Recebemos o Relato de Viagem Minas Gerais (cidades históricas) de uma leitora (pediu para não se identificar), que mora em Brasília. Ela conta todos os detalhes da visita para vocês leitores. Todas as fotos deste post são de autoria do Blog Meu Destino.
NAVEGUE PELO POST
ToggleRelato de viagem Minas Gerais
Mesmo chegando mais cedo no aeroporto perdi o avião de Brasília para Belo Horizonte. O vôo estava atrasado e por isto resolvi comer alguma coisa. Não sabia que o sistema de som não estava funcionando na área de alimentação. Por sorte havia outro vôo duas horas depois. Cheguei quase meia noite ao destino.
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, tive oportunidade de visitar a Feira Hippie da Av. Afonso Pena; a Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem.
A Praça da Liberdade onde estava havendo o Mundialito de Rolimã do Abacate na Av. João Pinheiro; o interior do Palácio da Liberdade; a Casa Fiat de Cultura, com as exposições “Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro” e “Recosturando Portinari, por Ronaldo Fraga”; MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal; Centro de Arte Popular – CEMIG; Centro Cultural Banco do Brasil, a exposição “Visões na Coleção Ludwig” e “Paradise in Progress – Daniel Hourdé”.
A Lagoa da Pampulha; Igreja São Francisco de Assis; Casa de Baile; Praça Israel Pinheiro (Praça do Papa); Mirante do Mangabeiras; Mercado Central; Shopping Diamond. Não deu para ir ao Palácio das Artes ver a exposição de Sebastião Salgado. Vi um lindo pôr do sol do Mirante do Mangabeiras.
Inhotim
Passei um dia em Inhotim. Teria sido bom ficar hospedada lá dentro por uma noite (soube que estão pretendendo inaugurar um hotel) e no outro dia terminar a visita. É um lugar muito agradável.
Ouro Preto
Em Ouro Preto me hospedei na Pousada Clássica. Está bem localizada, mas soube que durante a noite, especialmente nos finais de semana, há barulho dos bares ao redor. Por sorte não tive este problema. O meu quarto era grande, confortável, com cofre, televisão a cabo, geladeira, escrivaninha; bom armário; etc. À tarde o hotel oferece para os hóspedes um lanche como cortesia.
Visitei a Secretaria de Turismo na Praça Tiradentes (achei fraca, com pouca informação); Museu da Inconfidência Mineira (gostei muito); Igreja São Francisco de Assis; Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar; Museu de Arte Sacra; Casa dos Contos; Igreja Nossa Senhora do Carmo; Museu do Oratório (fiquei impressionada com o que vi).
Mariana
Em Mariana, visitei: CAT (assisti um vídeo sobre a cidade); Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção (Catedral da Sé); Museu Arquidiocesano de Arte Sacra; Praça Gomes Freire; Praça Minas Gerais; Igreja São Francisco de Assis (infelizmente fechada para reforma); Casa da Câmara e Cadeia; Igreja Nossa Senhora do Carmo; Igreja São Pedro dos Clérigos; Igreja Nossa Senhora dos Anjos.
Na volta para Ouro Preto parei na Mina de Ouro da Passagem. Por sorte só havia somente um casal e eu para visitar. Tudo deu certo: desci e subi no primeiro banco do trolley e a visita foi tranquila.
São João Del Rei
De Ouro Preto fui para São João Del Rei. Às 11h30, ao chegar no Terminal Rodoviário peguei um taxi para me levar no Centro de Atendimento ao Turista. Chegando lá, não existia mais. Com o mesmo taxi fui para o Complexo Ferroviário. Comprei uma passagem de Maria Fumaça para Tiradentes, às 15h. Deixei a mala guardada na estação e saí para aproveitar o tempo. Voltei a São João Del Rei um dia depois.
Visitei: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Igreja São Francisco de Assis e o Cemitério da Ordem Terceira, onde está enterrado o ex-Presidente Tancredo Neves; Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar; Igreja Nossa Senhora do Rosário, estava fechada; Solar dos Neves; Igreja Nossa Senhora das Mercês (fiquei na dúvida se estava aberta e por isto não quis subir a extensa escadaria); Igreja Nossa Senhora do Carmo; Museu Regional de São João Del Rei (bastante interessante). Infelizmente, o Memorial Tancredo Neves estava fechado.
Tiradentes
Em Tiradentes visitei: Museu da Liturgia; Câmara Municipal; Igreja Matriz de Santo Antônio; Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; Capela de São João Evangelista (estava em reforma); Museu Casa Padre Toledo; SESI Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves; Largo das Forras; Capela do Senhor do Bom Jesus da Pobreza (estava fechada); Capela de Nossa Senhora das Mercês (fechada); Santuário da Santíssima Trindade; Chafariz de São José; Capela de São Francisco de Paula (fechada).
Infelizmente, nas cidades históricas, muitas igrejas estavam fechadas. Não deu tempo para visitar o povoado de Bichinho; o Museu do Automóvel; Oficina de Agosto e Congonhas. 11 dias não foram suficientes. Gostei muito de Minas Gerais e pretendo voltar!
Saiba mais sobre as cidades de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rei, Bichinho e Belo Horizonte.
Estou apaixonada por esses fusquinhas. Acho que vou ai só por causa deles hehehehehhe
Quem não ir a Cidade de Mariama é a melhor coisa que faz, tenho uma colega que foi contamina pela agua que bebeu, e ja tem outros Comentários. Infelizmente a cidade acabou.