A Praia da Armação é uma pequena e tranquila praia de Ilhabela, muito procurada por praticantes de kitesurf e windsurf. Ilhabela como o próprio nome diz é uma ilha que fica próxima à cidade de São Sebastião, no estado de São Paulo. Para chegar lá, somente através de balsa e os detalhes desta travessia, eu explico neste post. A praia da Armação fica no sentido norte da ilha, à 12 quilômetros da balsa.
Assim que sair da balsa, pegue à esquerda e siga pela avenida principal, até chegar nesta praia. A praia não possui estacionamento próprio sendo necessário estacionar na rua. Tome cuidado para não atrapalhar o trânsito.
Praia da Armação
A Praia da Armação é uma pequena praia com cerca de 400 metros de extensão com uma larga e plana faixa de areia. É o point dos praticantes de windsurf e kitesurf, sendo considerada uma das melhores praias do Brasil para praticar os esportes. A Associação de Windsurf de lhabela possui sede na Praia da Armação. Logo ao chegar na praia, há uma casa onde acontecem aulas do esporte para os alunos, com banheiro e chuveiro.
Logo ao chegar próximo ao mar, há vários equipamentos para a prática dos esportes já citados, para realização das aulas práticas. Do lado esquerdo da praia, está a charmosa Capela Imaculada Conceição, que era usada pelos antigos pescadores da região. É uma das construções mais antigas de Ilhabela.
Ao lado da capela, há um quiosque que oferece mesas com guarda sol e espreguiçadeiras nas areias da praia. Se quiser, pode optar por ficar debaixo de uma grande árvore que fica de frente ao mar, com uma generosa sombra.
No final da praia, há uma pequena trilha que leva até a Praia do Pinto. Não se esqueça de levar o repelente em creme! Por ser uma ilha, a grande maioria das praias de Ilhabela possui muitos borrachudos. A Praia da Armação é indicada para pessoas que gostam de praias tranquilas, com pouca movimentação. A praia é pequena e possui apenas este quiosque, não recebendo sequer vendedores ambulantes.
A capela é um charme e vale a visita. Se prefere praias mais movimentadas e gosta de turistar (como eu) vale a pena dar uma passada por lá e visitar também a Praia do Pinto através da trilha que liga as duas praias.
Viagem realizada em janeiro de 2016