logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Bahia » Praia do Forte » Visita ao Projeto TAMAR Praia do Forte – BA

Visita ao Projeto TAMAR Praia do Forte – BA

A Praia do Forte é um ótimo destino turístico no estado da Bahia e lá há uma sede do Projeto TAMAR, um projeto de pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. A visita ao Projeto TAMAR Praia do Forte é um passeio imperdível para quem visita à Praia do Forte, principalmente se estiver com crianças.

Projeto TAMAR Praia do Forte

O Projeto possui 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros (Bahia, Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte (Atol das Rocas), Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina).

O Projeto TAMAR (cujo nome vem da combinação das iniciais TArtaruga MARrinha) foi criado em 1980, pelo antigo IBDF, que mais tarde se transformou em IBAMA. O projeto é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países. Vale ressaltar que o projeto não tem fins lucrativos. Aqui tem um post que mostra como chegar à Praia do Forte.

Projeto TAMAR - Praia do Forte-BA
Projeto TAMAR - Praia do Forte-BA
Projeto TAMAR - Praia do Forte-BA

A base do Projeto TAMAR Praia do Forte é uma das três primeiras bases instaladas no país, em 1982. Sede nacional do Projeto, é um dos principais destinos turísticos do Estado. Fica a 70Km de Salvador, no município de Mata de São João. Já visitei o Projeto TAMAR de Aracaju, outro passeio que também vale muito a pena.

Na temporada de desova, entre setembro e março, a base monitora 30 quilômetros de praias, protegendo anualmente mais de 1.600 desovas e 100 mil filhotes.

Placas

Dentro do Projeto TAMAR Praia do Forte existem diversas atividades (ótimas principalmente para crianças) como o cine TAMAR, oficinas e teatros, além de poderem ver tartarugas imensas e outras espécies de peixes, como arraias e tubarões. É possível fazer carinho em alguns animais, como o tubarão lixa (durante a sua alimentação) e também algumas arraias.

Há alguns tanques que tem uma visão de lado, através de um vidro. Parece que você está dentro dos tanques onde estão as tartarugas. Na saída tem uma lojinha que vende produtos do Projeto TAMAR e arrecada recursos que são aplicados no Projeto.

Tartaruga Marinha
Projeto TAMAR - Praia do Forte-BA
Projeto TAMAR - Praia do Forte-BA
Projeto TAMAR - Praia do Forte-BA

Bar do Souza

Dentro da área do Projeto TAMAR Praia do Forte tem o Bar do Souza, famoso bar da Praia do Forte. Este bar é famoso por vender um bolinho de peixe que é delicioso. Crocante e sequinho por fora, ele surpreende com seu recheio molhadinho e bem temperado. Durante a alta temporada o Bar do Souza chega a vender 4 mil bolinhos por dia. Pode-se dizer que o bolinho de peixe do Bar do Souza é tão famoso quanto o Projeto TAMAR.  😉

Bolinho de Peixe do Bar do Souza - Praia do Forte-BA
Bolinho de Peixe do Bar do Souza - Praia do Forte-BA

Informações

O Projeto TAMAR Praia do Forte funciona diariamente das 8h30 às 17h30, a entrada custa R$24,00 para adultos. Se você for estudante, basta apresentar a sua carteirinha e pagar meia entrada. Crianças até 5 anos não pagam entrada.

Projeto TAMAR - Praia do Forte-BA

Viagem realizada em outubro de 2012

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

  1. Estive aí, coincidentemente no mesmo dia…
    Vale a pena conhecer, são animais relativamente grandes, porém aos nossos olhos indefesos. Muito bacana este Projeto.

  2. André, ótimo texto! Claro e objetivo. Conheci o projeto TAMAR e sempre que estou em algum lugar que eles estão presentes, faço questão de fazer uma visita.
    Grande abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados