logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Ouro Preto » Pico do Itacolomi: percorrendo a trilha até o topo, Ouro Preto-MG

Pico do Itacolomi: percorrendo a trilha até o topo, Ouro Preto-MG

Bem próximo à Ouro Preto e a MG-262 está o Parque Estadual do Itacolomi, parque que tem como principal atrativo o Pico do Itacolomi, uma pedra de 1.700 metros de altura, acompanhada de outra menor, que pode ser vista do Centro de Ouro Preto. O local pertence ao Circuito Estrada Real.

Este blogueiro percorreu toda a trilha que leva do centro de visitantes até o topo do Pico do Itacolomi. Todos os detalhes desta aventura você confere agora. Já informo que a trilha é de dificuldade média e não recomendada sem a presença de um guia do parque.

Parque Estadual do Itacolomi

Criado em 1967 e com mais de 7500 hectares de belas paisagens, o Parque Estadual do Itacolomi tem vários outros atrativos e possui área de camping, para aqueles que desejam passar uma noite ou até um fim de semana no parque. O acesso ao parque é feito pela BR-356 entre Ouro Preto e Mariana, seguindo pela BR-356 até o entroncamento com a MG-262, há placas sinalizando a entrada. O parque funciona de 8h às 17h de terça à domingo.

O primeiro passo após adentrar o parque é seguir até o Centro de Visitantes, onde você encontrará várias informações sobre o Parque Estadual do Itacolomi, espalhadas pelos vários painéis que o lugar possui. De lá saem os guias que acompanharão os turistas/aventureiros no trajeto desejado.

Entrada do parque
Entrada do parque

Bem próximo do Centro de Visitantes e no caminho para a subida no Pico está a Casa Bandeirista, um monumento histórico construído entre 1706 e 1708 e considerado o primeiro prédio público de Minas Gerais, já que servia para cobrança de impostos. Algumas partes internas da casa foram preservadas com a engenharia original, podendo ser conferida pelos visitantes.

Casa Bandeirista
Casa Bandeirista
Centro de Visitantes e casa Bandeirista

Subindo até o Pico do Itacolomi

Para subir até o Pico do Itacolomi, o mais recomendado é entrar em contato com a assessoria do parque com antecedência, para saber as condições e sobre guias para acompanhar no trajeto. Algumas pessoas optam por subir o Pico sem o acompanhamento de um guia, o que eu não recomendo. São 7 quilômetros pra subir + 7 quilômetros para voltar pelo mesmo trajeto (a partir do Centro de Visitantes), com trilhas pouco sinalizadas. Quem me acompanhou foi o Cris, um dos guias do parque.

Ao passar pela guarita do parque, você percorrerá 5 quilômetros até chegar ao Centro de Visitantes. Se você estiver de carro ótimo, a estrada é boa e qualquer carro pode ir até lá. Mas se você não estiver de carro, uma opção é chegar antes de 8h e tentar pegar uma carona com os guias, caso contrário terá que percorrer estes 5 quilômetros a pé.

Ao lado da Casa Bandeirista há um local com banheiro e bebedouro, aproveite para encher a sua garrafinha de água, pois serão 14 quilômetros de caminhada (ida + volta) e alguns trechos são bem íngremes. Não se esqueça também de passar protetor solar, boa parte da trilha é exposta ao sol.

Pico do Itacolomi - Parque Estadual do Itacolomi - Ouro Preto-MG
Pico do Itacolomi - Parque Estadual do Itacolomi - Ouro Preto-MG

Logo no começo da trilha após a Casa Bandeirista está a Lagoa da Capela, que é boa para banho (desde que tenha o salva vidas no parque) e recebe este nome por ficar bem próxima à Capela de São José. Muitas pessoas utilizam a Lagoa para banho, após retornarem do Pico do Itacolomi.

Trilha
Início da trilha
Lagoa da Capela - Parque Estadual do Itacolomi - Ouro Preto-MG
Lagoa da Capela

Ao longo da trilha, você verá algumas placas indicando a distância percorrida, do Centro de Visitantes até o Pico do Itacolomi. No caminho, trechos de mata atlântica e campos rupestres são encontrados, além de mirantes naturais. Aproveite para curtir o bonito visual e registrar belas fotos!

Após percorrer os 7 quilômetros, você estará ao lado da enorme pedra, no topo do Pico do Itacolomi. Bem ao lado dela há um mirante natural, que dá uma baita vista para o parque e é um dos locais mais interessantes para fotos.

Placas marcando o trajeto
Pico do Itacolomi - Parque Estadual do Itacolomi - Ouro Preto-MG
Pico do Itacolomi - Parque Estadual do Itacolomi - Ouro Preto-MG
Pico do Itacolomi
Pico do Itacolomi - Parque Estadual do Itacolomi - Ouro Preto-MG
Pico do Itacolomi - Parque Estadual do Itacolomi - Ouro Preto-MG
Pico do Itacolomi - Parque Estadual do Itacolomi - Ouro Preto-MG

O passeio não termina ao chegar ao lado do Pico do Itacolomi. O guia Cris falou que caminhando por mais uns 200 metros eu poderia chegar no Mirante 360, um mirante que faz jus ao nome e possibilita uma visão 360º do Parque do Itacolomi e de toda a região ao redor. Pelo que pesquisei, nem todos os guias levam a esse mirante, fato que lamento pois foi a melhor vista de todos os lugares que passei. Não sei qual o motivo de alguns guias não irem até este mirante, mas não pegue o caminho de volta sem subir até lá, vale muito a pena!

André Morato curtindo a vista
Mirante 360
Pico do Itacolomi - Parque Estadual do Itacolomi - Ouro Preto-MG
Mirante 360

Outra atração do Parque do Itacolomi é o Museu do Chá que fica na Sede Administrativa do Parque. O local era a Fazenda São José do Manso e funcionava como uma fábrica de chá da Índia, Camelia Sinensis, que mais tarde recebeu o nome de Edelweiss, em homenagem a esposa do proprietário. Grande parte do maquinário alemão utilizado na época pode ser conhecido pelos visitantes, além de vídeos sobre a história, cultivo e produção do chá na época.

Dicas importantes

Leve protetor solar e uma garrafa de água e não se esqueça de enchê-la na Casa Bandeirista. Se for possível, leve algo para comer e não se desidratar, o ideal são frutas, sanduíches ou barras de cereais, que são leves e saudáveis. Use calçados confortáveis para percorrer a trilha, o caminho é longo e necessita de um bom calçado. Não jogue lixo no parque. Você pode agendar a sua visita ao parque pelo telefone (31) 3551-6193 ou pelo e-mail [email protected]

André Morato

Viagem realizada em outubro de 2013

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

15 respostas

  1. André…que lugar exuberante!!! Com certeza valeu todo o seu esforço, viajar é tudo de bom né???
    Parabéns pela reportagem!!!

  2. Fiz essa trilha em 1977,levei meu filho William que tinha apenas 4 anos,fomos um grupo maravilhoso ,que por incrível que pareca éramos 19 pessoas,e eu e meu filho éramos os únicos brasileiros.Acampamos lá,e pernoitamos,foi o único lugar que vi vagalumes com luzes amarelas.Sensacional!!!

  3. Ai que saudade!
    Entre os anos de 78 a 82 eu e meus amigos amavas ficar durante dias acampados no sopé da Pedreira ou em uma gruta nas proximidades.
    Passávamos os dias explorando cada pedacinho daquele lugar mágico.
    Íamos com certa frequência até o topo da pedra grande depois de passarmos sobre um abismo por um par de trilhos.
    Era muita adrenalina já que não usávamos nenhum equipamento de segurança.
    Quantas pessoas incríveis conheci nessas idas e vindas.
    Só ótimas lembranças.

    1. Oi Mateus.
      A trilha é de 7 quilômetros até o Pico do Itacolomi, não vale a pena.
      Dá pra ir ao parque, de carro, até o centro de visitantes, onde há algumas atrações, estas sim podem ser aproveitadas com as crianças.

  4. Olá André, obrigada pela dica. Eu gostaria de saber se voce fez a trilha sozinho, vc e o guia. Fiquei com essa dúvida, irei sozinha para ouro preto e fiquei na duvida se eles fecham grupo para fazer a trilha e tals. Obrigada

    1. Oi Kezia.
      Na oportunidade eu fui sozinho e o guia me acompanhou.
      Eles costumam formar grupos para realizar a trilha guiada, entre em contato com o pessoal do parque para maiores informações.
      Um abraço!

    1. Oi Poliana, tudo bem?
      Cheguei ao parque por volta de 8h e retornei à base às 12h.
      Tudo depende do seu ritmo e do tempo que pretende ficar no Pico, mas em média 4 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados