Minas Gerais é um estado rico em cultura e história, são diversos destinos fascinantes que mantém preservadas a história do Brasil, desde o período colonial à época da exploração do ouro. A grande maioria das cidades históricas de Minas Gerais pertence ao circuito “Estrada Real”, um roteiro turístico criado para levar os turistas às principais cidades do estado.
Para que você possa conhecer o que Minas Gerais tem de melhor, criei este post para apresentar para você 13 cidades históricas de Minas Gerais que valem a pena conhecer. Em algumas opções, dá pra conhecer várias cidades em uma mesma viagem, podendo até fazer um bate e volta, definindo uma cidade como base.
NAVEGUE PELO POST
ToggleCidades Históricas de Minas
Congonhas
Congonhas é uma das cidades históricas de Minas que mais me encantaram, com um conjunto arquitetônico fantástico, recheado de trabalhos de Aleijadinho. O ápice do passeio pela cidade é o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO, que junto ao Jardim dos Passos são os principais locais a serem visitados na cidade. Com um roteiro de um dia, é possível conhecer o essencial da cidade, que possui ainda um dos museus mais modernos de Minas Gerais.
🏨 Reserve um hotel em Congonhas
📝 Roteiro completo em Congonhas
Tiradentes
Eu sempre digo que Tiradentes é a cidade mais fotogênica de Minas Gerais. Rica em história, cultura e gastronomia, Tiradentes é um lugar que todos devem conhecer, a cidade possui um dos mais bem conservados centros históricos do Brasil, repleto de igrejas, museus, construções históricas e casarões. A Igreja Matriz de Santo Antônio é o local preferido pelos turistas, uma igreja rica em ouro e cheia de histórias, mas há muito o que ver por lá, são oito igrejas a se conhecer e diversos museus e construções históricas. Com um roteiro de dois dias, é possível conhecer praticamente todo o centro histórico.
🏨 Reserve um hotel em Tiradentes
📝 Roteiro completo em Tiradentes
Bichinho
O distrito de Bichinho está cada vez mais presente no roteiro dos turistas que visitam Tiradentes, a curta distância entre os locais (cerca de 15 minutos de carro) faz com que o distrito seja uma alternativa interessante a se conhecer. Os destaques por lá são: a deliciosa comida mineira no Restaurante Tempero da Ângela, a diversão para crianças e adultos na Casa Torta, as visitas à alambiques e as diversas construções em adobe. Os diversos ateliês, responsáveis pela fama do local, também são muito requisitados, já que oferecem diversas obras de artesanato. O distrito pode ser conhecido em um dia.
🏨 Reserve um hotel em Bichinho
📝 Roteiro Completo em Bichinho
São João Del Rei
São João Del Rei é mais uma entre as várias cidades históricas de Minas que possuem um conservado centro histórico, além de charmoso, ele ainda preserva a riqueza do ciclo do ouro e encanta os turistas. Contando com diversas igrejas e museus, o conjunto arquitetônico da cidade conta ainda com centenas de imóveis tombados pelo IPHAN. A principal atração do centro histórico é a Igreja de São Francisco de Assis, um dos marcos na arquitetura colonial mineira. Com um roteiro de um dia, é possível conhecer quase todo o centro histórico.
🏨 Reserve um hotel em São João Del Rei
📝 Confira as dicas de São João Del Rei
Serro
Serro é uma cidade com forte turismo histórico e ecológico, a cidade conta com um belo acervo com arquitetura tipicamente colonial, tendo como destaque a linda e singela Igreja de Santa Rita, que fica no alto de uma escadaria. O centro histórico de Serro possui charmosos casarões, igrejas e outras construções históricas, vale lembrar que a cidade foi a primeira a ser declarada Patrimônio Histórico do Brasil pelo IPHAN, em 1938. Serro ainda é famosa pela produção do Queijo do Serro, um dos mais famosos e saborosos de Minas Gerais, declarado como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo IPHAN.
Diamantina
Diamantina está localizada a 300 quilômetros de Belo Horizonte, é uma das cidades históricas de Minas declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e abriga um riquíssimo patrimônio histórico, recheado de igrejas e museus. A cidade recebe muitos turistas interessados em conhecer seu centro histórico e participar da Vesperata, uma festa típica que conta com a participação de diversos concertos realizados por bandas da cidade. Com um dia inteiro e muita disposição para subir e descer ladeiras, é possível conhecer o centro histórico da cidade.
🏨 Reserve um hotel em Diamantina
Ouro Preto
Ouro Preto é uma das cidades mais incríveis de Minas Gerais, possui um conservado centro histórico que conta com diversas construções em arquitetura colonial portuguesa. São tantas atrações disponíveis que, mesmo após várias visitas, ainda não consegui ver tudo o que a cidade oferece. São cerca de 10 igrejas e diversos museus, além de boa oferta de hospedagem e gastronomia. Os principais pontos de interesse são a Praça Tiradentes, a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu da Inconfidência e a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, esta última com cerca de 400 quilos de ouro em seu interior. Para conhecer o essencial, reserve pelo menos um final de semana inteiro.
🏨 Reserve um hotel em Ouro Preto
📝 Roteiro em Ouro Preto – até 5 dias
Mariana
A primeira capital de Minas Gerais está localizada a poucos quilômetros de Ouro Preto, dá pra combinar uma viagem passando pelas duas cidades. Mariana possui um centro histórico bem conservado, que guarda grandes recordações da época em que o Brasil era colonizado. O principal ponto de interesse é a Praça Minas Gerais, local que abriga as Igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, além da antiga Casa de Câmara e Cadeira. Mariana pode ser conhecida em um dia, as atrações ficam próximas.
🏨 Reserve um hotel em Mariana
📝 Confira as dicas de Mariana
Lavras Novas
Lavras Novas é um pequeno distrito de Ouro Preto, rodeado por montanhas e que abriga um belo conjunto de construções no estilo colonial. Indicado para aqueles que procuram tranquilidade e dias de descanso, o distrito possui diversas casinhas coloridas que são um charme, mas o grande destaque vai para a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, erguida no início do século XVIII, construção singela mas muito interessante. O indicado aqui é ficar pelo menos um final de semana, mas em um dia dá pra curtir muito coisa no distrito.
🏨 Reserve um hotel em Lavras Novas
📝 Roteiro completo em Lavras Novas
Caeté
Caeté está localizada aos pés da Serra da Piedade, é uma das mais antigas cidades históricas de Minas e conta com um acervo histórico bem conservado. O principal atrativo é o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, localizado no topo da Serra da Piedade a 1783 metros de altitude, de onde se tem uma vista fantástica para a região ao redor e alguns atrativos. A subida para a serra se dá antes de entrar na cidade. Já o pequeno centro histórico possui alguns atrativos interessantes, com destaque para Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
🏨 Reserve um hotel em Caeté
📝 Confira as dicas para visitar a Serra da Piedade
Catas Altas
Catas Altas possui cerca de 5 mil habitantes e algumas interessantes construções como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Igreja do Rosário e Capela de Santa Quitéria, mas o Santuário do Caraça é, de longe, o atrativo mais interessante da cidade. O local foi fundado em 1774 como hospedagem para peregrinos e abriga a primeira igreja neogótica do país. O complexo conta com museu e biblioteca e quem se hospeda, recebe a visita dos lobos-guarás, alimentados pelo Padre Lauro.
🏨 Reserve um hotel em Catas Altas
Santa Bárbara
Santa Bárbara é uma bucólica cidade mineira que fica próximo à Catas Altas, considerada portal de entrada para o Santuário do Caraça. Fundada em 1704, Santa Bárbara possui belas igrejas históricas, casarões do período colonial, museus e outras construções históricas, o principal atrativo é a Igreja Matriz de Santo Antônio, uma igreja barroca que conta com algumas preciosidades do mestre Athayde. A cidade também é conhecida pelo famoso Mel Santa Bárbara.
🏨 Reserve um hotel em Santa Bárbara
Sabará
Sabará está entre as cidades históricas de Minas mais próximas de Belo Horizonte, foi fundada em 1675 e esta recheada de igrejas, casarões coloniais e ruas de pedra. O destaque fica por conta das igrejas de Nossa Senhora da Conceição (matriz) e Nossa Senhora do Ó, esta última sendo um dos cartões postais da cidade. Tanta cultura assim pertinho de BH e poucos belo-horizontinos conhecem a cidade, o que eu considero um erro.
Pingback: As cidades históricas de Minas que valem a pena conhecer - Blog Meu Destino - Curtindo Viajar