Quem visita Goiânia encontra uma grande diversidade de parques para conhecer, passar o dia, curtir uma sombra aos pés de uma árvore, fazer um piquenique e passear com as crianças. Uma das melhores coisas a se fazer com os pequenos é visitar o Parque Zoológico de Goiânia, localizado no Setor Oeste da capital goiana.
Contando com cerca de quinhentos e vinte animais, o Zoológico de Goiânia possui uma grande diversidade de espécies e o passeio pode durar uma tarde inteira. O passeio ao local é uma boa oportunidade de descobrir curiosidades sobre o mundo animal, além de se divertir e ver de perto espécies incomuns em nosso dia a dia.
Como é o Zoológico de Goiânia?
Visitar o zoológico é uma atração muito interessante, além do contato com a natureza é possível ter contato direto com diversos animais que nem sabemos da existência, além de despertar nas crianças a responsabilidade e a importância de cuidar da natureza. Já falei aqui no blog sobre o Zoológico de Belo Horizonte, eu particularmente gosto muito de experiências com animais, acho enriquecedor.
Cheguei ao Zoológico de Goiânia depois de conhecer o Museu Zoroastro Artiaga e almoçar no Restaurante Chão Nativo, até ali a Carol do blog Vamos Por Aí esteve comigo e me mostrou alguns parques de Goiânia, além da Feira do Cerrado. Peguei um UBER e segui até a entrada do Zoológico, comprei o ingresso na portaria sem maiores problemas.
Fundado em 1956, o zoológico foi construído ao redor do Lago das Rosas, após receber doação de alguns animais pelo ornitólogo José Hidasi. O zoológico fechou para reforma em 2009 e reabriu em 2012, com cerca de 512 animais. A partir de 2015 até a atual data, o Zoológico de Goiânia conta com 522 animais, sendo 212 aves, 175 mamíferos e 135 répteis.
O museu é separado por diversos setores. Na entrada, você passa pelo Lago das Rosas e pode avistar alguns Macacos Aranha da Testa Branca. Depois vai desvendando alguns viveiros, como o do bicho preguiça, crocodilo, anta, viveiros de aves, répteis, onça, leão, hipopótamo, capivara, etc. Diversos animais viviam em cativeiro e foram incorporados ao zoológico.
Entre os animais mais visitados do parque, destaco o Leão, as crianças adoram, a Arara Azul, linda ave que infelizmente está ameaçada de extinção, o canguru, por ser incomum em nossa região, o hipopótamo pela dimensão e o pavão pelo show de cores. Outra ave que se destaca é a Harpia (ou Gavião-Real), considerada a maior ave de rapina do mundo, há um casal da espécie por lá, já havia visto uma antes no Parque Vale Verde.
A estrutura do zoológico conta com banheiros, lanchonetes, parquinho para as crianças, mini parque de diversões, estúdio fotográfico e um Museu de Zoologia. A estrutura é adaptada para receber portadores de necessidades especiais. O zoológico ainda conta com uma equipe de educação ambiental, composta por funcionários do zoológico e professores da Secretaria Municipal de Educação, utilizando o local como espaço alternativo para ensino de ciências e conscientização ambiental.
O Zoológico de Goiânia funciona de quarta feira à domingo, das 8h30 às 17h. Durante as férias escolares, o local funciona de terça feira à domingo, das 8h às 17h. A entrada custa R$5 por pessoa, crianças até 12 anos e idosos acima de 60 anos pagam meia entrada. A entrada é gratuita para portadores de necessidades especiais.
Dicas: Não ultrapassar as barreiras entre o passeio e recinto. Não alimentar, tentar contato físico, gritar ou jogar objetos nos animais. Leve uma garrafa de água para se hidratar durante o passeio, o parque é muito grande.
Zoológico de Goiânia
Alameda das Rosas
Setor Oeste – Goiânia-GO
(62) 3524-2390
Viagem realizada em junho de 2018