logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Bichinho » Visita ao Alambique Velho Ferreira em Bichinho – MG

Visita ao Alambique Velho Ferreira em Bichinho – MG

No distrito de Bichinho à 6 quilômetros de Tiradentes está o Alambique Velho Ferreira, onde é produzida a cachaça de mesmo nome. Realizei uma visita ao local pela primeira vez em 2013, para saber mais sobre o processo de produção da cachaça, uma das iguarias do estado de Minas Gerais. O local é simples e a visita foi rápida, fui muito bem recebido no local e conheci algumas etapas do processo de produção.

Visitei o local novamente neste ano de 2019 e muita coisa mudou por lá. No mesmo local onde antes era a fábrica da cachaça, hoje funciona somente como loja oficial dos produtos da marca. O local recebeu uma grande reforma e se transformou em um ambiente muito charmoso, com belos jardins, uma fonte e uma loja totalmente reformada e nova.

Em conversa com uma das funcionárias da loja, fui informado que a visita à fábrica está suspensa, já que a produção da cachaça foi transferida para uma fazenda, de difícil acesso, localizada à cerca de 20 quilômetros dali. Ela não soube informar se o local reabrirá novamente para visita à fábrica, o certo é que a loja está instalada em um ambiente muito bonito, que rende belas fotos, se você pretende adquirir os produtos da marca vale a pena dar um pulinho por lá.

Visita ao Alambique Velho Ferreira (2013)

Cachaça totalmente artesanal, o Alambique Velho Ferreira foi fundado oficialmente em 14 de abril de 1997 no distrito de Vitoriano Veloso, mais conhecido como “Bichinho”, tornando realidade o sonho de Vicente Ferreira Rodrigues, que era um distribuidor da região entre 1930 e 1947. O sonho de Vicente, foi sustentado pelo seu filho Antônio Ferreira Neto, o “Velho Ferreira”, que transportava o produto. Meio século depois, este sonho se tornou realidade, graças ao seu neto Cláudio Ferreira da Silva.

A visita ao alambique foi um programa ocasional, eu estava passeando pelo distrito, vi algumas placas indicando o acesso à fábrica da cachaça e resolvi conhecer. Chegando ao local, fui recebido por um funcionário, que fez um pequeno tour pelo local. Inicialmente eu pude ver o processo de moagem da cana, ela deve ser moída em até 36 horas depois de cortada. As moendas separam o caldo do bagaço. Aproveitei para colocar “a mão na massa” e moer algumas canas.

Entrada do alambique
Alambique e Cachaça Velho Ferreira - Bichinho-MG

Depois, conheci o setor de fermentação, onde o caldo é padronizado, pois cada cana apresenta um teor de açúcar. Em seguida, acompanhei o processo de destilação, onde o vinho de cana é destilado para elevar o teor alcoólico. Após, a cachaça passa pela filtração, para corrigir eventuais defeitos de qualidade e dar maior limpidez.

O último processo é o de envelhecimento, onde a cachaça é estocada em barris de madeira, ocorrendo reações químicas. Algumas são estocadas em tonéis de carvalho e algumas em tonéis de jequitibá. Após o tempo determinado para o envelhecimento, a cachaça já está pronta para ser engarrafada. Para finalizar o passeio, fiz a degustação da cachaça.

Alambique e Cachaça Velho Ferreira - Bichinho-MG
Alambique e Cachaça Velho Ferreira - Bichinho-MG
Alambique e Cachaça Velho Ferreira - Bichinho-MG
André Morato

Visita à loja (2019)

Nesta última visita ao local, me espantei com tamanha reformulação. O local que antes era bem simples, com chão de terra e muito mato, hoje possui chão com pedras, jardins bem cuidados, grande área gramada, fontes de água e uma loja novinha e totalmente revitalizada. O visual ao fundo agrega ainda mais beleza ao local, uma localização privilegiada.

A loja possui todas as cachaças produzidas pela fábrica, além de queijos, mel, licores e alguns souvenirs da marca. Na parte externa da loja há um banco e um enorme barril, locais muito requisitados pelos turistas para fotos, além de um deck com uma bonita vista para as montanhas no entorno do local e alguns bancos, daqueles que são um verdadeiro convite para deitar e relaxar por alguns minutos, curtindo o visual.

Alambique e Cachaça Velho Ferreira - Bichinho-MG
Alambique e Cachaça Velho Ferreira - Bichinho-MG
André Morato e Kalidia Silva
Alambique e Cachaça Velho Ferreira - Bichinho-MG

A loja oficial da Cachaça Velho Ferreira funciona de segunda à sábado, de 9h às 11h e de 13h às 17h, domingo de 10h às 13h. Para quem pretende comprar os produtos Velho Ferreira, vale a pena dar um pulinho lá, caso contrário cabe avaliar se vale a pena, já que o local fica após a Igreja de Nossa Senhora da Penha.

Alambique Velho Ferreira
Rua do Engenho, 31
Bichinho – Prados/MG
(32) 3353-7029

Viagem realizada em outubro de 2013

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

5 respostas

    1. Oi Ivo.
      O meu blog possui foco na parte turística do local.
      Tente entrar em contato com o pessoal através dos contatos no fim do post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados