logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Rio Grande do Sul » Gramado » Veja como foi o “Blogueiros em Gramado”, encontro de blogueiros na Serra Gaúcha

Veja como foi o “Blogueiros em Gramado”, encontro de blogueiros na Serra Gaúcha

Participei de mais uma press trip, uhuuulll, dessa vez em Gramado. O “Blogueiros em Gramado” aconteceu na bela cidade, localizada na Serra Gaúcha, um dos principais destinos de viagem do Brasil. Já fazia algum tempo que Gramado estava na minha wishlist e quando surgiu a oportunidade de me inscrever, não pensei duas vezes.

Em agosto, eu participei do Blogando no Vale Europeu, outro encontro de blogueiros em Blumenau, cheguei do evento no domingo dia 06/08 e recebi a notícia de que havia sido selecionado para Gramado na segunda, 07/08, pensa na minha felicidade.  🙂  🙂

O Blogueiros em Gramado aconteceu de 5 a 8 de outubro e foi organizado pela Prefeitura Municipal de Gramado, contou com o apoio de várias empresas e da Francine Agnoletto do blog Viagens que Sonhamos, ela foi a responsável pela “ponte” entre os blogs e a organização do evento.

Neste post, vou falar um pouco sobre cada atração visitada e em breve você confere os posts sobre cada passeio, com todas as dicas para você planejar a sua viagem à Gramado.

Programação do “Blogueiros em Gramado”

Quinta Feira 05/08

O Blogueiros em Gramado começou oficialmente na quinta feira à noite, na Churrascaria Garfo e Bombacha, uma tradicional churrascaria localizada em Canela, com comidas típicas gaúchas e apresentações musicais e culturais. Porém este blogueiro chegou à Gramado na madrugada de quinta para a sexta e não pôde participar desta abertura, regada à muito churrasco, aff, gosto nem de lembrar que perdi esta maravilha. Mas bola pra frente…

Churrascaria Garfo e Bombacha - Canela - RS
Churrascaria Garfo e Bombacha. Foto: Divulgação

O meu voo pela Azul partiria de Confins direto para Porto Alegre às 21h50, mas atrasou e saiu às 22h50. Após desembarcar na capital gaúcha, utilizei o transfer da Brocker Turismo, são cerca de 1h40 de Porto Alegre à Gramado, aproximadamente 100 quilômetros. As vans e ônibus da Brocker são novos e possuem ar condicionado. O transporte me deixou no Hotel Master Premium Gramado, onde estavam hospedados todos os blogueiros.

Quando cheguei para check-in às 3h da madrugada, não havia ninguém na recepção, chamei, fiz barulho, mas nada. Então tive a ideia de ligar para a recepção, e deixei o telefone tocando até aparecer alguém. Por fim apareceu o funcionário, que estava dormindo lá no fundo do hotel. Ao dar meu nome, ele não localizou a reserva e isso perdurou até as 3h25, eu estava exausto. Por fim, tive que ligar para a Fran e ela solucionou o problema.

O hotel possui quartos espaçosos, um ótimo café da manhã, piscina ao ar livre, fitness center com diversos equipamentos, estacionamento e uma grande área kids para as crianças. A localização também é muito boa, pertinho do centro.

Receptivo Brocker Turismo
Receptivo Brocker Turismo
Hotel Master Premium Gramado
Hotel Master Premium Gramado

Sexta Feira 06/08

A programação da sexta do Blogueiros em Gramado começou às 8h, saímos do hotel para uma caminhada até a Prefeitura Municipal, onde fomos recebidos pelo prefeito da cidade, João Alfredo Bertolucci, conhecido como Fedoca. Ele bateu um papo com os blogueiros e deu as boas vindas, achei bem legal ele nos receber, mostra respeito com o trabalho dos blogs.

Após o papo com o prefeito, seguimos até a Brocker Turismo, para embarcar no Bus Tour, um ônibus panorâmico, de dois andares, que percorre 35 atrativos turísticos de Gramado e Canela, uma espécie de ônibus coletivo turístico. Paga-se um valor e pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser, de acordo com a quantidade de dias que comprar. Dá pra se programar pelo encarte que pode ser resgatada na loja, dá pra conferir todos os horários de embarque em todas as atrações.

Blogueiros em Gramado - Encontro de blogueiros de viagem
Blogueiros com o prefeito de Gramado, Fedoca. Foto: Divulgação / Prefeitura Gramado
Bustour
Bus Tour

Seguimos com o Bus Tour até o Snowland, uma das principais atrações de Gramado. O Snowland é um parque de neve indoor, com diversas atrações para crianças e adultos, tem pista de patinação no gelo, montanha de neve, esquibunda, tubing, airboarding, aulas de esqui e neve de verdade. É uma ótima oportunidade para aqueles que nunca estiveram na neve. Para acessar as áreas mais frias, recebemos roupas especiais pois a temperatura por lá é de -5ºC. Que friiiiiioooooo!

Depois de curtir muito o Tubing na montanha de neve do Snowland, a fome apertou, seguimos para o Coelho Café Colonial, que fartura! Fomos recebidos pela Janaína Coelho e logo começaram a chegar os pratinhos com as delícias da casa. Bolos, doces, salgadinhos, pizzas, pães, carnes, frios, waffler e muitas tortas, tentei comer um pouco de cada mas é muita coisa.

Blogueiros em Gramado-RS
Snowland. Foto: Blog Mundo dos Viajantes
Coelho Café Colonial - Gramado-RS
Coelho Café Colonial

A parte da tarde foi bem produtiva. Começamos pela fábrica da Cerveja Rasen Bier, uma cerveja muito boa que é vendida em todos os cantos da cidade. A fábrica é pequena e o passeio é bem rápido, com boas explicações sobre os processos de produção da bebida. No fim degustamos alguns estilos da marca no bar oficial, que fica coladinho com a fábrica.

Seguimos para a fábrica de chocolates Lugano, assistimos a um vídeo e vimos através do vidro o interior da fábrica, o chocolate Lugano é uma delícia. Saindo da fábrica, fomos até o Mundo do Chocolate Lugano, onde há um tour por um museu, com diversas esculturas de chocolate. No fim do passeio foi oferecido degustação de chocolate e o medo de pesar na balança após a viagem já dominava.

Fábrica da Cerveja Artesanal Rasen Bier - Gramado-RS
Fábrica da Cerveja Rasen Bier
Blogueiros em Gramado - Encontro de blogueiros de viagem
Fábrica do Chocolate Lugano
Mundo do Chocolate Lugano - Gramado-RS
Mundo do Chocolate Lugano

Ao lado do Mundo do Chocolate está a entrada para o Ice Bar Boreal, um bar todo feito de gelo. Balcões, paredes, bancos, copos, esculturas, tudo é feito de gelo, que não derrete graças aos -15ºC do ambiente. Também recebemos roupas especiais para adentrar o Ice Bar.

Para fechar o dia, fomos jantar no Restaurante Toro. Instalado em uma charmosa casa, o Toro tem como especialidade as carnes feitas na brasa, tipicamente gaúchas. A casa oferece diversos hambúrgueres artesanais feitos a mão, além de batatas de diversos tipos e deliciosos drinks.

Blogueiros em Gramado - Encontro de blogueiros de viagem
Blogueiros no Ice Bar Boreal
Toro Burgers e Beefs
Restaurante Toro

Sábado 07/08

No sábado, a programação do Blogueiros em Gramado começou às 9h, ufa, enfim consegui descansar por uma noite, já que havia chegado as 3h30 na noite de quinta. Peguei um Uber (funciona muito bem na cidade) e fui até o Lago Negro já que o sol estava “de rachar”. Dei uma volta pelo lago, que possui passeio de pedalinho e uma linda área verde ao seu redor.

Novamente peguei um Uber para seguir para o Mini Mundo, o nome diz tudo, são construções em tamanho reduzido de diversos locais pelo Brasil e o mundo. O passeio foi guiado pela Bruxinha, uma das personagens do local, que mostrou todas as obras do parque, que surgiu após um pai e um avô criarem um mundo de fantasia para seus filhos. O parque é bem legal e ótimo para as crianças.

André Morato e Kalidia Silva - Blogueiros em Gramado
Lago Negro
André Morato e Kalidia Silva
Mini Mundo

No almoço, participamos do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, onde várias barracas vendiam pratos de diversos restaurantes da cidade, além de cervejas artesanais e vinhos. O festival acontece na Rua Coberta e seus arredores, com apresentações musicais e workshop’s de gastronomia.

Após provar alguns pratos do festival e algumas cervejas artesanais  😉  seguimos até a Estação Jardineira de Gramado para realizar o Tour Raízes Coloniais de Gramado, onde conhecemos a zona rural e diversos personagens, com histórias interessantes e divertidas, um passeio muito rico culturalmente.

Confesso que não esperava muita coisa deste passeio e me surpreendi. Passamos pela Casa Centenária, a Fábrica de Erva Mate Marcon, o Moinho Cavichion, o Museu Rural Fiorezze e, no final, participamos de uma degustação de produtos coloniais e frutas da estação, oferecidas pela Família Foss.

Rua Coberta
Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
Casa Centenária - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS
Tour Raízes Coloniais de Gramado

O tour terminou as 17h e como o jantar seria as 20h, aproveitei para dar uma volta no centro de Gramado, dessa vez com mais calma. Passei por algumas lojas de souvenirs, chocolates e claro, cervejas artesanais. Comprei chocolates para os amigos e algumas cervejas para mim. Na volta, passei pela Royal Trudel e provei o famoso Trudel de gramado, um pão doce com massa de sonho e textura de rabanada, recheado com doce de leite. Delícia!

Royal Trudel - Gramado-RS
Trudel

O jantar de sábado foi no estrelado Restaurante Colosseo, onde comemos muuuuuito bem. O ótimo restaurante possui como carro chefe a sequência de fondue’s, começando pelo fondue de queijo com legumes e torradas e terminando com fondue de chocolate com frutas. Um jantar para fechar o evento com chave de ouro.

Fondue de Carne - Restaurante Colosseo - Onde comer em Gramado-RR
Fondue de Carne

Domingo 08/10

Oficialmente o evento terminou no sábado, mas como meu transfer me pegaria no hotel as 12h50, aproveitei a manhã do domingo para passear por Canela. Na verdade não aproveitei muito pois a chuva não deixou.

Peguei um Uber e fui até a Catedral de Pedra, conheci o seu interior e logo fui para os Bondinhos Aéreos Parques da Serra. Comecei o passeio indo até a parte superior do parque, onde há uma trilha pela mata e um espaço onde são reproduzidos os sons dos animais, através de madeiras.

Depois embarquei novamente no bondinho para seguir até a parte baixa do parque, com vista panorâmica para a belíssima Cascata do Caracol, mas a neblina estava baixa e a vista estava obstruída, uma pena.

Catedral de Pedra - Canela-RS
Catedral de Pedra
Bondinhos Aéreos Parques da Serra - Canela-RS
Bondinhos Aéreos Parques da Serra

Como a chuva não dava trégua um minuto sequer, voltei ao hotel. Às 11h30, fui para o Restaurante Pastasciutta para almoçar e pasmem, o sol estava ardendo de quente, só pra me fazer raiva. No Pastasciutta, Kaká e eu comemos o Scalopini à Quatro Formaggio, estava divino, delicioso, de comer rezando. Gostei muito do restaurante, atendimento de primeira e comida gostosa.

Cantina Pastasciutta - Massas em Gramado-SR
Restaurante Pastasciutta

Depois retornei ao hotel para check-out e embarque no transfer da Brocker Turismo até o aeroporto de Porto Alegre.

Considerações finais

Gostaria de agradecer à todos os responsáveis pela organização do Blogueiros em Gramado, fui muito bem recebido nesta linda cidade. Estou encantado com tamanha beleza, a cidade inteira é linda, eu queria fotografar cada pedacinho da cidade. Trânsito altamente educado, ruas totalmente limpas, povo receptivo, nada a reclamar do atendimento das lojas, a cidade é mesmo diferenciada.

Foi um prazer conhecer outros blogueiros, me sinto bem à vontade quando estou com “gente como eu”, é sempre bom conhecer outras pessoas da rede RBBV. Quando vierem à Minas Gerais, me avisem, quem sabe topamos por aqui?

Blogueiros em Gramado - Encontro de blogueiros de viagem

Três dias foram pouco para Gramado e Canela, em breve quero voltar para conhecer melhor e com calma tudo o que a cidade tem a oferecer. Enquanto os outros posts não saem, você pode acompanhar algumas fotos e dicas produzidas durante o Blogueiros em Gramado pela hashtag #BlogueirosEmGramado

Blogs Participantes do Blogueiros em Gramado

A Press trip Blogueiros em Gramado contou com a presença de 10 blogs de turismo de diferentes estados brasileiros, confira o blog e a cidade de todos os participantes:

André Morato – Meu Destino (Divinópolis – MG)
Renata Campos – Revivendo Viagens (Belo Horizonte – MG)
Claudia Rodrigues – Felipe, o Pequeno Viajante (Jaguarão – RS)
Karla Larissa – Compartilhe Viagens (Natal -RN)
Fernanda Scafi – Tá indo para onde (Campinas – SP)
Cris Stilben – Cris pelo Mundo (Rio de Janeiro – RJ)
Ledinara Batista – Férias Now (Curitiba – PR)
Francine Agnoletto – Viagens que Sonhamos (Estrela – RS)
Talitiane Ferreira – Mundo dos Viajantes (Rio de Janeiro – RJ)
Thais Moura – Love and Travel (Rio Claro – SP)

A press trip foi organizada pela Prefeitura Municipal de Gramado e contou com o apoio da Fran do blog Viagens que Sonhamos, Gramado Canela Convention & Visitors Bureau, Brocker Turismo e o Master Premium Gramado.

Viagem realizada em outubro de 2017

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados