logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Leandro Ferreira » Leandro Ferreira-MG, uma cidade religiosa

Leandro Ferreira-MG, uma cidade religiosa

Leandro Ferreira é uma pequena cidade do Centro Oeste de Minas Gerais, com população em torno de 3200 habitantes. A cidade recebe o título de cidade religiosa pois recebe vários devotos de Padre Libério, que vão até a Igreja Matriz de São Sebastião participar da missa nos finais de semana.

Leandro Ferreira

Antigo distrito criado em 1891, Leandro Ferreira foi elevado à categoria de cidade apenas em 1962 e recebe este nome em homenagem ao mais antigo morador do local, Leandro Ferreira da Silva. A melhor forma de se chegar até a cidade é pela BR-262 próximo à cidade de Nova Serrana, onde há uma entrada sinalizada que leva até Leandro Ferreira.

Quem é Padre Libério?

Padre Libério foi um milagroso padre que nasceu em Lagoa Santa em 1884, viveu em várias cidades da região centro oeste e morreu em Divinópolis, em 1980. Libério era de uma família muito humilde e trabalhava ajudando os pais. Com vinte e dois anos de idade, ingressou no seminário e foi ordenado em 1916.

Os moradores da região atribuem alguns milagres a Padre Libério e o consideram santo da região centro oeste de Minas Gerais. Um processo de beatificação do padre está em andamento no Vaticano.

Padre Libério
Padre Libério

Como é a visita à cidade

A cidade é pequena e possui moradores muito acolhedores. Vários turistas e romeiros visitam a cidade aos domingos para participar da Missa dos Romeiros, que acontece na Igreja Matriz às 10h. A novidade é que agora a Missa dos Romeiros também acontece aos sábados, às 16h. Se pretende ir no domingo chegue cedo, a igreja costuma lotar.

As principais atrações turísticas de Leandro Ferreira são a Igreja e o Museu. A belíssima Igreja Matriz de São Sebastião foi reformada recentemente e recebeu nova pintura. Padre Libério foi um dos responsáveis pela construção desta igreja, graças à contribuições recolhidas por ele. Após a missa, os visitantes podem passear pelas feirinhas que ficam ao lado da igreja para comprar lembranças e imagens de Padre Libério ou até mesmo lanchar. Em frente à igreja, há uma praça muito bonita e agradável, para passar a tarde e descansar.

Paróquia de São Sebastião - Leandro Ferreira-MG
Igreja Matriz de São Sebastião
André Morato
Paróquia de São Sebastião - Leandro Ferreira-MG
Interior da Igreja Matriz de São Sebastião
Leandro Ferreira-MG
Museu Padre Libério

A capela localizada atrás da Igreja Matriz abrigava o túmulo com os restos mortais de Padre Libério. Porém em 2016, como parte do processo de Beatificação e Canonização, os restos mortais do Padre Libério foram exumados, devidamente preparados e colocados na Matriz de São Sebastião por uma equipe do Vaticano. Desde então, a capelinha com o antigo túmulo encontra-se fechada, por ser o túmulo vazio agora apenas um local histórico.

Leandro Ferreira-MG
Capela onde ficava os restos mortais de Padre Libério

Museu Padre Libério

Em frente a capela do túmulo está o Museu Padre Libério, onde é possível ver vários objetos utilizados pelo padre, destaco os paramentos sagrados, bíblia e cadeiras. Também no Museu, há uma sala conhecida como “Sala dos Milagres”, onde estão expostos vários pedidos e agradecimentos dos devotos de Padre Libério.

Museu Padre LIbério
Museu Padre Libério
Museu Padre Libério - Leandro Ferreira-MG
Sala dos Milagres
Museu dos Milagres - Leandro Ferreira-MG
Sala dos Milagres

Onde comer em Leandro Ferreira

Após a missa, ao lado da igreja há uma opção para o almoço, preparado pela própria igreja. Em minha primeira visita à cidade não havia esta opção e então almocei no Restaurante Recanto Feliz, localizado nos arredores da Praça. Nesta segunda visita, optei por almoçar no mesmo lugar, o Recanto Feliz serve comida caseira típica mineira, no fogão de lenha.

Paróquia de São Sebastião - Leandro Ferreira-MG
Igreja Matriz em Leandro Ferreira-MG

Na primeira vez que fui estava tudo uma delícia, gostei bastante. Nesta segunda ida, apenas a carne de boi não me agradou, estava ressecada, parecia requentada. Mas tinha frango assado e estava muito bom, além do arroz, feijão, tropeiro, macarrão, maionese e farofa, tudo muito gostoso.

A cidade é pequena, simpática, e muito religiosa, vale a pena visitar. Há um restaurante próximo à Igreja Matriz para aqueles que quiserem almoçar por lá. O município também é considerado pelo IPHAN como Sítio Arqueológico, devido ao encontro de vários objetos indígenas. Como atrações complementares, a cidade possui algumas pequenas cachoeiras e cascatas.

No mês de outubro, a cidade recebe a famosa Festa de Reinado, onde há apresentações de danças de grupos folclóricos como o Congado e o Catupé.

Paróquia de São Sebastião - Leandro Ferreira-MG

Viagem realizada em março de 2014

Nos arredores de Leandro Ferreira:

📝 DIVINÓPOLIS
📝 BOM DESPACHO

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

10 respostas

  1. Viajei agora, me lembro quando eu tinha uns 12, 13 anos eu participava do coral da igreja que eu frequentava em BH ( e ainda frequento, mas não com a mesma assiduidade rs), o padre da nossa paróquia participava do congado e todo ano ele levava a gente para cantar na missa do Rosário em Leandro Ferreira, a cidade ficava lotada, e eu com mais uma prima tínhamos a honra de cantar no microfone durante a missa conga, vendo as fotos da parte interna da igreja eu me vejo há tantos anos atrás dentro dela, cantando…eu amava quando chegava esta época, devo ter ido umas três vezes. Durante o dia a gente passeava pela cidadezinha encantada com tanta gente e barraquinha, vale dizer que a gente não tinha oportunidade de viajar e quando o padre levava a gente, era uma alegria, ele alugava um ônibus e levava várias pessoas daqui da paróquia. Um dia ainda quero voltar nesta igreja. Ah achei seu site por acaso, procurando sites que falam das cidades do interior de Minas. Abraço!

  2. Oi André! Gostei muito do seu site. É bem objetivo. Entrei pra procurar o telefone e já encontrei o que procurava: o horário da missa. Minha mãe era devota de Padre Liberio e fui várias vezes leva-la. Ela faleceu à 5 anos e quero voltar lá pra assistir à missa. Parabéns,sua maneira de descrever a cidade me agradou bastante. Abraço

    1. Oi Rita!
      Eu também sou devoto de Padre Libério e sempre estou indo lá assistir a bela cerimônia.
      Obrigado pela visita e pelos elogios!
      Volte sempre.

  3. André Morato
    Bom dia.
    Estou saindo de BH com dias devotas de padre liberio. Vc sabe se hoje consigo visitar o túmulo e conseguir uma relíquia?
    Obrigada
    Cristina Magalhães
    Jornalista

    1. Oi Izabel.
      A única opção de hospedagem que encontrei em Leandro Ferreira foi uma Pousada chamada Doca’s, porém não conheço o local.
      Nas cidades próximas, tem o Hotel JB em Bom Despacho ou o Hotel Liber em Nova Serrana que são boas opções.
      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados