Monte Verde é um pequeno distrito do município mineiro de Camanducaia, na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. Apesar de pequeno, o distrito possui vários passeios e o mais procurado deles é a caminhada até as montanhas, percursos chamados de Caminhos das Montanhas.
NAVEGUE PELO POST
ToggleCaminhos das Montanhas – Monte Verde
O caminho mais procurado é o que leva até Pedra Partida ou Pedra Redonda. Para seguir por ele, vá pela Avenida das Montanhas. A outra opção leva ao Mirante, Platô e Chapéu do Bispo, devendo ir pela Rua da Mantiqueira. No ponto onde as trilhas se inicia há um restaurante, onde pode-se comprar água para levar durante a subida.
Para seguir pelas trilhas, use calçados adequados e confortáveis, leve água em uma garrafa ou cantil, se possível algum alimento leve e não se esqueça do agasalho (por mais calor que esteja o dia, o tempo lá em cima muda por causa da altitude. Sempre percorras as trilhas durante o dia, evitando chuvas e o cair da noite. Não é necessário guia pois as trilhas são sinalizadas e preparadas.
Nunca me canso de falar para não jogar lixo nas trilhas; se possível leve um saquinho e aproveite para pegar o lixo que outros “cidadãos” jogaram pelo caminho. Por mais que isso sempre seja falado e por mais óbvio que seja, ainda tem gente que joga lixo.
Mirante
O Mirante é o ponto mais baixo e mais fácil de se chegar, se comparado as outras trilhas. É uma grande rocha plana de onde se tem uma vista de toda a Monte Verde.
Platô
O Platô fica bem próximo do Mirante, da pedra do Chapéu do Bispo e é ponto estratégico para se chegar ao Pico do Selado. Há um bonito visual do topo do Platô, de onde pode-se avistar a imponente Pico do Selado ao fundo, a montanha mais alta de toda região,
Chapéu do Bispo
A poucos minutos de caminhada do Platô, a pedra do Chapéu do Bispo está a 2030m de altitude e recebe vários turistas, principalmente nos finais de semana. Os praticantes de rapel podem se aventurar e tentar subir em seu topo.
Pedra Redonda
Dentre todas as trilhas pelas montanhas, a Pedra Redonda proporciona um visual incrível e está a 1990m de altitude. Embora algumas pedras estejam há mais de 2000m de altitude, a Pedra Redonda que está um pouco mais abaixo e exige um pouco mais de esforço para atingir o seu cume pois possui uma trilha curta com subidas muito íngremes.
Mesmo assim, vale a pena o esforço pois o visual de lá é muito bonito.
Pedra Partida
Pode se chegar a Pedra Partida pela mesma trilha que leva à Pedra Redonda, porém em um trilha menos íngreme e mais tranquila. A Pedra Partida está a 2050m de altitude. Também possui uma vista muito bonita, semelhante à da Pedra Redonda e dá pra ver a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí e até a cidade de Campos do Jordão.
Pico do Selado
O Pico do Selado é o ponto mais alto de toda a região, está a 2082m de altitude. Para se chegar ao seu cume, é necessário uma caminhada cansativa que dura cerca de 2 horas e possui trechos íngremes. Não recomendamos ir nesta trilha com crianças devido a dificuldade de se chegar até lá. Do topo do Selado, a vista é simplesmente espetacular, ficando acima de algumas nuvens, parece até que está em um avião.
Viagem realizada em agosto de 2010
Eu adoro ler através de seu blog, obrigado por compartilhar conosco
Obrigado! Visite mais vezes…
Pingback: Monte Verde - dicas para viajar no Sul de MG
Pingback: Passeios em Monte Verde, MG: trilhas turísticas, quadriciclo, jipe, cavalo e 4x4
Pingback: Roteiro em Monte Verde: Inverno no Sul de Minas Gerias - MG