logo Blog Meu Destino
Início » América do Sul » Argentina » Puerto Iguazú » Visitando o Parque Nacional do Iguazú, na Argentina

Visitando o Parque Nacional do Iguazú, na Argentina

O Parque Nacional do Iguazú fica em Puerto Iguazú, cidade Argentina que faz Fronteira com o Brasil, na cidade de Foz do Iguaçu. Dentro do Parque Nacional do Iguazú está umas das 7 maravilhas do mundo natural, as Cataratas do Iguaçu.

O Parque Nacional do Iguazú

O Parque Nacional do Iguazú (ou Iguaçú) é muito extenso e pode ser visitado à partir de duas cidades, Puerto Iguazú, na Argentina e Foz do Iguaçu, no Brasil. Os dois lados do parque possuem atrações distintas e algumas em comum, porém cada lado com diferentes  vistas para as cataratas.

Para ir até o lado argentino do Parque Nacional do Iguazú, você precisará atravessar a fronteira através da Ponte Internacional Tancredo Neves. Para isso você precisar estar munido de documento pessoal (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação ou Passaporte) desde que não seja emitido há mais de dez anos, para não correr o risco de ser barrado.

Divisa Brasil e Argentina
Ponte Internacional Tancredo Neves

A melhor maneira de ir até o lado argentino das cataratas à partir de Foz do Iguaçu é com a Loumar Turismo, que pega você no hotel e deixa na porta do Parque das Cataratas. Fica mais barato que táxi e a van estará no horário marcado para poder retornar ao Brasil. Se não quiser, poderá optar por táxi mesmo ou alugar um carro (obrigatório fazer seguro para esta última).

Após atravessar a fronteira e seguir por aproximadamente 18km, você chegará ao Parque Nacional do Iguazú. Antes de ir para Puerto Iguazú, você deverá trocar alguns pesos em alguma casa de câmbio, pois para comprar o ingresso e consumir algo dentro do parque, somente serão aceitos pagamentos em pesos.

Entrada
Entrada do Parque Nacional do Iguazú

A entrada no parque custa 400 pesos para residentes no Mercosul e 500 pesos para os demais visitantes. Uma água dentro do parque custa 28 pesos, se quiser economizar, leve sua própria água. O parque funciona das 8h às 18h todos os dias. Quanto mais cedo você chegar, mais tempo terá para curtir o parque. As entradas podem ser compradas até as 16h.

Como é o passeio

O primeiro passo é caminhar alguns metros para chegar até o Centro de Visitantes, onde há uma explicação detalhada da biodiversidade da floresta e a cultura local. Aconselho uma visita rápida para seguir rumo à Garganta do Diabo. Um pouco mais à frente, há alguns quiosques, onde é possível adquirir passeios como o Macuco Safári e o Safári pela mata.

Parque Nacional do Iguazu - Cataratas da Argentina
Parque Nacional do Iguazu - Cataratas da Argentina
Centro de Visitantes
Quiosques
Quiosque para compra do passeio Safári pela mata

Mais à frente, há um guichê de informações, aproveite para pegar um mapa caso não tenha pegado na entrada do parque. Siga pelo caminho à direita do guichê na Trilha Verde, atravesse a linha férrea (tome cuidado) para chegar à Estação Cataratas. Nesta estação, pegue o Trem da Selva que leva até a estação Garganta do Diabo.

Parque Nacional do Iguazu - Cataratas da Argentina
Estação Garganta do Diabo

A Garganta do Diabo é o principal atrativo do Parque Nacional do Iguazú. É melhor entrar no parque e já fazer este passeio primeiro pois costuma ficar bem cheio mais à tarde, necessitando mais tempo para percorrer os 3 quilômetros até a queda, sem falar no sacrifício para conseguir um bom lugar para bater as fotos.

Garganta do Diabo
Mirante na Garganta do Diabo

Depois que retornar, pegue novamente o Trem da Selva e siga até a Estação Cataratas. Tanto na Estação Cataratas quanto na Estação Garganta do Diabo há lojas para compra de lanches rápidos/água e banheiros para utilização dos visitantes.

Estação Garganta do Diabo
Parque Nacional do Iguazu - Cataratas da Argentina

Para continuar a visita ao parque, siga por uma trilha que fica ao lado da Estação Cataratas onde poderá seguir pela parte superior ou pela parte inferior das cataratas. Na parte superior há várias quedas e diferentes mirantes, cada um com uma diferente vista para as cataratas.

Parque Nacional do Iguazu - Cataratas da Argentina
Parque Nacional do Iguazu - Cataratas da Argentina
Parque Nacional do Iguazu - Cataratas da Argentina
André Morato

À medida que for passando pelos mirantes, vá parando e batendo fotos de lugares diferentes. São vários ângulos que podem ser fotografados. Se você gosta de fotos tanto quanto eu, vai precisar de um HD novo pra guardar tantas fotos bonitas desta maravilha da natureza.

Parque Nacional do Iguazu - Cataratas da Argentina
Parque Nacional do Iguazu - Cataratas da Argentina
Macuco Safári
Macuco Safari
Parque Nacional do Iguazu - Cataratas da Argentina
Parque Nacional do Iguazu - Cataratas da Argentina

Durante o caminho, você poderá avistar alguns quatis, que vivem na região.

Quati
Quati - Parque Nacional do Iguazu - Argentina
Quati

Depois que chegar até o último mirante, basta voltar pelo mesmo caminho e seguir pela parte inferior do parque, para avistar as quedas por outro ângulo. Se tiver comprado algum passeio (Macuco Safari ou Safari pela Mata), dá tempo de fazer a Garganta do Diabo e a parte superior das cataratas na parte da manhã, almoçar e fazer os passeios à tarde, já que o parque fica aberto até as 18h.

Parque Nacional do Iguazu - Cataratas da Argentina
Mirante da parte inferior do parque

Após curtir o parque, no caminho da saída há algumas barracas de souvenirs além da loja própria do parque.

Exposição

Dutty Free Shop Puerto Iguazú

Após deixar o parque, se ainda “sobrar perna”, poderá ir até o Dutty Free Shop Puerto Iguazú, que fica no caminho de volta para o Brasil. O local possui bons preços principalmente em perfumes e bebidas, mas se pretende ir ao Paraguai para compras, melhor deixar para comprar em Ciudad Del Este, pois conseguirá preços melhores ainda.

Dutty Free Shop

Conheça também o lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu.

Parque Nacional do Iguazú
Puerto Iguazú – Argentina
0800 266 4482
www.iguazuargentina.com

Viagem realizada em março de 2014

Lourmar Turismo - Foz do Iguaçu

A transporte até o Parque Nacional do Iguazú foi um convite da agência Loumar Turismo ao blog, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Fiz a parceria, mas a minha opinião é livre quanto aos serviços prestados. Agradeço a Loumar Turismo pela parceria.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados