Pular para o conteúdo
Home - Brasil - Minas Gerais - Vargem Bonita - Como chegar à Cachoeira da Chinela, próxima à Vargem Bonita-MG

Como chegar à Cachoeira da Chinela, próxima à Vargem Bonita-MG

A Cachoeira da Chinela é uma linda queda d’água localizada no município de São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra em Minas Gerais. Porém ela fica muito próxima à cidade de Vargem Bonita, sendo mais procurada pelos turistas e famílias que se hospedam nesta cidade.

Conheci esta cachoeira durante minha visita à cidade de Vargem Bonita, onde participei do Circuito Maria Fumaça, um evento que é sucesso na cidade. Aproveitei a proximidade desta cachoeira com a cidade para conhecê-la na parte da manhã, antes de ir para o evento e valeu muito a pena, ela é muito linda e vou contar um pouco mais sobre ela agora.

Caminho até a propriedade

Cachoeira da Chinela

Localizada a cerca de 6 quilômetros de Vargem Bonita, a Cachoeira da Chinela é um atrativo fácil de chegar, a estrada está em boas condições, apesar de alguns desníveis, e há placas indicando quase todos os acessos. Me hospedei na Pousada Canto do Rio, que fica na área urbana (review aqui), saí as 9h30 e às 10h eu já estava chegando na portaria.

Se não estiver em período de chuvas, dá pra ir no próprio carro, caso contrário, pode haver muita lama e gerar uma dificuldade para retornar, a estrada possui alguns trechos mais íngremes. Após passar por alguns mata-burros e porteiras, chega-se à Fazenda Canastra, onde está a Cachoeira da Chinela.

Há um grande estacionamento dentro da propriedade, que é particular. Cobra-se R$25 para o acesso e o sinal de internet por lá é muito ruim, então leve o valor em dinheiro, pois PIX e transferência não devem funcionar por ali. Há uma pessoa na portaria, para receber o valor da taxa e dar algumas explicações de como chegar à cachoeira.

Dali, andei por uma trilha bem leve, de aproximadamente 400 metros, sem grandes desnivelamentos, curtindo a paisagem rodeada de muito verde. Antes de chegar às quedas, há uma biqueira de bambu com água potável no caminho, á água é uma delícia e vale a pena encher a garrafinha ali.

Mais alguns metros à frente e cheguei à Cachoeira da Chinela, com uma linda queda d’água, um lindo poço que é ótimo para banho e águas na cor verde esmeralda. Um mergulho ali é perfeito, em meio às pedras que rodeiam o local, mas a atividade requer alguns cuidados.

Apesar de possui partes mais rasas e com pedras lisas, a parte central do poço pode chegar à 5 metros de profundidade, então tenha cuidado para não causar nenhum acidente. Dá pra ir até debaixo das quedas nadando, sempre com cuidado e responsabilidade.

Cachoeira da Chinela - Serra da Canastra - São Roque de Minas-MG
Cachoeira da Chinela

Fiquei um bom tempo curtindo as águas desta cachoeira e valeu muito a pena, ela é uma delícia. O local rende belas fotos, então aproveite para caprichar nos registros. Não deixe de levar um lanche, pois não há lanchonete por ali.

Um dos melhores horários para visitá-la é por volta de 11 horas, pois, neste horário, o sol reflete no poço e o lugar fica ainda mais bonito.

Perto dali, tem outra cachoeira interessante para se visitar, a Cachoeira da Lavrinha. Dá pra curtir as duas em um mesmo dia, já que elas ficam na mesma direção, então aproveita e coloca ela no roteiro também.

Viagem realizada em setembro de 2024

Cachoeira da Chinela
Fazenda Chinela
São Roque de Minas – MG
(37) 99872-8238

- autor -

André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.