Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e possui uma parte no continente e outra que fica em uma ilha. Por possuir a maior parte de seu continente em uma ilha, você já deve imaginar a quantidade de praias que você encontrará em Floripa.
NAVEGUE PELO POST
ToggleConhecendo Florianópolis
Oficialmente, a ilha possui 42 praias, mas há quem diga que possui mais de 100 praias. Como são várias praias e a ilha é enorme, você precisará de um meio de transporte para se locomover na ilha. Você pode utilizar o transporte público da cidade mas tenha em mente que você poderá perder um bom tempo desta maneira. Algumas pessoas dizem que o transporte público é ineficiente, mas como eu não utilizei este meio eu não posso avaliar este serviço.
Aluguei o carro com a empresa JR Rent A Car e paguei incríveis R$50,00 por dia em um automóvel básico Pálio ano 2011 com quilometragem livre. No começo achei estranho pois o preço estava muito bom mas o representante da empresa me disse que era uma promoção pelos 10 anos da empresa. Como eu apenas fiz a reserva sem ter que pagar nada adiantado eu confiei e deu tudo certo.
Hospedagem em Florianópolis
A ilha é enorme e existe uma grande diferença entre o norte e o sul da ilha. As praias do sul são mais tranquilas e possuem menos opções de hospedagens, enquanto as praias do norte possuem grande variedade de hospedagens e gastronomia.
Eu me hospedei no “Mar de Canasvieiras Hotel & Eventos” que fica no norte da ilha, ao lado da badalada Praia de Jurerê. O hotel é bom, quartos confortáveis e espaçosos, café da manhã bem variado e possui uma piscina coberta no último andar com vista para o mar. O check-in foi rápido e os serviços foram satisfatórios.
O nosso vôo foi noturno e assim que chegamos em Floripa, já peguei o carro e fui conhecer a Ponte Hercílio Luz à noite pois era caminho do norte da ilha. Tirei algumas fotos e parti rumo ao hotel para descansar.
As Praias
Em Canasvieiras, a praia é tranquila até demais. Pouca estrutura de praia, mas o suficiente para a quantidade de pessoas. Bem ao lado está a badalada “Jurerê” mas acredito ter ido no dia errado pois não havia nada na praia. Nada mesmo (e a foto abaixo mostra isso). A outra praia que conheci é a Praia da Joaquina, uma das mais famosas e mais bonitas.
Mirante Praia Mole
O Mirante Praia Mole possui uma belíssima vista para a Lagoa da Conceição. Além de mirante, o local é também um bar e restaurante. Dá pra tirar belas fotos do local, basta torcer para o dia amanhecer com céu limpo, o que não foi o meu caso. O restaurante serve petiscos e pratos deliciosos. Recomendo!
Orla
Durante o passeio pela ilha, registrei algumas fotos de várias partes da orla, sempre com pessoas caminhando. Em quase toda orla, há um calçadão, que é ótimo para caminhada, ciclovias, e em alguns locais pequenas academias ao ar livre. Aproveitei e conheci a Ponte Hercílio Luz durante o dia pois era caminho para sair da ilha.
Esta foi apenas uma “pincelada” de algumas das várias atrações de Florianópolis. O blog Meus Roteiros de Viagem possui várias outras dicas de parques, mirantes, hospedagem, praias e diversos passeios na capital catarinense.
Viagem realizada em outubro de 2011
Adoro Florianópolis e sempre fiquei em canavieiras! mais a minha paixão e pela Praia do rosa, para quem gosta de surf e de fazer trilhas. E sem contar que essa época é das baleias francas.
Belo post…Floripa é show!!!
Obs.: O nome da montanha-russa no Beto Carrero é “Fire WHIP”.
Abraço 😉
Ah é mesmo! Estava errado. Obrigado pela correção!
Pena q vc só foi nas praias “famosas” pq tem muitas praias tanto na ilha qto no continente bem mais bonitas como praia da solidão, matadeiro, etc…
Com certeza tem várias outras belas praias! Irei voltar um dia para ficar mais tempo em Floripa e conhecer mais desta belíssima cidade!
Ia mesmo comentar sobre as opções do Sul da Ilha que são super preservadas. Tem um passeio que eu recomendo que vai no Matadeiro, o projeto lontra na Lagoa do Peri, Solidão, faz trilha curta de 30 minutos até o Saquinho e tem almoço num morador local e encerra no Ribeirão da Ilha com degustação de ostras. Se quiser conhecer o facebook e site do pessoal é esse: https://pt-br.facebook.com/ecoexperienciasflorianopolis
ou http://www.ecoexperiencias.com.br
Florianópolis é realmente encantadora, e viajar pelo sul do país é muito fácil de ônibus, não é mesmo?