou que viria acompanhar a nossa Festa do Rosário. Gostaria de ver a matéria. Se não veio ainda venha este ano. Garanto que vc vai amar. Um abraço.
Oi Edinalva, ainda não participei da festa, vou tentar ir esse ano para criar a matéria.
Abraço!
Esta faltando o morro da capelinha e as classes anexas ou melhor escola normal.
Oi Paulo.
Espero conhecer em uma próxima visita!
E assim quem conhece Dores jamais esquece parabéns
pelo trabalho minha cidade e linda
Olá Vicenete, a cidade é super tranquila, sempre vou aí!
Parabéns, Andre pela iniciativa em apresentar Dores do Indaiá para o mundo! Passei a minha infância em Dores. Estudei no Mestre Tonico. Morei no cerrado, em frente ao campo do Zacarias, na casa rosa com alpendre….Boas lembranças…..
estive visualizando as imagens, sou de Dores do Indaiá e tem muito tempo que vou a Dores, mas mudou muito. tem coisas que nunca vi, como por exemplo esse loteamento residencial indaiá
Se Deus quiser, em agosto/2023 estarei em Dores do Indaiá para vivenciar a Festa do Rosário. 🙏🙏🙏
A festa é muito linda né? Tem um post aqui no blog falando da festa, você já leu?
https://www.blogmeudestino.com/festa-do-rosario-de-dores-do-indaia-mg/
Um abraço!
André bom dia. Sou de DORES, mas já saí de lá faz 64 anos. Eu coroava NS das dores no mês de maio. Você tem uma foto de meninas coroando? Quero escrever um livro da minha estória.
Ah que bacana Maria do Carmo. Infelizmente não tenho as fotos que pediu.
Um abraço!