logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Goiás » Trindade » Saiba tudo sobre o Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade-GO

Saiba tudo sobre o Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade-GO

O Santuário do Divino Pai Eterno é um templo católico localizado em Trindade, cerca de 19 quilômetros de Goiânia. Recebi um convite da AFG Comunicação e da AFIPE (Associação Filhos do Pai Eterno) para participar da Festa do Divino Pai Eterno neste ano de 2018, a segunda maior festa religiosa do Brasil. De imediato aceitei o convite e me planejei para participar desta grande festa, uma tradição de mais de 170 anos.

Participei dos primeiros dias de festa e a cidade estava bem cheia e movimentada, mas me disseram que a cidade fica realmente cheia nos 5 últimos dias de festa, com encerramento no primeiro domingo de julho. Me hospedei no Liguori Hotel, localizado na entrada da cidade com nota 9,3 no Booking, uma ótima opção. Em breve você confere um review sobre o hotel aqui no blog.

Santuário do Divino Pai Eterno

O Santuário do Divino Pai Eterno é um lugar de fé e devoção, é a única Basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Ela recebe o título de Basílica Menor em reconhecimento a sua importância dentro do contexto religioso e espiritual do lugar em que se encontra. O papa concede este título às igrejas consideradas importantes por diversos motivos, entre eles destaco a veneração dos cristãos, a importância e a beleza artística da arquitetura e decoração.

História

Para marcar o centenário da Romaria de Trindade, a Pedra Fundamental do atual Santuário do Divino Pai Eterno foi lançada em 1943, mas a construção não havia saído dos alicerces até o ano de 1955. Com a criação da Arquidiocese de Goiânia em 1957, um projeto para a construção foi apresentado, sendo que, 17 anos mais tarde (1974), já era possível realizar Novenas e a Festa do Divino Pai Eterno no local.

O Santuário foi totalmente reformado em 1994 e recebeu o título de Basílica Menor ao Santuário em 2006, pelo então Papa Bento XVI. O Santuário recebe atualmente cerca de 4 milhões de devotos todos os anos, número que cresce a cada ano graças ao trabalho implementado nos meios de comunicação pelo Padre Robson de Oliveira, com repercussão nacional e internacional.

A próxima missão é concluir a obra do Novo Santuário do Divino Pai Eterno, que possui previsão inicial de conclusão para meados de 2023. Uma das curiosidades da construção deste novo santuário é o sino, que será o maior sino de badalo do mundo, pesará 50 toneladas e já está sendo construído na Polônia.

Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO
Celebração

Como chegar

O Santuário do Divino Pai Eterno está localizado em Trindade, cidade ligada à capital Goiânia pela Rodovia GO-060 (Rodovia dos Romeiros). Tradicionalmente a cidade recebe diversas excursões de devotos, que chegam de diversas regiões do Brasil. Para quem prefere ir de avião, Trindade não possui aeroporto, o mais próximo é o da capital, Goiânia. Há ônibus que levam da capital até Trindade (cerca de R$11/trecho), Uber (R$54/trecho) ou dá pra alugar um carro e sair do aeroporto com ele.

Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO

Romaria

Desde a descoberta do medalhão, em 1840, devotos do Divino Pai Eterno saem de vários lugares com destino ao santuário, em Trindade. A Romaria do Divino Pai Eterno é a maior festa dedicada à Santíssima Trindade do mundo e a segunda maior festa religiosa do Brasil.

Durante os dez dias de festa, são celebradas cerca de 100 missas, além de novenas, encontro de jovens, procissões, vigílias, alvoradas e confissões, onde cerca de 2,5 milhões de devotos chegam à Trindade de diversas maneiras, para pagar as suas promessas. A Romaria dos Carreiros é uma das tradições da festa, são tantos carros de boi que o desfile que acontece no Carreiródromo recebe o título de maior desfile de carros de boi do mundo.

Mas o que mais marcou a minha participação na Romaria foi ver a peregrinação dos devotos pela Rodovia dos Romeiros, são milhares de pessoas que caminham de Goiânia à Trindade por cerca de 19 quilômetros, como forma de pagar promessas, pedir graças e agradecer as bençãos alcançadas.

Carreiros em Trindade-GO
Carreiros
Rodovia dos Romeiros - Trindade-GO
Rodovia dos Romeiros
Rodovia dos Romeiros - Trindade-GO
Rodovia dos Romeiros

O que fazer no Santuário do Divino Pai Eterno

O mapa abaixo mostra a localização exata de cada uma das atrações do Santuário, para que você possa planejar e curtir cada local, tendo em vista a diversidade de atividades para os devotos e romeiros.

Participar das Celebrações

As celebrações no Santuário Basílica acontecem de segunda à sexta feira, às 7h e às 19h30, sábados às 7h, 10h, 15h e 17h30 e domingos às 5h45, 8h, 10h, 12h, 15h e 17h30. Durante a Festa do Divino Pai Eterno, este horários são alterados, com diversas celebrações também durante a semana. A capacidade do santuário é de 5000 pessoas.

Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO
Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO
Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO

Visitar a Sala dos Milagres

Esta sala abriga diversos testemunhos de bençãos atribuídas ao Pai Eterno como fotos, próteses, quadros, roupas, terços e diversos equipamentos. Todas as peças são entregues pelos devotos, como forma de agradecimento pelas graças alcançadas. Há um setor específico para o recebimento de todos os itens, tudo muito bem organizado, com renovação dos itens de tempos em tempos.

A Sala dos Milagres ainda recebe uma interessante exposição de quadros, que representam algumas das bençãos do Divino Pai Eterno. Ao caminhar por esta sala, encontrei alguns pertences do cantor Leandro, da dupla com Leonardo, falecido há 20 anos.

Sala dos Milagres - Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO
Sala dos Milagres - Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO

Visitar a Capela do Santíssimo

Localizada na parte de dentro do Santuário próximo ao altar, a Capela do Santíssimo é aconchegante, uma oportunidade para que os devotos possam fazer as suas orações e adorar a Jesus vivo na Eucaristia.

Capela do Santíssimo - Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO

Visitar a Imagem do Divino Pai Eterno

Um dos pontos principais da visita ao Santuário do Divino Pai Eterno é a visita à Imagem do Pai Eterno, localizada na parte interna do Santuário. O local pode ser acessado por uma rampa, onde os devotos chegam bem perto da Imagem, fazem uma oração e se benzem através da Fita do Beijamento. Ali, cada um tem uma diferente reação, alguns se emocionam, choram, outros se ajoelham diante da imagem ou chegam até lá de joelhos.

Visita à Imagem - Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO
Visita à Imagem - Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO

Fazer um pedido e amarrar uma fitinha na Gruta da Intercessão

Uma das maneiras que os devotos encontraram de pedir ou agradecer um benção é amarrar fitinhas coloridas na Gruta da Intercessão. Nos últimos dias da Romaria, o local fica totalmente tomado pelas fitinhas. Localizado na Praça do Santuário, a gruta possui um velário.

Gruta da Intercessão - Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO
Gruta da Intercessão - Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO

Tirar fotos e adentrar a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Localizada nas laterais do Santuário do Divino Pai Eterno, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes possui uma bonita fonte de água, uma imagem da Virgem e um velário. O local é calmo e silencioso e os devotos aproveitam para orar e deixar seus pedidos e agradecimentos. O local é um dos mais disputados para fotos.

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes - Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes - Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO

Ir até a Sala de Confissões para se confessar

O momento da confissão é o segundo ato de uma romaria completa. Para atender ao grande número de devotos, o santuário organiza uma escala de padres nos 17 confessionários disponíveis na Sala de Confissões, localizada no subsolo do Santuário, ao lado da rampa principal.

Sala de Confissões - ntuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO
Sala de Confissões

Conhecer a Capela Batismal

A Capela Batismal é um espaço aconchegante onde são realizados os batizados, localizada ao lado da Sala de Confissões.

Capela Batismal - Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO

Acompanhar o pôr do sol da rampa de acesso ao Santuário

A parte frontal do Santuário do Divino Pai Eterno possui rampas, que podem ser utilizadas pelos devotos para acessar a igreja, a pé ou de carro, porém não é permitido estacionar nela, devendo ser utilizada apenas para embarque e desembarque. Por volta de 17h30 o pôr do sol visto destas rampas é espetacular e merece ser apreciado.

Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade-GO
Por do sol em Trindade-GO

Conhecer o Padre Robson de Oliveira

Padre Robson de Oliveira é membro da Congregação do Santíssimo Redentor, foi reitor do Santuário do Divino Pai Eterno por 11 anos e é presidente fundador da AFIPE (Associação Filhos do Pai Eterno), desde 2004. O padre é o responsável pelas novenas e pela celebração das missas transmitidas do Santuário, exibidas em rede nacional pelo canal Rede Vida. Ele conquistou o carinho de pessoas por todos os cantos do país e arrasta multidões por onde passa.

Tive a honra de participar de um café da manhã com ele, que com um ótimo astral e muito bom humor contou detalhes da construção do Novo Santuário do Divino Pai Eterno, que visa entregar mais conforto e acolher melhor os devotos do Pai Eterno. Ao visitar Trindade, você poderá participar de uma das missas presididas por ele.

André Morato com o Padre Róbson de Oliveira
André Morato com o Padre Róbson de Oliveira

Ver uma prévia do Novo Santuário do Divino Pai Eterno no Espaço do Romeiro

Conforme citei, um novo santuário está sendo construído, com dimensões expressivas e diversos atrativos. Uma prévia de como ficará o novo santuário pode ser observada de perto, em uma maquete no Espaço do Romeiro, localizado em uma das laterais do santuário.

Maquete da obra

Viagem realizada em junho de 2018

Logo AFG Comunicação

A viagem à Trindade foi realizada à convite da AFG Comunicação e da AFIPE, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Fiz a parceria, mas a minha opinião é livre quanto aos serviços prestados. Agradeço à AFG e à AFIPE pelo convite e ótimo acolhimento.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados