logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Sergipe » Aracaju » Projeto Pôr do Sol de Aracaju-SE, um lindo cenário, um ótimo passeio!

Projeto Pôr do Sol de Aracaju-SE, um lindo cenário, um ótimo passeio!

O recém criado Projeto Pôr do Sol de Aracaju já se tornou um dos principais atrativos para turistas e moradores da capital de Sergipe. Idealizado pela SEMICT – Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo – o projeto existe há dois anos e acontece todos os sábados na chamada Orla Pôr do Sol, atraindo vários turistas que se encantam pela beleza e pelas atrações do local.

Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol
Orla Pôr do Sol, onde acontece o Projeto Pôr do Sol de Aracaju
Orla Por do Sol
Orla Por do Sol
Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol
Orla Pôr do Sol

Para os leitores que já estiveram em João Pessoa, o Projeto Pôr do Sol de Aracaju na Praia do Mosqueiro lembra o já consolidado Bolero de Ravel na Praia do Jacaré.

A Orla Pôr do Sol, onde acontece o projeto, fica na Praia do Mosqueiro, litoral sul da cidade. A partir da Orla de Atalaia, siga pela Av. Santos Dumont (beira mar) por toda a vida até chegar em um trevo que dá acesso à Orla Pôr do Sol, há placas por lá.

Atrações do Projeto Pôr do Sol de Aracaju

Todos os sábados, a partir das 15h, o projeto se inicia com a abertura das feiras. É montada uma estrutura na Orla Por do Sol com várias barracas que vendem artesanato e comidas típicas, tudo feito pela comunidade local. Eles receberam cursos de qualificação e estão faturando com o projeto, agregando oportunidade de trabalho e renda com o desenvolvimento do turismo local e da comunidade.

Através do projeto, muitas famílias puderam crescer profissionalmente e hoje são donas do próprio negócio. É notável a felicidade dos moradores em receber os turistas, ver a Orla Por do Sol lotada e ainda garantir o sustento da família com as vendas.

Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol
Barracas que vendem artesanato e comidas típicas, tudo feito pelos moradores locais

Entre 15h e 17h diferentes atrações se apresentam em um palco montado sobre o calçadão. No sábado em que estive presente, houve uma apresentação de um saxofonista por cerca de 1h.

Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol

A partir das 17h, há uma atração fixa, a principal do Projeto Pôr do Sol de Aracaju. O simpático Valtinho do Acordeon rouba a cena, tocando sanfona e cantando músicas clássicas como “Ave Maria”, em um pequeno barco sobre as águas do Rio Vaza Barris. O público acompanha a apresentação do calçadão da orla e aprecia o lindo pôr do sol ao fundo, um cenário deslumbrante. A apresentação segue até o sol se pôr por completo. Confira em nosso canal do Youtube o vídeo da apresentação de Valtinho no Orla Pôr do Sol.

Valtinho do Acordeon - Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol
Valtinho do Acordeon
Rio Vaza Barris - Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol
Rio Vaza Barris
Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol
Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol
Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol

Os visitantes ainda curtem uma apresentação de danças típicas da comunidade. Eu pude acompanhar a apresentação do grupo Samba de Coco com os moradores se divertindo na folclórica dança “Coco de Roda”, dança típica da região nordeste, muito interessante.

Coco de Roda
Moradores se divertindo na folclórica dança “Coco de Roda”
Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol
Grupo Samba de Coco se apresentando no Projeto Orla Pôr do Sol

Entre uma apresentação e outra, aproveite para experimentar as delícias da culinária sergipana, como o pastel de aratu e de camarão, tapioca, doce de coco e amendoim, castanha, queijada, ahhh, só de falar já me dá vontade! As feirinhas de artesanato possuem presentas e lembranças (bem bacanas) de Aracaju como porta retratos, chinelos, chapéus e pinturas, vale a pena conferir.

Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol
Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol
Comidas típicas, preparada pelos moradores locais
Artesanato local
Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol
Artesanato local

Se você gosta de praticar stand up paddle, a Orla Por do Sol é um ótimo lugar para a prática do esporte. É possível alugar o equipamento com o pessoal do SUP Amigos, procure o Otávio. Além da locação, o Otávio realiza um trabalho social com as crianças da comunidade, retirando lixo dos rios e ao mesmo tempo ensinando o esporte a elas. Praticar SUP em um lindo cenário com o pôr do sol ao fundo e ainda ajudar um projeto social, precisa de mais algum motivo para ir conhecer o SUP Amigos?

SUP Amigos - Aracaju-SE
Stand up paddle na Orla Pôr do Sol

Dica: Reserve um sábado de seu roteiro para curtir o Projeto Pôr do Sol de Aracaju. Se o roteiro estiver apertado, chegue à partir das 17h. Lembre-se que o sol se põe mais cedo no Nordeste.

Quero agradecer aos moradores locais por nos acolher com várias comidas típicas, preparadas por eles. (Adeus dieta!). E parabéns à SEMICT pelo excelente trabalho realizado junto aos moradores locais, dando oportunidade de crescimento profissional e promovendo o turismo local.

Viagem realizada em abril de 2016

1ª Presstrip “Blogueiros em Aracaju” – 14 a 18/04/2016
Realização:
Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Blogs participantes: Meu Destino (André Morato), Vagando Por Aí (Luis Felipe Magalhães), Vida de Turista (Thiago Busarello) e Mil e Uma Viagens (Dalila Barakat e Flávia Brunacci).

#BlogueirosEmAracaju #VemPraAracaju

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

5 respostas

  1. Estamos em Aracaju eu e meu esposo, vi seu blog muitooo bom obrigada. Estamos na esquina dos Arcos de Atalaia no Hotel Araras, muito bom também.

  2. Pingback: Aracaju - SE - Venha Esquecer dos Problemas nas Melhores Praias do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados