Todo mundo pode visitar a cidade de Paris, mas nem todos têm a sorte de viver nela. Se já está farto de guias turísticos que referem sempre os mesmos monumentos e atividades, por que não ficar a conhecer Paris de uma maneira diferente? Neste pequeno guia, vamos olhar para algumas das atividades autênticas que mais apaixonam os habitantes de Paris.
Para explorar Paris como um parisiense, é estritamente proibido andar carregado com malas pesadas de um lado para o outro. Deixe as suas malas num dos pontos de depósito de bagagem Bounce em Paris para desfrutar da cidade ao máximo.
NAVEGUE PELO POST
ToggleO que fazem os parisienses?
Existem muitas maneiras de conhecer a capital francesa. Mas quando se vive em Paris, experiencia-se a cidade de uma forma completamente diferente.
Tal como os habitantes de Lisboa não passam os seus dias no Monumento de Belém ou no Castelo de São Jorge, os parisienses evitam grandes pontos turísticos como o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel, ou o Jardim de Versalhes. Na maior parte do tempo, eles estão a fazer coisas como:
Passear nas ruas de Paris
Os franceses gostam tanto de caminhadas de lazer que até têm uma palavra própria para as descrever: flâneur. Se quiser ficar a conhecer Paris como um verdadeiro local, é assim praticamente obrigatório explorar a cidade a pé.
Existem muitas ruas encantadoras para visitar na Cidade das Luzes, mas a clássica caminhada pelas margens do rio Sena é sempre um bom ponto de partida.
Relaxar nos parques públicos de Paris
Os espaços verdes proliferam em Paris, uma cidade também conhecida pela sua oferta de atividades no exterior. Os turistas costumam optar por espaços verdes como o Jardim de Luxemburgo, mas os locais preferem passar o seu tempo em parques como Buttes Chaumont ou Monceau.
Para conhecer Paris como um parisiense, pense para além do óbvio e explore alguns dos parques públicos menos turísticos da cidade.
Fazer compras em Saint-Ouen
Quando se pensa em “Paris” e em “Compras,” vêm à mente imagens de grandes lojas de roupa, recheadas de produtos exclusivos que não são para qualquer carteira! No entanto, muitos habitantes de Paris preferem fazer compras nas charmosas feiras da ladra de Saint-Ouen do que em boutiques de luxo.
A mais icónica feira da ladra de Paris é um pequeno mundo repleto de lojas de antiguidades, onde turistas e locais podem encontrar autênticos deals em tudo, desde livros, móveis, e jóias até brinquedos e objetos bizarros.
Desfrutar da vista
Poucos turistas pensariam em tirar uma ou duas horas do seu dia para visitar as Galerias Lafayette, um dos centros comerciais mais conhecidos de Paris. No entanto, os locais sabem melhor do que ninguém que as Galerias oferecem uma das melhores vistas da cidade.
Na sua próxima visita a Paris, aproveite para desfrutar da vista como um autêntico local ao subir ao terraço das Galerias Lafayette. Não se vai arrepender!
Explorar galerias e bibliotecas
Paris é conhecida por ser um dos maiores centros culturais da Europa, e os seus habitantes são apaixonados por bibliotecas e galerias. Para conhecer a capital francesa como um parisiense, contudo, ir ao Museu do Louvre e ignorar o resto não é opção.
Algumas das galerias e bibliotecas favoritas dos parisienses incluem a Galerie Vivienne, a Passage des Panoramas, ou a Passage des Princes.
O que comem os parisienses?
O termo tourist trap é utilizado frequentemente para descrever muitos sítios, mas particularmente associado a restaurantes caros, com comida pouco autêntica, e sem clientes locais.
Naturalmente, conhecer Paris como um parisiense implica comer em restaurantes mais favorecidos pelos habitantes locais do que pelos turistas. Fique com algumas recomendações:
- La Poule au Pot: Restaurante charmoso com mais de 100 anos. A comida não é assim tão barata, mas vale muito a pena.
- La Rôtisserie d’Argent: Um clássico restaurante francês principalmente conhecido pelo seu pato e foie gras.
- Le Servan: Mais moderno, o Le Servan é um dos restaurantes de fusão de comida mediterrânica mais trendy da cidade.
- Bistrot Paul Bert: Um bistrot parisiense clássico preferido por muitos locais. O atendimento é rápido e eficiente.
- Poulette: Apesar de servir um dos melhores pratos de barriga de porco da cidade, o Poulette é conhecido pelo seu excelente menu vegetariano.
Dicas para conhecer Paris como um parisiense
Agora que sabemos onde os parisienses passam o seu tempo livre e comem em Paris, resta olhar para alguns hábitos para turistas que o podem ajudar a sentir-se realmente em casa na capital francesa.
Se quiser evitar tourist traps e aproveitar a Cidade das Luzes ao máximo, é recomendável:
Aprender frases básicas em francês: Os parisienses são conhecidos em todo o mundo por não falarem inglês muito bem. Para explorar a cidade como um local, aprenda algumas frases básicas em francês.
Fazer perguntas a locais: Existe alguma maneira melhor de saber o que os habitantes de uma cidade fazem? Não seja tímido: sempre que precisar de um restaurante ou de uma recomendação interessante, ignore os balcões para turistas e aborde um parisiense.
Andar de transportes públicos: Andar de metro ou comboio em Paris pode não ser a opção mais cómoda, mas permite-lhe ficar a conhecer outro lado da cidade.
Alugar uma bicicleta: Se não lhe apetecer ficar a conhecer Paris a pé, faça como muitos dos locais da cidade e alugue uma bicicleta.
Conclusão
Apesar de ser uma das cidades mais famosas e visitadas do mundo, Paris continua a ter um lado menos conhecido, que não está ao alcance de qualquer turista.
Contudo, basta ter alguma visão para desfrutar de Paris como um parisiense. Ignore os pontos turísticos mais badalados, não tenha medo de se perder por ruas menos conhecidas, e procure atividades e atrações privilegiadas pelos cidadãos locais.
E, claro, aproveite um dos múltiplos pontos da Bounce para deixar sua bagagem e explorar a cidade-luz.