logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Goiás » Goiânia » Visita ao Museu Zoroastro Artiaga, Goiânia-GO

Visita ao Museu Zoroastro Artiaga, Goiânia-GO

O Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga foi fundado em 1946 com arquitetura em art-decó, um estilo marcante nas construções da década de 30 em Goiânia. A visita ao museu é uma boa oportunidade para aqueles que querem conhecer mais sobre a história de Goiás, já que possui um rico acervo com diversos documentos e objetos históricos.

Localizado na Praça Cívica, o museu recebe este nome (incomum, sim também acho) em homenagem ao seu fundador, o professor Zoroastro Artiaga. Além de professor, Zoroastro também foi advogado, geólogo e historiador, além de ser o primeiro diretor da instituição. Falecido em 1972, o professor foi o responsável pela caracterização do local, enquanto museu eclético.

Quem me levou até o Museu Zoroastro Artiaga foi a Carol Miranda do blog Vamos Por Aí, ela reside em Goiânia e o blog dela está cheio de dicas da cidade. Visitei o museu em um domingo e o local estava bem tranquilo, haviam poucas pessoas visitando o museu. Mesmo localizado na área central e a visita sendo gratuita, poucos goianienses conhecem um local, um problema de cultura não só local, mas nacional.

Museu Goiano Zoroastro Artiaga - Goiânia-GO

Museu Zoroastro Artiaga

A localização é muito boa, na Praça Doutro Pedro Ludovico Teixeira, carinhosamente chamada de Praça Cívica, na área central de Goiânia com fácil acesso. A Praça é considerada o marco inicial de Goiânia e aglomera, além do museu, o Palácio das Esmeralda, o Palácio Pedro Ludovico, o Monumento às Três Raças, o Monumento Carajá e um Coreto, que infelizmente estava todo pichado.

O acervo do museu contempla vários temas da história da capital, com quatro mil peças expostas, entre documentos históricos, arquivos e fotos relacionados à cultura indígena e ao folclore goiano como Cavalhadas, Procissão do Fogaréu e Folia de Reis. O museu possui ainda objetos relacionados aos índios do Brasil Central.

Exposição
Museu Goiano Zoroastro Artiaga - Goiânia-GO
Museu Goiano Zoroastro Artiaga - Goiânia-GO
Museu Goiano Zoroastro Artiaga - Goiânia-GO

As primeiras coleções do Museu Zoroastro Artiaga foram formadas graças ao mostruário da “Exposição Permanente de Goiás”, que agregou acervos exibidos na “I Exposição de Produtos Regionais do Estado de Goiás”, além de outros objetos doados por Acari dos Passos Oliveira, Olívio de Sousa, Joaquim Machado de Araújo, Zoroastro Artiaga, Orlando Ribeiro e outros.

Inaugurado em 5 de julho de 1946, o edifício onde o museu está localizado foi tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico em 1998 e pelo IPHAN, através de um decreto de Lei. De influência classicizante, o edifício compõe o conjunto administrativo de Goiás.

Museu Goiano Zoroastro Artiaga - Goiânia-GO
Museu Goiano Zoroastro Artiaga - Goiânia-GO
Museu Goiano Zoroastro Artiaga - Goiânia-GO
Sanfona

A visita ao museu é gratuita porém não é guiada, o que deixa um pouco a desejar na visita, já que fica um pouco mais difícil compreender a história de Goiás. Com 2 andares contendo diversos objetos e exposições, a visita ao museu é muito interessante mais poderia ser ainda melhor e mais rica, se houvessem visitas guiadas. Deixo aqui a minha dica aos administradores.

Atualização: Recebi um e-mail da direção do museu informando que há visitas guiadas todos os dias, que no dia da minha visita deve ter havido alguma falha emergencial, então fica a dica.

A parte que mais me atraiu foi a exposição localizada no segundo andar, que retrata o folclore goiano, contendo algumas fantasias. A Casa Caipira também foi interessante devido a relação bem próxima à cultura mineira. Para entender melhor o conteúdo e os setores do museu, recomendo a leitura de um texto (aqui) que fala sobre as exposições, em um blog que acredito ser do próprio museu.

O museu funciona de terça feira à domingo das 9h às 17h. Às segundas feira, o museu não abre.

Peças que representam o folclore
Folclore
Peças que representam o folclore
Folclore
Museu Goiano Zoroastro Artiaga - Goiânia-GO
Museu Goiano Zoroastro Artiaga - Goiânia-GO

Museu Zoroastro Artiaga
Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 13
Setor Central – Goiânia-GO
(62) 3201-4675

Viagem realizada em junho de 2018

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Uma resposta

  1. Acabei de ler seu artigo sobre o museu.
    Ficou tudo lindo. As fotos ficaram belas e a sua contribuição dando dicas preciosas sobre a constituição do Museu Goiano Zoroastro Artiaga irão despertar o desejo de turistas que buscarem no seu blog quais museus visitar em Goiânia e o Zoroastro com certeza será um deles. Um grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados