logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Tiradentes » Visita ao Museu da Liturgia em Tiradentes-MG

Visita ao Museu da Liturgia em Tiradentes-MG

Instalado em um casarão na rua mais antiga de Tiradentes, o Museu da Liturgia entrou para a lista dos principais atrativos da cidade em 2012, ano em que foi inaugurado. Moderno, com rico acervo e recheado de história, o museu é o único dedicado ao tema na América Latina, fato que o deixa ainda mais interessante.

O museu é a realização de um antigo sonho do historiador Olinto Rodrigues, do Padre Ademir Longatti e da população tiradentina, que buscavam um local seguro e adequado para expor o rico acervo pertencente à Paróquia de Santo Antônio. O casarão onde o museu funciona era casa paroquial e recebeu uma grande reforma, mas manteve suas características originais, inclusive a pintura.

A visita ao Museu da Liturgia é muito interessante, principalmente para aqueles que se interessam por arte sacra e história. Em meu roteiro por Tiradentes, o museu foi a primeira atividade do meu segundo dia, sendo que a visita inteira pode durar cerca de 1 hora. As visitas são guiadas e muito bem explicadas, assim fica mais fácil entender o significado das obras.

Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

Como é a visita ao Museu da Liturgia

A parte externa do museu é aberta ao público, um espaço de acolhimento e reflexão, onde há um muro de pedra e um painel com símbolos, que serão explicados e entendidos durante a visita interna. Por ali estão alguns tótens, inspirados em confessionários de época, que reproduzem trechos bíblicos como salmos, provérbios e outros.

O acervo do Museu da Liturgia conta com cerca de 420 peças e objetos de uso litúrgico dos séculos XVIII ao XX e também arte sacra, entre elas esculturas, pinturas, vestuário, ex-votos e objetos diversos. Todo o acervo foi restaurado. Algumas peças merecem destaque como uma Estola de Veludo com Galões e Franja, produzida com fios de ouro no século XIX, e o Missal Romano, peça mais antiga do acervo, produzida no ano de 1721 na Bélgica.

Sons com passagens bíblicas

Salas do Museu da Liturgia

O museu está divido em salas para que facilite o entendimento durante a visita. O Hall de Entrada possui piso em mosaico, que faz uma alusão aos tapetes de serragem confeccionados para algumas celebrações religiosas. Esta área possui também imagens de devoção popular e celebra o corpo e a alma dos que viveram na cidade, já pensando nos que nela viverão.

A sala de Devoção Popular evidencia as celebrações religiosas em Tiradentes, por meio de imagens processionais, ex-votos e objetos relacionados à devoção mariana e aos santos. A sala de Sacramentos e Sacramentais apresenta os espaços dedicados ao dia a dia da fé.

Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

A sala Liturgia da Palavra é dedicada aos ensinamentos de Deus e àqueles que os difundiram. Nesta sala estão expostas as peças iniciais do acervo, além de elementos relacionados à leitura e à transmissão de conhecimento, como os missais e suas estantes, além de objetos e paramentos.

A sala Eucaristia e Páscoa, localiza-se no antigo porão da casa e enfoca o mais importante sacramento e o principal ciclo litúrgico, colocando lado a lado o mistério da presença de Cristo e o Mistério Pascal.

Pátio - Tiradentes-MG
Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

Como visitar

O Museu da Liturgia oferece dois tipos de visitas, guiadas e não guiadas. Nas visitas não guiadas, o visitante pode retirar no balcão de atendimento um material autoexplicativo, que oferece uma visão sobre peças específicas do acervo. Nas visitas guiadas, a visita fica mais rica em informações, tudo é muito bem explicado pelo guia do museu. As visitas guiadas não necessitam de agendamento, exceto para grupos grandes de pessoas.

Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

O Museu da Liturgia funciona de quinta à segunda (inclusive feriados), de 10h às 17h, com a bilheteria funcionando até as 16h30. O valor da visita é R$10 por pessoa, independente da visita ser guiada ou não. Moradores de Tiradentes e crianças menores de cinco anos tem entrada gratuita. Estudantes e pessoas com mais de 60 anos tem direito à meia entrada. Não é permitido fotografar e nem filmar dentro do museu.

Museu da Liturgia
Rua Jogo de Bola 15
Tiradentes/MG
(32) 3355-1552

Viagem realizada em junho de 2019

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados