logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Rio Grande do Norte » Pipa » A badalada Praia de Pipa, litoral sul de Natal

A badalada Praia de Pipa, litoral sul de Natal

Pipa é uma badalada praia no litoral sul do Rio Grande do Norte, no município de Tibau do Sul, muito procurada por turistas brasileiros e estrangeiros devido as suas belezas. Localizada a 85 quilômetros da capital Natal, Pipa possui inúmeras atrações de lazer, esportes radicais, gastronomia local e internacional além de atrações noturnas. Todos estes ingredientes fazem de Pipa a praia mais internacional do estado.

Praia de Pipa

Pipa recebe este nome pelo fato dos portugueses ao passarem de navio avistaram uma pedra que se parece com uma pipa. Aquela pequena vila de pescadores hoje se tornou uma referência no estado recebendo turistas do mundo inteiro. Para chegar até a Praia de Pipa de carro, siga pela BR 101, passando por Parnamirim, São José de Mipibú e Goianinha, onde há uma estrada que leva até Pipa. Há também outras opções como táxi, ou ônibus saindo da rodoviária de Natal.

Pipa possui várias opções de hospedagem e você pode optar por hotéis confortáveis, pousadas e albergues. Para os que gostam de agito, opte por hospedagens próximos à Rua Principal. Aqui tem algumas opções de pousada. A minha indicação é a Pousada Tartaruga que fica na rua principal. A pousada possui chalés e flat’s com vista mar, todas com camas king size, TV e ar condicionado.

Pousada Tartaruga - Tibau do Sul-RN
Pousada Tartaruga. Foto: Booking
Pousada Tartaruga - Tibau do Sul-RN
Pousada Tartaruga. Foto: Booking

Apesar do distrito receber o nome de Praia de Pipa, não há nenhuma praia com este nome. Basicamente a Praia de Pipa está dividida em 8 praias:

Tibau do Sul possui águas calmas graças a uma barreira de pedras que quebra as ondas, sendo ótima para banho. Possui boa estrutura de barracas para atender os visitantes. A Praia do Madeiro eu considero a mais bonita, graças as belíssimas falésias. Possui águas calmas, boas para banho e de vez em quando os golfinhos dão o ar da graça por lá.

Praia de Pipa - Tibau do Sul-RN
Praia de Pipa - Tibau do Sul-RN
Praia de Pipa - Tibau do Sul-RN

A Praia do Centro é a mais movimentada de Pipa e possui diversas barracas. A maré baixa forma algumas piscinas naturais, ótimas para banho. Nela também há uma imagem de São Sebastião, padroeiro da Pipa, que fica dentro d’água. Nas ruas da Praia do Centro, há várias lojas de artesanato, restaurantes, sorveterias e outros tipos de comércio.

Na Praia do Amor está o “Chapadão”, nome dado às lindas falésias do local. O nome Praia do Amor se deve ao fato das piscinas naturais em formato de coração. Sibaúma possui uma atração principal à parte, o encontro do rio Catú com o mar, desenhando um lindo cenário.

Praia de Pipa - Tibau do Sul-RN
Praia de Pipa - Tibau do Sul-RN

A Praia de Cacimbinha é ideal para praticantes de esportes náuticos, devido aos fortes ventos. Possui lindas falésias e um mirante natural, onde pode-se registrar lindas fotos. Possui fortes ondas, não sendo ideal para banho. A Baía dos Golfinhos pode ser alcançada passando pela Praia do Centro e é possível nadar com os golfinhos em volta. Por fim, a Praia das Minas é uma praia deserta e ponto de desova das Tartarugas Marinhas, sendo monitorada pelo Projeto TAMAR.

Praia de Pipa - Tibau do Sul-RN
Praia de Pipa - Tibau do Sul-RN
Tibau do Sul-RN
Tibau do Sul-RN

As atrações

Santuário Ecológico de Pipa: Logo na entrada de Pipa está o Santuário Ecológico, uma propriedade particular que pode ser visitada por todos os turistas e até grupos escolares. O local possui 14 trilhas onde é possível conhecer a mata e comtemplar algumas praias e falésias. No Santuário Ecológico há uma base no Projeto TAMAR, de preservação das tartarugas marinhas.

Santuário Ecológico de Pipa
Santuário Ecológico de Pipa. Foto: BOL Notícias

Buggy: Existem algumas opções de roteiros para os passeio de buggy. Há um que vai até a Barra de Cunhaú, passando pela Praia do Amor, Praia das Minas, Sibaúma e Baía dos Golfinhos. O outro roteiro vai até Tabatinga, podendo se estender até o Cajueiro de Pirangi e passa pelas praias do Madeiro, Cacimbinhas Lagoa de Guaraíras e Lagoa de Arituba. Reserve seu passeio apenas com bugueiros credenciados pela Associação local.

Barco: O passeio mais procurado pelos turistas. Parte da Praia do Centro e tem duração de 1h30, com parada para banho na Baía dos Golfinhos. O passeio ainda passa pela Praia do Amor e Praia do Madeiro. Recomendo a empresa Mar Azul para realizar o passeio.

Arvorismo e Tirolesa: O Arvorismo é feito nas copas das árvores em uma trilha com toda a segurança necessária. São 10 estações ao todo com até 12 metros de altura e na última, o término da atividade se dá com uma tirolesa de 300 metros com uma linda vista para a Praia do Madeiro. O passeio é realizado pela empresa Pipa Aventura.

Além destas atrações, existem várias outras como Passeios de Caiaque, Passeio 4×4, Escola de Surf, Quadriciclo entre outros. Confira outros passeios aqui.

Gastronomia e Vida Noturna em Pipa

Para aqueles que gostam de variedade Pipa não deixa nada a desejar em Gastronomia. Na vila existem inúmeros opções de restaurantes onde é possível encontrar cozinha nordestina e cozinha internacional.

O Restaurante Pipa Café é muito aconchegante, possui uma belíssima vista, boas opções de pratos e preço justo. O atendimento também merece destaque. Outra boa opção é o Restaurante Tapas que tem como carro chefe o Atum com crosta de Gergelim. O restaurante é rústico, o atendimento é bastante elogiado e o acesso ao local é próximo a rua principal.

Restaurante Tapas
Restaurante Tapas. Foto: Pipa.com.br

Pipa possui uma agitada vida noturna. A Boate dos Calangos é a mais famosa atração noturna de Pipa, que há mais de 15 anos abre suas portas. A programação é bem variada e o local funciona de quinta à domingo. Há também opções de barzinhos como o Oz Music Bar (eletrônica) e o Boobalai (rock´n´roll), localizados na Avenida Baía dos Golfinhos.

Viagem realizada em março de 2011

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados