logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Três Marias » Recanto da Zezé e Cachoeira das Palmeiras em Três Marias-MG

Recanto da Zezé e Cachoeira das Palmeiras em Três Marias-MG

O Beira Rio é um bairro turístico localizado na região de Três Marias-MG, local que oferece atrativos naturais, atividades de pesca, lazer e descanso. O turismo rural é muito forte nesta região e alguns roteiro são muito interessantes de se fazer, com a possibilidade de provar a culinária mineira, vivenciar a cultura local e curtir verdadeiras maravilhas da natureza. Um destes atrativos é o roteiro pelo Recanto da Zezé.

O ponto de partida deste passeio geralmente é no próprio bairro Beira Rio, que oficialmente pertence à cidade de São Gonçalo do Abaeté, mas que fica a apenas 4 quilômetros do centro de Três Marias. A sede de São Gonçalo fica a quase 100 quilômetros do bairro Beira Rio, fazendo com que muita gente ligue-o à cidade de Três Marias.

Cachoeira das Palmeiras - Três Marias-MG

Margeando o importante Rio São Francisco, o bairro possui outros atrativos e está em pleno desenvolvimento. Um dos atrativos naquela região é a visita ao distrito de Andrequicé, terra do eterno personagem Manuelzão, de Guimarães Rosa. Para conhecer a região, me hospedei na Pousada Estância Modelo, ótima opção para descansar e curtir o contato com a natureza.

Roteiro pelo Recanto da Zezé

O roteiro pelo Recanto da Zezé é uma ótima oportunidade para curtir a natureza, percorrer trilhas, respirar ar puro e se refrescar nas águas do Córrego Grande. Tudo isso somado a experiência de vivenciar a cultura local, incluindo as delícias da culinária mineira, servidas em um típico quintal mineiro. O roteiro é novo e está fazendo muito sucesso naquela região.

O primeiro passo para curtir o roteiro é o transporte até o local, que fica a cerca de 46 quilômetros do bairro Beira Rio. Metade deste percurso é em estrada de chão, sendo que alguns trechos reservam muita emoção, passando por dentro do córrego que corta a estrada. Se estiver em um dia chuvoso ou com previsão de chuva, é melhor não fazer este roteiro pois pode não ser possível atravessar o córrego para retornar a BR-040. No dia da minha visita foi muito tranquilo.

Caminho até o Circuito - Turismo Rural em Três Marias-MG

Chegando ao Recanto da Zezé, fui recebido com um delicioso café da manhã, onde estavam disponíveis o tradicional cafezinho mineiro, leite tirado da vaca no dia, queijo fresco e biscoitos assados no dia, tudo muito gostoso e bem servido. Enquanto tomava meu café, fiquei observando a simplicidade ao redor.

Recanto da Zezé - Três Marias-MG
Recanto da Zezé - Três Marias-MG
Recanto da Zezé - Três Marias-MG

A casa onde a Dona Zezé e suas filhas moram é feita com Tijolo de Adobe, com o telhado feito de palha, uma casa muito simples. No quintal, é possível ver outra construção com os mesmos itens, onde está o fogão à lenha. Diversos cachorros ficam soltos pelo terreno, as vezes eles brigam entre si 🙂 mas não oferecem risco ao visitante. Depois de tomar o café e curtir o local, é hora de percorrer a trilha para alcançar a Cachoeira das Palmeiras.

Recanto da Zezé - Três Marias-MG
Recanto da Zezé - Três Marias-MG
Recanto da Zezé - Três Marias-MG
Recanto da Zezé - Três Marias-MG

Segui com o transporte até um ponto mais próximo do início da trilha (cerca de 5 minutos) para, enfim, iniciar a descida, guiado pela filha da Dona Zezé. O início da trilha é marcado com algumas plaquinhas coloridas. Apesar de pequena (cerca de 500 metros), a trilha é de dificuldade moderada, por ser bastante inclinada, recomendo utilizar tênis que dê estabilidade para descer e depois subir, para não correr o risco de cair e se machucar.

Recanto da Zezé - Três Marias-MG
Foto: Helder Primo

Após 30 minutos de descida, alcancei a Cachoeira das Palmeiras, um linda queda que estava com um generoso volume de água. As águas geralmente são límpidas, mas por conta das chuvas recentes na época em que visitei, ela estava um pouco barrenta, o que é super comum. Nada que impedisse um delicioso banho!

Em um cenário composto pela queda e um bonito paredão, a Cachoeira das Palmeiras possui um poço muito bom para banho, com uma parte mais rasa no início e uma parte bem mais funda, próximo à queda. É importante ter muito cuidado e saber nadar muito bem para alcançar o trecho próximo à queda, sem correr riscos.

Cachoeira das Palmeiras - Três Marias-MG
Cachoeira das Palmeiras - Três Marias-MG
Cachoeira das Palmeiras - Três Marias-MG

Caso tenha interesse, poderá seguir margeando e encontrará outra queda muito bonita, em uma mata fechada, mas eu não conseguir visitá-la. Depois de curtir a cachoeira, é hora de retornar pela mesma trilha para voltar ao Recanto da Zezé, onde um delicioso almoço é servido.

O almoço conta com pratos típicos mineiros, como arroz, frango, feijão de caldo, angú, alface, beterraba, e abacaxi, sendo que as frutas e verduras são colhidas do quintal da Dona Zezé. E que comida deliciosa, bem temperada e, acima de tudo, simples, característica da cozinha mineira.

Dá pra comer à vontade e ainda bater um papo com a Dona Zezé, que é muito simpática e acolhedora. Além do almoço, a Dona Zezé prepara também uma sobremesa deliciosa, pudim de queijo, dos Deuses!

Recanto da Zezé - Três Marias-MG
Recanto da Zezé - Três Marias-MG
Recanto da Zezé - Três Marias-MG

Após o almoço é hora de conhecer a fruticultura, uma área repleta de abacaxis e maracujás, onde estão também os legumes servidos no almoço, além da curiosa plantação de morangos em cavacos de pé de buriti. Na época da colheita de frutas (abacaxi de novembro à janeiro e maracujá de julho à agosto), você tem a chance de colher e adquirir o fruto.

Plantados e cultivados de forma natural, os produtos são deliciosos, tive a oportunidade de provar o abacaxi plantado pela Dona Zezé, docinho, é uma delícia. A plantação de abacaxis é enorme, Dona Zezé conta que começou com apenas 24 mudas de abacaxi, mas que hoje conta com quase 40 mil.

Recanto da Zezé - Três Marias-MG
Recanto da Zezé - Três Marias-MG
Cachoeira das Palmeiras - Três Marias-MG

O roteiro termina com a visita a fruticultura. Com a proposta de oferecer um espaço na natureza voltado para fazer as pessoas se sentirem em casa, este roteiro dura em média 7 horas, custando cerca de R$85 por pessoa, realizado de sexta à domingo, das 9h30 às 16h30.

É necessário reservar para curtir esta atividade, que pode receber até 10 pessoas em um mesmo dia.

Viagem realizada em dezembro de 2021

Recanto da Zezé
Zona Rural
São Gonçalo do Abaeté-MG
(38) 99921-3015 | 99981-5042
Instagram

Logo Beira Rio

O Blog Meu Destino esteve no Bairro Beira Rio à convite do Projeto Turístico Beira Rio, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Agradeço à Turismo 360 pela convite.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados